Buscar

A Influência das Inteligências Múltiplas na Educação Física

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS – EEFD
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
.
RESUMO
 Este trabalho apresenta um artigo baseado em três outros artigos que abordam, com diferentes óticas, os diferentes tipos de inteligência e suas implicações no meio escolar, inclusive no campo da Educação Física.
Palavras-chave: Inteligências Múltiplas. Educação Física. 
O conceito inteligência 01
 Em um ponto, entre os especialistas, há unanimidade: a inteligência não pode ser medida, e sim está relacionada com o processo de aprendizagem do indivíduo. Porém, segundo Howard Gardner, psicólogo americano da Universidade de Harvard, ela pode ser dividida em tipos.
 Para que se entenda melhor, faz-se necessário uma definição mais elaborada sobre o que de fato é inteligência e porque ela às vezes pode parecer mais evidente em uns do que em outros. Uma das definições mais aceitas vem de um relatório de 1994, assinado por mais de cinquenta especialistas em inteligência: Mainstream Science On Intelligence, que define a inteligência como "uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta - 'pegar no ar', 'pegar' o sentido das coisas ou 'perceber' uma coisa.”. No entanto, tudo isso pode ser bem mais complexo do que aparenta, é aí que entra o Dr. Gardner.
 As pesquisas mais recentes em desenvolvimento cognitivo e neuropsicologia sugerem que as habilidades cognitivas são bem mais diferenciadas e mais específicas do que se acreditava (Gardner, 1985). Baseado nestas pesquisas, Gardner veio a questionar a tradicional visão da inteligência, uma visão que enfatiza as habilidades linguística e lógico-matemática. Segundo ele, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes e, até certo ponto, independentes áreas intelectuais. Ele sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de se medir a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas. Finalmente, ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais (GAMA, 2010).
 
Os diferentes tipos de inteligência 02
 São considerados oito tipos de inteligência (GARDNER, 1994, 2000), cujas quais serão abaixo definidas, segundo diferentes autores:
Inteligência Linguística – Os componentes centrais da inteligência linguística são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias. Gardner indica que é a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas (GAMA, 2010).
Inteligência Lógico-Matemática – Capacidade de analisar os problemas com lógica; capacidade de realizar operações matemáticas; capacidade de investigar questões cientificamente (PRODÓCIMO, 2007).
Inteligência Musical – Habilidade para produzir e apreciar ritmos, tons e timbres, para discriminar sons, para apreciar música, tocar um instrumento ou compor (TOGATLIAN, 2010).
Inteligência Intrapessoal - Acesso aos sentimentos próprios e capacidade para diferenciá-los. Conhecimento sobre capacidades, limitações, inteligências e desejos próprios. Habilidade para perceber-se de maneira precisa e para usar este conhecimento para planejar e direcionar a própria vida.
Inteligência Interpessoal – Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal se manifesta em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade 
 
 03
para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros (GAMA, 2010).
Inteligência Naturalista – Compreendida como: potencial de reconhecer e classificar numerosas espécies – a flora e a fauna- do meio ambiente (PRODÓCIMO, 2007).
Inteligência Cinestésica - Capacidade para controlar os movimentos do corpo, para usar a coordenação fina e ampla no esporte, nas artes cênicas ou plásticas. Permite que os indivíduos manipulem objetos com precisão e movam-se de forma coordenada e precisa. (TOGATLIAN, 2010).
Inteligência Espacial - Capacidade para perceber o mundo visual e espacial e de atuar sobre ele. Capacidade de pensar em termos tridimensionais, de perceber imagens externas e internas, de criar, transformar ou modificar imagens, de se localizar e localizar objetos no espaço. (TOGATLIAN, 2010).
 
As inteligências Múltiplas e a Educação Física
 Ao se contabilizar diferenças entre indivíduos, estas se tornam mais evidentes quando se trata da Educação Física, se comparada a outras disciplinas do meio educacional. Nem todos os alunos possuem a mesma aptidão para jogos de reflexo, por exemplo. Em contrapartida, os mesmos indivíduos podem apresentar excelente vocação em jogos ou tarefas em equipe, ocupando lugares de liderança. Para Prodócimo (2007), embora esta informação seja conhecida de todos e discursada por muitos, em nossa educação o que vemos é o contrário, ensino que busca homogeneizar o grupo, formas iguais de ensinar pressupondo formas iguais de aprender. Nossos potenciais cognitivos são variados, 
 
 04
aprendemos de formas diferentes, temos interesse e isto precisa ser valorizado. 
 O estímulo do raciocínio, se aplicado pela instituição de ensino, vem a contribuir para o desenvolvimento da capacidade cognitiva do indivíduo.
 A aplicabilidade de um ensino mais voltado para as diferentes aptidões dos alunos é que se torna o grande desafio do profissional. 
Considerações finais
 A contribuição das pesquisas de Gardner no âmbito acadêmico é inegável, apesar de polêmica. Essas pesquisas trazem benefícios ao meio escolar, visto que estimulam as instituições de ensino a não padronizar o aprendizado, ressaltando que cada aluno possui uma maior ou menor aptidão para determinada tarefa. 
Referências Bibliográficas
GAMA, Maria Clara. A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas implicações para Educação. 2010.
PRODÓCIMO, Elaine.A Educação Física escolar e as Inteligências Múltiplas. 2007.
TOGATLIAN, Marco A. Teoria das Inteligências Múltiplas. 2010. Disponível em: 
http://togatlian.pro.br/docs/pos/unesa/inteligencias.pdf
Acesso em: 30 jul. 2013.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes