Buscar

AV GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANDRE DE JESUS MENEZES
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,3    Nota de Partic.: X   Av. Parcial X  Data:  XX/06/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201411267279)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Você já imaginou como um gestor público pode administrar uma cidade sem a participação dos cidadãos e da própria sociedade local? Afinal, sem o princípio democrático da participação local, realmente, não se pode administrar qualquer proposta ligada a coisa pública. Desta forma e considerando o que estudamos nas aulas conceitue Estado Federativo:
		
	
Resposta: É o estado onde vários Estados-Membros se unem para a formação de um Estado Soberano (Federal), cada um conservando sua autonomia.
	
Gabarito: os entes regionais ¿ Estados e Municípios-, por delegação de uma Constituição Nacional, detêm autonomias que lhes são próprias, não podendo suas competências administrativas, legislativas e políticas serem retiradas por um ato arbitrário e unilateral do poder central, como no Estado Unitário.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): os entes regionais ¿ Estados e Municípios-, por delegação de uma Constituição Nacional, detêm autonomias que lhes são próprias, não podendo suas competências administrativas, legislativas e políticas serem retiradas por um ato arbitrário e unilateral do poder central, como no Estado Unitário.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201411267917)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	O Brasil adota a forma federativa de Estado, sendo esta em contraposição a outra forma de Estado, a Unitária. No Brasil algumas características comuns são aplicadas a toda Federação: descentralização política; Constituição rígida como base jurídica; inexistência do direito de secessão (separação ou retirada de um Estado); soberania do Estado Federal; auto-organização dos Estados-Membros; Órgão representativo dos Estados-Membros e existência de um guardião da Constituição (no caso, STF). Neste contexto pergunta-se: em que consiste a atuação do STF como guardião da Constituição?
		
	
Resposta: O STF tem como função cuidar para que a CF (Constituição Federal), os artigos e as leis que a regem sejam cumpridos, para o bem da sociedade, e ninguém as burle em benefício próprio, podendo impetrar sanções judiciais aos que tentarem fazê-lo.
	
Gabarito: Consiste em apreciar casos que envolvam lesão ou ameaça a constituição
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Consiste em apreciar casos que envolvam lesão ou ameaça a constituição
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201411252995)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à prática da gestão participativa.
I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.
II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.
IV. Na gestão participativa, o grau de participação torna- se o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.
V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
		
	 
	Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
	
	Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
	
	Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
	
	Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
	
	Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201411255003)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito da visão do trabalhador como um colaborador é correto afirmar:
 
I - Os trabalhadores devem se sentir não como acessórios dos seus equipamentos de trabalho, mas sentir que sua criatividade tem significativa importância nos processos de produção como um todo.
II- Aos trabalhadores deve ser assegurado que sua participação nas decisões não afetará sua segurança no trabalho ou dos seus colegas.
III - O trabalhador deve se ajustar ao cargo segundo a teoria de que o mais eficiente sistema de produção é aquele em que a única razão do operário trabalhar seria pelos resultados econômicos a serem atingidos.
		
	 
	Somente III está errada.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	Somente I está correta.
	
	Somente III está correta.
	
	Somente II está correta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201411254299)
	Pontos: 1,0   / 1,0
	Quando falamos   em gestão da cidade com a participação popular é necessário que se considere o capital social, que dizem ser "as características da organização social".  Dos itens abaixo, qual melhor representa a idéia de capital social no contexto de gestão das cidades?
		
	
	Capacidade administrativa do prefeito.
	
	Conjunto de todos os bens imóveis da cidade.
	
	Conjunto de todos os bens econômicos da população da cidade.
	
	Conjunto de todos os bens móveis da cidade.
	 
	Confiança nas instituições e pessoas; conjunto de normas e sistemas existentes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201411255072)
	Pontos: 1,0   / 1,0
	Verifica-se na atualidade a valorização da liderança democrática como elemento capaz de ampliar as possibilidades de crescimento profissional dos diferentes colaboradores da organização. Um dos elementos destacados nesse tipo de ambiência é o do fornecimento de feedback como processo de ajuda para mudança de comportamento. Implica em comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Para que esse feedback seja efetivo ele precisa ser conduzido de forma coerente. Assinale a opção que apresenta uma exceção ao que se espera desse instrumento gerencial.
		
	
	Descritivo ao invés de avaliativo.
	
	Oportuno.
	
	Claro.
	
	Específico ao invés de geral.
	 
	Imposto ao invés de solicitado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201411346653)
	Pontos: 0,5   / 0,5
	Como efeito da atuação inadequada do homem sobre o meio ambiente, surge o problema da poluição das águas. No Brasil, vários rios agonizam, como o Tietê, que atravessa o estado de São Paulo, e o dos Sinos, que recebe poluentes industriais de várias cidades da Grande Porto Alegre. Quais medidas abaixo, se adotadas, amenizariam, a situação descrita? I - Tratamento dos esgotos urbanos e despejos industriais. II - Controle do uso de fertilizantes e pesticidas químicos na agricultura desenvolvida nas bacias hidrográficas. III - Envolvimento da comunidade em campanhas pela recuperação da qualidade da água. IV - Plantio de espécies nativas junto às margens dos rios, para refazer a mata ciliar.
		
	
	Apenas II, III e IV.
	
	Apenas I, III e IV.
	 
	I, II, III e IV.
	
	Apenas I e III.
	
	Apenas I e II.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201411260716)
	Pontos: 0,5   / 0,5
	O sistema político pelo qual vários Estados se reúnem para formar um Estado Federal, cada um conservando sua autonomia, chama-se:
		
	
	Associação.
	
	Principado.
	
	Confederação.
	
	União.
	 
	Federalismo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201411261977)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Municípios passam a ter o papel de executor da Política de Desenvolvimento Urbano, conforme o artigo 182 da C.F., regulamentado pelo Estatuto da Cidade, Lei 10.257/2001. Sobre o Estatuto das Cidades é correto afirmar:
I - A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimentodas funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante uma das seguintes diretrizes gerais:  garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.
II - Compete à União, entre outras atribuições de interesse da política urbana:  legislar sobre normas gerais de direito urbanístico;  legislar sobre normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em relação à política urbana, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional;  promover, por iniciativa própria e em conjunto com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;  instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos e elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
III - A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas.
		
	
	Todas estão erradas.
	
	Somente II está certa.
	 
	Todas estão certas.
	
	Somente I está certa.
	
	Somente III está errada.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201411263406)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto acima, afirma-se que as empresas adotam ações de responsabilidade social com vistas a:
		
	 
	Implementar ações sociais e ambientais que as diferenciem dos concorrentes.
	
	Priorizar ações que atendam aos anseios de seus empregados.
	
	Praticar ações altruístas como forma de internalizar custos ambientais.
	
	Divulgar suas ações ambientais e comunitárias em cumprimento à legislação.
	
	Gerar riqueza, emprego e renda, mantendo-se dentro da lei.

Outros materiais