Buscar

AV2 Bioquímica 03.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301129577)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os açúcares são moléculas amplamente distribuídas em tecidos animais e vegetais. Em relação aos carboidratos é correto afirmar que:
		
	
	são a única fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos
	
	são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura inorgânica muito importante.
	 
	não são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura orgânica muito importante
	 
	são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura orgânica muito importante
	
	não são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura inorgânica muito importante.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301063953)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em todos os organismos a fonte original de informação biológica são os ácidos nucléicos. As formas e as atividades de células individuais são em grande parte determinadas pelas informações genéticas contidas no DNA que é um polímero de desoxiribonucleotideos, ou no RNA em alguns vírus. Das seguintes afirmações qual não é a verdadeira ?
		
	 
	No RNA os nucleotídoes que ocorrem são Citosina, guanina, adenina e Timina.
	 
	A forma mais comum de DNA é a B-DNA
	
	O DNA da cromatina de eucariotos enrola-se em octameros de histonas formando as partículas centrais dos nucleossomos.
	
	Os ácidos nucléicos podem ser desnaturados por aumento de temperatura e podem ser fracionados pelos mesmos métodos utilizados para fracionar proteínas.
	
	As estruturas dos ácidos nucléicos são estabilizadas, em parte, pelo pareamento de Watson-Crick, C-G e A-T, atraveés de interações hidrofóbicas entre os pares de bases empilhados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301068100)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico. Sendo assim, por que as enzimas aumentam a velocidade das reações?
		
	
	hidrolizam o substrato
	 
	hidrolizam ATP
	 
	diminuem a energia de ativação
	
	aumentam a concentração do substrato
	
	competem com o substrato
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301063944)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Das afirmativas abaixo escolha a única correta.
		
	
	O ciclo de Cori e uma via multiorganica na qual células cerebrais e cardiacas fazem intercambio de intermediários metabólicos.
	 
	O glicogênio armazenado nos músculos durante hiperglicemia pode ser liberado para a corrente sanguinea em condições de hipoglicemia para regular a concentração de glicose no sangue.
	
	O triacilglicerol armazenado nos hepatócitos é a principal molécula geradora de energia para as células.
	
	O Cérebro utiliza como fonte primaria de energia os lipídeos.
	 
	A fermentação lática e importante, pois, propicia um caminho para a reoxidação do NADH em condições anaeróbicas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301059136)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente, após a análise de diversos estudos epidemiológicos, demonstrou-se que o HDL é considerado um preditor para eventos cardiovasculares, comparado à fração LDL-colesterol. Assinale a alternativa que demonstre a relação HDL/LDL (níveis plasmáticos) em um indivíduo, que possa predizer um possível evento de infarto:
		
	
	HDL (40mg/dL) / LDL (150mg/dL)
	
	HDL (75mg/dL) / LDL (150mg/dL)
	
	HDL (70mg/dL) / LDL (170mg/dL)
	
	HDL (75mg/dL) / LDL (190mg/dL)
	 
	HDL (40mg/dL) / LDL (190mg/dL)
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301067967)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os óleos vegetais são ricos em ácidos graxos poliinsaturados, sendo que o óleo de oliva (azeite) se destaca pelo seu teor elevado de ácido graxo monoinsaturado (ácido oléico). Qual é o maior benefício à saúde humana desencadeado pela substituição da manteiga ou margarina pelo azeite de oliva?
		
	
	Promoção da síntese protéica.
	
	Manutenção da glicemia.
	 
	Preservação da saúde cardiovascular.
	
	Promoção da hidratação adequada.
	
	Diminuição das reservas de glicogênio hepático.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301057093)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A famosa dieta das proteínas foi publicada pela primeira vez em 1972 pelo cardiologista norte-americano Dr. Atkins em seu livro "A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins". Uma grande polêmica em meios científicos foi gerada ao recomendar a ingestão de grandes quantidades de alimentos ricos em proteínas, como carne, ovos e queijos, enquanto proibia outras fontes de carboidrato como açúcar, pão, arroz e frutas. Este seu primeiro livro vendeu em torno de 15 milhões de cópias. A dieta pobre em carboidratos é baseada no princípio da ação do hormônio insulina produzido no pâncreas. A insulina tem como função retirar a glicose do sangue para ser utilizada ou armazenada como combustível no organismo. O resultado da quebra do carboidrato no organismo é a glicose. Assim, reduzindo o seu consumo, o corpo liberará menos insulina e haverá a necessidade de utilizar outra fonte de energia que, nesse caso, será a gordura. Portanto, o médico defendia a idéia de que o corpo, na ausência de carboidratos (que fornece energia ao organismo), começa a queimar gordura. A queima de gordura, por sua vez, transforma-se em cetonas (corpos cetônicos), o que o cardiologista chama de "cetose benigna". O indivíduo elimina muitos desses corpos cetônicos pela urina e também pelo ar expirado (o que provoca mal hálito). Segundo o médico, a produção de corpos cetônicos atua no cérebro proporcionando sensação de saciedade." FONTE: http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/ddp.php Com base nesse texto, percebe-se que a cetose pode levar a sintomas como cansaço, tontura, fraqueza e memória debilitada, PORQUE os corpos cetônicos são produtos do metabolismo de lipídios no organismo. Com base nas duas asserções acima, assinale a alternativa correta:
		
