Buscar

Forúm II Neurofisiologia

Prévia do material em texto

Olá Professora,
Questão 01
 O sistema vestibular tem um papel importante na manutenção do equilíbrio, com interação com o sistema nervoso central, através das fibras nervosas aferentes que provém das cristas ampulares ou das máculas otolíticas, que atingem a cavidade craniana pelo meato acústico interno, onde se encontram os corpos celulares bipolares formando o gânglio de Scarpa (ou gânglio Vestibular), são essas fibras que vão formar a porção vestibular do oitavo par de nervos craniano.
Em suma, os núcleos vestibulares são estações de integração das informações enviadas pelas estruturas envolvidas na manutenção do equilíbrio corporal, controlando os três reflexos fundamentais para o equilíbrio: o vestíbulo-ocular, vestíbulo-espinhal e vestíbulo-cerebelar e também os demais reflexos oculares e espinhais coadjuvantes, é importante ressaltar que algumas fibras do nervo vestibular não se dirigem a estes núcleos e terminam diretamente no cerebelo, principalmente no lóbulo flóculo-nodular, constituindo a via vestíbulo-cerebelar diretamente 
Questão 02
Nistágmo - são oscilações repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos em algumas ou todas as posições em que se direciona o olhar.
Dismetria - Os movimentos são executados de forma defeituosa, no momento em que visam atingir um alvo, a pessoa com a síndrome não consegue atingi-lo, pois o erro está relacionado a “medida de movimentos” utilizados para tal execução Uma forma de se verificar esse sinal, é pedir ao paciente para tentar colocar o dedo na ponta do nariz, começando o movimento com os braços esticados.
Mal de Parkinson - resulta na dificuldade de iniciar o movimento e manter movimentos frequenciados como a marcha. Nesses pacientes observa-se dificuldade de iniciar a marcha, mas eles conseguem melhorar essa função se são orientados por dicas visuais. Os tremores e movimentos lentos, movimentos involuntários e flutuação do tônus muscular são observados. Sabendo-se que os gânglios representam uma estrutura encefálica envolvida com a regulação do movimento, qual dos gânglios está alterado no Mal de Parkinson?
Questão 03
Em relação a este fragmento muito elaborado da questão 03, eu faço minha considerações no tocante (dentro do meu campo de atuação).
Plasticidade Cerebral
O SNC é altamente “plástico” essa característica permanece durante toda a vida, em condições normais ou patológicas.
O córtex motor pode reorganizar-se em resposta ao treinamento de tarefas motoras especializadas depois de uma lesão isquêmica localizada.
Acredita-se que regiões corticais não lesadas assumam a função perdida da área danificada.
O fisioterapeuta irá atuar treinando as funções motoras para prevenir futuras perdas de tecido de áreas corticais adjacentes à lesada, e direcionar o tecido intacto a assumir a função do tecido danificado.
• Os exercícios estimulam a sinaptogênese e promover crescimento de espinhos dendríticos no córtex.
• O exercício pode então aumentar a neurogênese, a plasticidade sináptica e o aprendizado.
Quando iniciar a fisioterapia
Nas primeiras horas após lesão tão logo o paciente esteja estável. Deve-se iniciar com exercícios físicos passivos e ativo-assistido e ativo de intensidade leve e moderada a fim de reduzir eventos vasculares tromboembólicos, pneumonias, escaras, etc.
Repetição da Atividade
O aprendizado motor utiliza memória não - declarativa (adquirida em virtude de treinamento). Assim para aprender um ato motor é necessário treinar inúmeras vezes e de diversas maneiras determinada ação para que esta se fixe.
Fenômeno do “não-uso aprendido”
Com a perda da função de uma área do cérebro atingida pelo AVC, o paciente não consegue mover o membro mais afetado, compensa usando o outro. Após certo tempo, quando os efeitos da lesão não estão mais presentes e ocorreram readaptações no cérebro, os movimentos poderiam ser recuperados, no entanto, o paciente já “aprendeu” que aquele membro não é mais funcional.
Conclusão - O cérebro humano está constantemente sofrendo alterações e este é um dos motivos que dificulta o entendimento de seus mecanismos, como a regulação da neuroplasticidade após a lesão. Por isso mais pesquisas, precisam ser realizadas para uma melhor compreensão das mudanças plásticas durante a recuperação das funções nervosas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes