Buscar

AV2 Bioquímica 02.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301052858)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A alimentação humana deve fornecer a quantidade necessária de todos os nutrientes para a manutenção da homeostase corpórea. Sobre a síntese proteica no organismo humano podemos afirmar que: I A síntese proteica ocorre a partir das proteínas dietéticas, ou seja, ingeridas através da alimentação. II Através da alimentação devem ser fornecidas as quantidades necessárias de aminoácidos essenciais. III A combinação entre alimentos de origem vegetal, como cereais (arroz) e leguminosas (feijão) melhora a qualidade da proteína vegetal. IV As proteínas de origem animal contêm todos os aminoacidos essenciais . Analisando as afirmações, conclui-se que:
		
	 
	As afirmações I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação IV é verdadeira.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301114521)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A molécula representada que apresenta um carbono alfa ligado a um hidrogênio, a um grupamento amino, a um grupamento carboxílico e um radical metila é:
		
	
	ácido graxo
	
	nucleotídeo
	
	nucleosídeo
	 
	aminoácido
	
	monossacarídeos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301045653)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os carboidratos são os nutrientes energéticos que devem estar presentes em maior quantidade na alimentação humana. Devido a isso, atletas de endurance, como maratonistas e triatletas, devem ser orientados a aumentar o consumo de carboidratos (dieta hiperglicídica) com objetivo de melhorar sua performance através da promoção da:
		
	
	protéolise muscular e visceral.
	
	glicogenólise muscular e hepática.
	 
	glicogênese muscular e hepática.
	
	excreção urinária de cálcio.
	 
	gliconeogênese hepática.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301044043)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma variedade de doenças do metabolismo de piruvato foi detectada em crianças. Crianças com deficiência na enzima piruvato desidrogenase (transforma piruvato em acetil CoA), geralmente apresentam níveis séricos elevados de lactato, o que produz uma acidose láctica crônica. Neste caso aponte a principal via metabólica que se encontra ativada nestas crianças para produção de lactato:
		
	
	Gliconeogênese
	
	Beta-oxidação de ácidos graxos
	 
	Ciclo do Ácido Cítrico
	 
	Fermentação
	
	Glicogenólise
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301048852)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Enquanto NAD+ e FAD+ são importantes por propiciarem a oxidação de moléculas e a geração de energia, o NADPH é importante, pois propicia o poder redutor para a síntese de ácidos graxos. NADPH é regenerado através dos processos da via das pentoses fosfato. Com relação a este processo é correto afirmar que, exceto:
		
	 
	É uma rota metabólica fundamental para a formação de ribose-5- fosfato, um importante constituinte dos nucleotídeos.
	 
	É muito intensa no fígado, adipócitos e glândulas adrenais onde ocorre intensa síntese de lipídeos.
	 
	Três glicoses são consumidas gerando seis NADPH duas frutose-6-P e um gliceraldeido-3-P.
	 
	E um desvio do processo glicolitico.
	
	O saldo liquido deste conjunto de reações para o consumo de uma glicose-6-P é a formação de duas frutose-6-P e um gliceraldeido-3-P.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301162150)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No mecanismo de reparo por excisão de bases, o processo é conduzido pela enzima _________________ que reconhece os produtos de citosina e adenina deaminadas no DNA gerando uracila e hipotanina. A enzima em questão é a:
		
	 
	DNA glicosilase.
	
	DNA polimerase.
	
	DNA girase.
	
	DNA ligase.
	 
	RNA polimerase.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301114525)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 1990, foi oficialmente fundado o projeto Genoma, que visa decifrar e mapear o código genético humano. Indique a alternativa errada relativa ao código genético e a síntese de proteína.
		
	
	Todas as células do corpo tem a mesma coleção de genes, mas, apesar disso, encontramos células com formas e funções diferentes.
	
	Os genes são formados por ácido desoxirribonucleico e controlam a produção de proteínas da célula, determinando as características de um ser vivo.
	
	Os genes são formados por ácido ribonucléico e controlam a síntese de RNA da célula, determinando as características de um ser vivo.
	 
	As mudanças na programação genética de um organismo não alteram a produção de proteínas nem as suas características
	 
	A mutação é uma alteração do código de um organismo e pode ser provocada por radiações ou substâncias químicas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301099668)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	M.R, cursando o 2º período do curso de Fisioterapia, encontra-se extremamente ansiosa com a prova de bioquímica que irá realizar e começa a comer descontroladamente. No dia da prova, M.R. almoça 2 pratos de macarronada, acompanhado de 700ml de refrigerante e um generoso pedaço de torta de chocolate. Após essa farta refeição, dê as principais vias metabólicas que se encontram ativadas no fígado, no músculo e no cérebro de M.R. e o hormônio atuante?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A refeição de M.R., foi composta basicamente por carboidratos, levando a um aumento na secreção de insulina. As principais vias metabólicas ativadas no fígado são: glicogênese (síntese de glicogênio) e lipogênese (síntese de ácidos graxos). No músculo estará ativa a glicogênese e no cérebro, a glicólise
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301054793)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 88, após ampla polêmica e discussão, um camundongo transgênico, portador de um gene para câncer humano, tornou-se o primeiro animal protegido por patente. Com o desenvolvimento do projeto Genoma Humano, os nossos cerca de 100 mil genes estarão em breve seqüenciados. Será razoável patentear aquilo que a natureza levou 3,5 bilhões se anos para criar? A teoria genética do câncer fundamenta-se nos conhecimentos básicos sobre os genes. Referentes a estes, indique as opções corretas: I. A grande maioria está armazenada nos nucléolos. II. A base nitrogenada mais frequente neles é a uracila. III. Dividem-se por ação direta dos ribossomos. IV. É a base para síntese de RNA mensageiro. V. Podem sofrer mutações. VI. Genes já foram transferidos artificialmente de uma para outra espécie.
		
	 
	IV, V e VI.
	
	I, II e IV.
	 
	I, V e VI.
	
	II, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301083342)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Um casal, Joana M.O. e Marcelo P.S., estava fazendo safári na África quando duas cobras se aproximaram. O guia que estava com eles pediu para não se aproximarem, pois se tratava de duas das cobras mais venenosas da África. O casal ignorou a recomendação do guia e se aproximou. Nesse momento uma das cobras picou a Joana e a outra picou o Marcelo. Como sabia da gravidade do fato o guia rapidamente levou o casal para o hospital. Entretanto, infelizmente, a Joana já chegou sem vida ao hospital e o Marcelo depois de 2 dias internado teve alta. Posteriormente os médicos relataram que essas espécies de cobra eram bastante venenosas, pois o mecanismo de ação de um dos venenos (cobra ¿1¿) era a inibição do complexo II da cadeia de transporte de elétrons e o mecanismo de ação do outro veneno (cobra ¿2¿) era a inibição do complexo IV da cadeia de transporte de elétrons. Com esses dados podemos dizer que provavelmente a cobra que picou a Joana foi a cobra ¿1¿ ou a cobra ¿2¿? Justifique a sua resposta com base no processo de síntese de ATP pela fosforilação oxidativa.
		
	
	
Gabarito: Resposta: Podemos dizer que provavelmente a cobra ¿2¿ picou a Joana, pois o seu veneno atua inibindo o complexo IV da cadeia de transporte de elétrons.Dessa forma, todo o processo de síntese de ATP pela fosforilação oxidativa fica inibido o que leva a morte do indivíduo rapidamente. Já o Marcelo foi picado pela cobra ¿1¿ que age inibindo o complexo II da cadeia de transporte de elétrons. Dessa forma, o Marcelo ainda conseguiu sintetizar ATP via fosforilação oxidativa, pois os complexos I, III e IV não foram afetados pelo veneno. Dessa forma, o Marcelo conseguiu chegar ao hospital com vida para ser tratado.

Outros materiais