	
	As duas asserções estão corretas, e a segunda asserção é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é falsa, e a segunda asserção é justificativa verdadeira da primeira.
	 
	As duas asserções estão corretas, e a segunda asserção não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	A primeira asserção é verdadeira, e a segunda asserção é falsa.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301069879)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se um músculo da perna de uma rã for dissecado e mantido em uma solução isotônica em recipiente hermeticamente fechado, o músculo é capaz de se contrair algumas vezes quando estimulado, mas logo deixa de responder aos estímulos. No entanto, se a solução for arejada, o músculo readquire a capacidade de se contrair quando estimulado. A explicação para o fenômeno é que o ar fornece o gás:
		
	
	Oxigênio, necessário à oxidação da miosina e da actina que se unem na contração.
	
	Nitrogênio, necessário à síntese dos aminoácidos componentes da miosina.
	 
	Oxigênio, necessário à respiração celular da qual provém a energia para a contração.
	
	Nitrogênio, necessário à transmissão do impulso nervoso ao músculo.
	
	Dióxio de carbono, necessário à respiração celular da qual provém a energia para a síntese dos miofilamentos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301114464)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A inibição tanto reversível quanto irreversível de uma enzima por um agente não fisiológico, como por exemplo um fármaco, ocorre através da completa inativaçãoda enzima. Muitos fármacos são inibidores competitivos de enzimas. O captopril é um fármaco do tipo IECA, ou seja, um inibidor competitivo da enzima conversora da angiotensina (ECA). Sua principal indicação é para o tratamento de hipertensão arterial sistêmica e alguns casos de insuficiência cardíaca. .Os efeitos benéficos do captopril estão relacionados à supressão do sistema renina-angiotensina-aldosterona. O objetivo é bloquear a ação da enzima conversora da angiotensina (ECA) e, dessa forma, evitar a formação da angiotensina II, um potente vasoconstrictor e estimulador da aldosterona. Dentro desse contexto, responda as questões: a) Explique sucintamente como um inibidor competitivo compete com o substrato enzima? b) Por que inibidores competitivos aumentam a Km, mas não alteram a V max de uma enzima?
	
	
	
Gabarito: a) Um inibidor competitivo compete com o substrato pela ligação com o sítio ativo da enzima. Quando o inibidor ocupa o sítio ativo, ele forma um complexo inibidor-enzima fazendo com que a enzima não possa reagir até que se dissocie do inibidor. Geralmente esses inibidores são análogos aos substratos, pois têm uma estrutura parecida com a do substrato, mas não são reativos. b) A inibição competitiva é proporcional à quantidade de inibidor ligado ao sítio ativo da enzima e consequentemente é proporcional à concentração do inibidor. Como o inibidor liga-se reversivelmente ao substrato em altas concentrações, pode competir com ele. Por esse motivo, o inibidor competitivo não altera a V max de uma enzima. Entretanto, inibidores competitivos elevam a Km da enzima, isto porque concentrações maiores de substrato serão necessárias para alcançar metade da velocidade máxima.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301098441)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	As plantas estocam suas reservas de glicose sob a forma de amido que por sua vez é constituído de moléculas de amilose e amilopectina. A amilose é mais facilmente degradada nos seus monossacarídeos constituintes quando comparada a amilopectina. Se você pudesse fabricar um vegetal com proporções diferenciadas de amilose e amilopectina para atletas que necessitam ingerir alimentos de alto índice glicêmico que tipo de cereal você utilizaria preferencialmente: com alto ou baixo teor de amilopectina em relação à amilose?
	
Gabarito: Resposta: Alimentos de alto índice glicêmico aumentam mais rapidamente a glicemia do indivíduo quando comparados a alimentos de baixo índice glicêmico. Com as informações do texto acima podemos concluir que a amilose possui um índice glicêmico maior do que a da amilopectina, justamente pela maior velocidade de sua degradação em glicose e posterior absorção pelo enterócito. Desse modo, a fabricação de um cereal com baixo teor de amilopectina em relação à amilose seria mais indicada para o atleta que necessita ingerir alimentos de alto índice glicêmico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes