Buscar

Resumo de shot peening

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo de shot peening
 Hoje um dos desafios dos engenheiros é realizar projetos que seja resistente a seus devidos esforços e ao mesmo tempo, como custe considerável mente baixo. 
 As tensões residuais são causadas por diversos mecanismos inerentes ao processamento dos materiais e as suas origens podem térmicas, metalúrgicas ou mecânicas. Estas tensões chegam como uma resposta elástica do material a uma distribuição de deformações não elásticas, tais como deformações plásticas, precipitação, transformações de fase, deformações por expansão térmica, erros de montagem, etc. 
 Uma técnica muito utilizada, para alivio de tensões residuais é o shot peening , principalmente para operações pós soldas. 
 O shot peening, conhecido também como jateamento por granalhas. Que consiste de esferas pelo qual se aplica tensão de compressão na superfície metálica, expondo-a ao jato de esfera em alta velocidade, com o objetivo de aumentar a vida em fadiga. De uma forma geral, os efeitos se dão pela introdução de um campo de tensões residuais compressivo na superfície do componente, em virtude da 29 deformação plástica imposta pelo impacto da esfera.
 Obtém-se ganho na vida em fadiga do material, pois as tensões residuais compressivas impostas serão somadas com as tensões ativas do carregamento externo do componente, isso reduz o nível total de tensões efetivas aplicadas na superfície do material contribuindo de forma positiva no desempenho e na vida em serviço do componente, reduzindo a tensão média de fadiga na superfície e, portanto, inibindo ou retardando a iniciação de trincas de fadiga.
 O jateamento dessas superfícies com esferas apresenta resultados surpreendentemente favoráveis às qualidades mecânicas. A intensidade do jateamento varia, principalmente, com a granulometria das esferas, com a pressão de trabalho e com o tempo operacional. A dureza e o acabamento inicial da superfície tratada também influenciam na rugosidade, na profundidade atingida pela compactação e na quantidade de material removido.

Outros materiais