Buscar

av1 pós MÉTODO DE ENSINO E TÉCNICAS DE PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  MÉTODO DE ENSINO E TÉCNICAS DE PESQUISA
	Avaliação:  NPG1008_AV_201607347458      Data: 17/11/2016 11:35:04 (F)      Critério: AV
	Aluno: 201607347458 - INGRID CAROLYNE GONÿALVES MARINHO
	Professor:
	CRISTIANE DE CARVALHO GUIMARAES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0       Nota do Trab.:      Nota de Partic.:
	
	 1a Questão (Ref.: 612097)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa correta. ¿Para realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele¿ (LÜDKE; ANDRÉ, 1986, p.1). A que fase de uma pesquisa qualitativa as autoras estão se referindo nesse parágrafo?
		
	
	Focalização do tema
	 
	Referencial teórico
	
	Definição do problema
	 
	Análise de dados
	
	Escolha do tema
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 581180)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O aluno do curso de Pós-Graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior, Eduardo José, acaba de verificar no cronograma que chegou o momento de iniciar a elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Revendo o seu projeto, verificou a importância de ter elaborado uma questão de investigação precisa, constando o seu valor teórico e prático, e suas dimensões metodológicas e não esqueceu, evidentemente, suas implicações éticas. O aluno Eduardo José refletia sobre qual dos itens do seu projeto?
		
	
	Referências
	 
	Problematização
	
	Referencial Teórico
	
	Justificativa
	
	Metodologia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 581178)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quem empreende uma pesquisa busca informações relevantes para desenvolver seu trabalho e procura organizá-las de forma cuidadosa e metódica. Severino (2007, p. 34) diz que [...] a pesquisa é fundamental, uma vez que é através dela que podemos gerar o conhecimento, a ser necessariamente entendido como construção dos objetos de que se precisa apropriar humanamente. Existem várias formas de classificar as pesquisas. A partir do ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa. Identifique a ideia de Pesquisa Qualitativa.
		
	
	Inicia com o estudo de certo número de casos individuais, quantifica fatores segundo um estudo típico, servindo-se, frequentemente, de dados estatísticos, e generaliza o que foi encontrado nos casos particulares.
	 
	Quando considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
	
	Normalmente são contatadas muitas pessoas. Os marketeiros usam a informação assim obtida para desenhar estratégias e planos de marketing.
	
	Preocupa-se, sobretudo, com a quantidade de dados observados, a partir dos quais são elaborados mapas estatísticos que servem de referência para posteriores análises.
	
	Essa abordagem é mais utilizada nas ciências duras ¿ as chamadas Ciências Exatas ¿ e pretende a generalização dos achados na investigação. Quando envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 612096)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A abordagem de pesquisa desenvolvida por um grande laboratório de nossa Universidade com objetivo de compreender o processo de aprendizagem de seres humanos, busca uma compreensão particular daquilo que estuda ¿ o foco de sua atenção é centralizado no específico, no peculiar, almejando sempre a compreensão, e não a explicação dos fenômenos estudados. Esta abordagem é denominada de:
		
	
	abordagem experimental
	 
	abordagem qualitativa
	
	abordagem filosófica
	
	abordagem quantitativa
	
	abordagem teológica
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 660892)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A escolha dos instrumentos de coleta de dados é fundamental para o objeto de estudo e o tipo de pesquisa que desenvolvemos. Afinal, determinados temas de investigação implicam o uso de ferramentas específicas. Os principais meios para a coleta de dados são: a entrevista, a observação e o questionário. Identifique abaixo o item que não está de acordo com o QUESTIONÁRIO.
		
	 
	É interessante que, antes de desenvolver a pesquisa, valide esse instrumento de estudo, realizando um pré-teste dos questionários com um grupo menor de pessoas.
	 
	É uma técnica de pesquisa que permite uma maior aproximação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa, organizado em estruturado, semiestruturado, não estruturado e de elite.
	
	É um conjunto de questões que permitem reunir informações e opiniões dos sujeitos da pesquisa dentro do tema recortado para o estudo.
	
	Podem ser preenchidos por escrito pelos próprios participantes da pesquisa, o que possibilita ao pesquisador ter um controle maior dos dados coletados em sua posterior análise.
	
	As questões devem ser elaboradas de forma clara e objetiva, de modo que os sujeitos da pesquisa possam respondê-las sem qualquer tipo de intervenção ou explicação sua.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 581186)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A entrevista é uma técnica de pesquisa que permite uma maior aproximação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. É nesse espaço que serão travadas relações de interação com a implicação do entrevistador e do entrevistado. Selecione o item que NÃO está relacionado com a Entrevista:
		
	
	Realizada a partir de perguntas formuladas e padronizadas antecipadamente. Aqui, não há espaço para a alteração dos tópicos elencados de forma prévia. A intenção dessa padronização é obter respostas que poderão ser analisadas e comparadas depois.
	
	É uma conversa intencional, geralmente entre duas pessoas, embora por vezes possa envolver mais pessoas, dirigida por uma das pessoas, com o objetivo de obter informações sobre a outra.
	
	Segue um roteiro prévio, mas, nesse caso, o pesquisador tem a liberdade de incluir nela outros itens que, porventura, apareçam ao longo do evento.
	
	Realizada livremente a partir da escolha de um tema. Trata-se de uma espécie de conversa com o entrevistado.
	 
	O entrevistador participa da situação e incorpora-se ao grupo como um elemento da comunidade estudada.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 660888)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao produzirmos conhecimento mobilizamos nossos sentidos e nossas capacidades intelectuais, processando, de alguma forma, as informações absorvidas. Essas sensações são transformadas por nosso intelecto em ideias, reconstruindo as realidades com as quais lidamos e construindo outras tantas. Identifique o Conhecimento Filosófico.
		
	
	É relativamente recente na história do mundo ocidental. Esse saber tem pouco mais de 400 anos e foi consolidado entre os séculos XVI e XVII, com Galileu Galilei (1564-1642).
	
	Trata-se de um saber baseado na fé, mesmo partindo de reflexões racionais e sistemáticas.
	
	É aquele construído de ideias repetidas que podem ou não fazer parte do nosso cotidiano.
	
	É aquele construído no dia a dia, em nosso cotidiano.
	 
	É muito abrangente e preocupa-se com as inúmeras questões da realidade humana, seguindo à procura de respostas mais profundas que nos fazem refletir, mesmo amparados pela razão.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 581184)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escolha dos instrumentos de coleta de dados é fundamental para o objeto de estudo e o tipo de pesquisa que desenvolvemos. Afinal, determinados temas de investigação implicam o uso de ferramentas específicas. Analise os itens abaixo e selecione o que está relacionado com o Questionário.
		
	
	Realizado livremente a partir da escolha de um tema. Trata-se de uma espécie de conversa com o entrevistado.
	
	Deve ser criado a partir dos resultadosde outros estudos ou de uma teoria, da qual podemos tirar nossos pressupostos.
	
	Segue um roteiro prévio, mas, nesse caso, o pesquisador tem a liberdade de incluir nela outros itens que, porventura, apareçam ao longo do evento.
	 
	É interessante que, antes de desenvolver a pesquisa, valide esse instrumento de estudo, realizando um pré-teste desse instrumento com um grupo menor de pessoas.
	
	O observador permanece fora da realidade que se propôs a observar como objeto de estudo e não interfere na situação, assumindo o papel de espectador.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 581171)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao produzirmos conhecimento mobilizamos nossos sentidos e nossas capacidades intelectuais, processando, de alguma forma, as informações absorvidas. Essas sensações são transformadas por nosso intelecto em ideias, reconstruindo as realidades com as quais lidamos e construindo outras tantas. O conhecimento produzido pode ser organizado em diferentes níveis e cada um dos níveis possui as suas próprias características. Analise as características: Real (factual) / Contingente / Sistemático / Verificável / Falível / Aproximadamente Exato. Essas características correspondem a um dos níveis do conhecimento e escolha abaixo a opção que define esse nível de conhecimento.
		
	 
	É relativamente recente na história do mundo ocidental. Esse saber tem pouco mais de 400 anos e foi consolidado entre os séculos XVI e XVII, com Galileu Galilei (1564-1642). Contudo, conforme aponta Rampazzo (2013), isso não quer dizer que não havia conhecimento rigoroso e metódico antes desse período.
	
	Pretende encontrar a verdade não pelo caminho da investigação, mas pela revelação, por meio de indivíduos inspirados que apresentam respostas aos mistérios que permeiam a mente humana, ¿pode ser dados da vida futura, da natureza e da existência do absoluto¿.
	
	O homem, ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a razão de ser das coisas.
	
	Ao contrário das áreas específicas das ciências, é muito abrangente e preocupa-se com as inúmeras questões da realidade humana, seguindo à procura de respostas mais profundas que nos fazem refletir, mesmo amparados pela razão.
	
	Atualmente, esse tipo de saber tem sido alvo de interesse da ciência. Afinal, trata-se de um conhecimento historicamente construído antes da sistematização dos métodos, o que vem trazendo muitas pistas para investigações mais profundas e ordenadas.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 581169)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como afirma Rampazzo (2013, p. 18): [...] a complexidade do real, objeto do conhecimento, ditará, necessariamente, formas diferentes de apropriação por parte do sujeito cognoscente. Essas formas darão os diversos níveis de conhecimento [...]. De acordo com o autor, de forma didática, o conhecimento pode ser estruturado e organizado nos seguintes níveis:
		
	
	Popular ou do senso comum / Científico / Filosófico / Factual
	 
	Popular ou do senso comum / Científico / Filosófico / Teológico
	
	Popular ou do senso comum / Científico / Assistemático / Teológico
	
	Sistemático / Científico / Filosófico / Teológico
	
	Popular ou Racional / Científico / Filosófico / Teológico

Outros materiais