Buscar

Idade Média e direito brasileiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA DO DIREITO
 Justiniano compilou uma série de doutrinas/ jurisprudências/ leis do passado. O período mais rico foi o primeiro século depois de cristo. 
VIRI ILLUSTRI: Projeto feudo: homens tipo patrícios. Os bárbaros queriam invadir Roma e os romanos ficavam mediando a fim de evitar mortes, saques e torturas.
	Os ricos fugiam para Constantinopla e os plebeus se lascavam a ponto de pedir guarnição aos patrícios.
	Os patrícios, espertos, mediavam com os bárbaros que aceitaram poupá-los com a condição de ter direito a uma fração do império para eles.
	Então os patrícios começaram a explorar os plebeus, fazendo-os dar “patrocinium”(guarnição), só que este era ilegítimo, um golpe, visto que noticiavam notícias falsas de supostos ataques bárbaros a ponto dos plebeus darem, em cartório, seus territórios e continuarem trabalhando neles.
	 Esses homens ilustres, cobravam do povo essa certa quantia e um pouco mais, dessa forma enriqueceram eles e os bárbaros também, sendo que quem mais se prejudicou foram os camponeses. 
	o povo também não conseguia fugir, então os patrícios começaram a se “misturar” com esses camponeses e dessa forma começaram a chamar esses patrícios de homens ilustres.
VIRI SANCTIS: Eram homens santos que buscavam fiéis, buscando sempre para a igreja católica.
	Convertiam pagãos ao catolicismo através da persuasão, seu papel era coopar fiéis.
	Qualquer que fosse a pessoa que estudasse e dedicasse a igreja. 
	Para conseguir com êxito, convenceram o papa a aceitar tradições pagãs como doutrina da igreja, mas ainda, não obtiveram bons resultados.
	Aí começa a ser usado força coercitiva, pedindo auxílio a reis e imperadores, visto que estes criavam leis.
	Os homens santos foram decretados por meio de sumas provindas da igreja, só com o propósito de converter os pagãos, era essa o atributo/ competência efetiva dessa instituição.
ESSES TRÊS PODERES NÃO PODERIAM INTERVIR NAS AÇÕES DOS OUTROS: CODEX THEODOSIANUS; CÓDIGO DE TEODÓRIO QUE PUNIA PAGÃOS.
	Lex vasigotghoum/borgundíoum> legislações bárbaros.
	BREVIÁRIO DE ALARICO (FUERO JUZGO) – Legislações bárbaros reunidase que puniam os pagãos.
	Leis Barbaras – “Codex theodosianous” - Esse códex era uma espécie de compilação de todas as leis que existiam pertinentes a possibilidade de por sanção a algum rito pagão praticadas por quaisquer pessoas.
	 “Lex Visigothorium” – São as leis que são promulgadas dioturnamente em assembleias, câmaras, congressos e tudo isso depois é reunido na lex. E isso também acontece aqui, pois os Visigodos já tinham promulgado uma série de leis para combater o paganismo e um dia Teodorico veio e formalizo tudo isso, formando a lex.“Lex Borgundiorum”
	“Fuero Juzgo” – Juzgo é um pedido de justiça e fuero é o foral, não se remetendo a um tema específico.
	“Breviário de Alarico” – breviário é a mesma coisa que breve, e breve é uma espécie de documento público e nele também continham sanções. A imposição de algumas coerções para aqueles que praticassem o paganismo.
				ESCOLAS JURÍDICAS A PARTIR DA IDADE MÉDIA
Gregório VIII(Hildebrando) foi o revolucionário que inventou monopolizar o poder por meio da normatividade, pois naquela época ninguém pensava muito nisso. Devido o vasto campo, os olhos da igreja católica cresceram ali e se instalaram. Já que ninguém queria monopolizar conhecimento criou-se a 1º Universidade de Bologna e a escola jurídica, o direito romano era tão master que nada nunca o bateu. Com muita qualidade, a igreja por meio dele resgatou o CORPUS IURES CIVILIS (Doutrinas e jurisprudências romanas) e cada um daqueles professores que não queriam ser da igreja lia e absorvia, individualmente, um folha, até que todos tivessem feito isso e depois falaram um para o outro, todos deveriam entender exatamente a mesma coisa, senão repetia o processo, esse processo se chama ESCORRERT. Escorreizar. CANONE É DOMESTICAR, DOUTRINAR. Direito canônico. Teriam que obedecer sem questionar com axioma, princípio da verdade incontestável. A igreja cercou todos os lados, visto que os estudantes se tornariam nobres juízes e advogados. Nos séc 12,13 e 14 tinha o tribunal da santa inquisição, ou seja, obedeça.
Mas, como se extraia: 
	Cada um individualmente lia a fração.
	Mostravam o que achavam a fim de chegar a um consenso.
	Antes de passar na sala de aula eles anotavam, a chamada nótula, glossula no documento (corpus) e mostrar aos lideres.
	Anotavam no rodapé entre as linhas em branco, no próprio corpus iures civilis.
	Inculcavam nas salas de aula.,
	Unicidade é a palavra-chave. 
	O método adotado era LITERAL (GLOSSULA) INTERLINEARES (MEIO) E MAGINAL.
Haviam 500 professores mas apenas principais professores eram Innério, Odofredo, graciano e Acúrsio. Este último era o cara! Criou a magna glossa(tipo o vade mecum) no livro de glossa magistrades. Neste livro tinha tudo anotado, era tipo um material postular para o apoio dos professores e atribuiram na magna glossa (fonte 13) lacuna de ordenação, fonte supletória, além de doutrinas e jurisprudências, além disso, portugal se utilizava desta quando passava por problemas. A metodologia de glossas literais, interlineares e glossais. Aí surgiu: 
TOMAS DE AQUINO: Sua metodologia escolástica, tópica, lógica e dialética. Afetou até as aulas nas universidades. Platão e Aristóteles são o direito então foi muito complicado dele conseguir. Silogismo, proposição, contra a composição. Tese, antitese, deduzir e persuadir, debater o subjetivismo. Alguns professores a favor de Tomás de Aquino eram comentadores, refutavam a anterior pois era cenário de multiplicidade, a igreja não sabia de nada disso. Não gostavam de criticismo e igreja odiou seus olhos abertos, naquele documento já com nótula eles faziam quadradinhos e escreviam bem lindo.
Glossadores principais foram:
	Bartolo de Sassoferratto.
	Baldo de Ulbadi.
	Angelo de Ubaldi.
	Alciato.
DIREITO PORTUGUÊS
Muitos usaram de muita ordenação, doutrina, leis e jurisprudências de Portugal, essa magna glossa. Ao mesmo tempo que é programática também é as explicações detalhadas. Chama-se Prota constituição. O pior é que o Brasil usou tudo até 1916, foi quando surgiu o nosso código civil.
	Ordenação de Afonsina (1446)
	Ordenação de Manuelina (1521)
	Ordenação de Filipina (1603)
Há também outras escolas:
	ESCOLA CULTA OU ELEGANTE – Começa a separação direito x Igreja, surge na França fundada por Cujácio, não provinha da igreja, ao contrário, se afastava. A história deveria ser pesquisada por eruditos pois estes deveriam se abster de juízos de valor atuais ou anacronismos. Pois ele é culto demais. 
	ESCOLA HISTÓRICA DE DIREITO – famosa! De Savigny, na Prússia. Nenhuma lei civil deveria ser modificada e resgatava as ideias de Cujácio, na sua interpretação e resgate histórico. Informações uteis presente e futuro.
				HISTÓRIA + FILOLOGIA + LITERATURA. 
Filologia é resgatar vários sentidos daquela palavra, é semântica. E literatura são todas as modalidades que dessem notícia sobre o passado que fossem vívidas pelo seu literata.
				FORMAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DO DIREITO
	Já que os feudos não queriam o direito, a igreja pegou.
	A primeira coisa que faz é combater os ordálios (juizo de Deus) que eram instituições místicas criados na Grécia, era uma intercessão divina mas para ser admitido por ele era necessário prova física. Autor e réu deveriam passar por provação, quem se machucasse menos tinha a verdade. 
	A Igreja para faze-los pensar cria o princípio da prova legal – tentavam humanizar o direito. Eles deveriam juntar todas as provas possíveis e levar a um tribunal o juiz estar a par dos atos praticados
	Critérios determinantes de competência: Delimitação quantitativa da jurisdição, se limita a cada juiz uma parcela de jurisdição. 
	RATIONARE MATERIAE – Assuntos litigados. 
	A igreja se infiltrou na questão do casamento, as filhas dos senhores feudais se casavam com
padres para que quando eles morressem, pegarem patrimônio da Igreja e ficava sempre naquela. Ai criou-se o celibato, proibição de casamento e filhos com padres. Rationare personarum – Para resolução para treta com clérigo, só a igreja podia. Órfão, mendigo, criança e viúva era da Igreja bem como judeus devidos seus patrimonios.
	Institutos criados: ADVOCACIA AD HOC – Dativa – fornece as pessoas que estão em litígio quando seus advogados se ausentam parao momento.
	MP – Tutelavam os interesses da sociedade, como uma esécie de fiscal da lei, fiscalizavam os magistrados. Custus legis/ parquet – fiscais da lei ou magistrados de pé.
	Cartórios jurisdicionais, aparatos de auxílio para os juízes e resolviam conflitos. 
	Procedimento inquisitorial – Combater o procedimento acusatorial, erra preciso confronto autor e réu, cara a cara. Inquirição é dialogar/debater e combater heresia.
					O DIREITO NO BRASIL no século XIX
	- José da Silva Lisboa (visconde de cairú). Ele veio com a família real, criou uma cadeira de economia política e defendia os interesses da coroa. O direitor da empresa régia aqui no Brasil, só podia editar livros que tivessem metodologia monárquica. Editou Edmund Burke – reflexões sobre a frança, que foi uma “profecia” e traduziu.
	Hipólito José da Costa – divulgava ateismo e por isso teve que fugir de Portugal para Londres, compra um jornal e funda the first jornal Brasoca, cujo nome era Armazém literário, com as notícias de 3 em três meses chegando no Brasil sil sil, com notícias da Europa. Era conservador pois achava que para reger um país devia ser treinado desde children.
	JOSÉ BONIFÁCIO era auxiliar na independência do BR, fez 10 faculdades, era muito erudito, conhecia tantos lugares e línguas. Nunca desejou a Independência tanto que arquitetou de modo que permanecesse sempre monarquia. Muito político mas sem oratória.
	ANTONIO CARLOS era irmão de Boni, e bom na retórica, primeiro projeto de lei orgânica constitucional, foi preso e lecionava direito aos coleguinhas do xilindró, em 1820-21 se reuniram em Portuga para criar a the first constituição mas como ninguém gostou dessas propostas foi expulso. Viajou no movimento republicano e promoveu a constituinte como redator e marco do constitucionalismo moderno e contribuiu com a quebra da monarquia.
	Por último, temos AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS 	que era baiano e convocado por Dom Pedro II em 1856 para reunir-se. Idealizador do primeiro código civil, querendo elaborar nos modelos alemães. Savigny o auxilia a editar e morava em Curitiba mas não conseguiu concluir o código pois Savigny morre após 4.000 art. e ele se caga de medo então o Pedroca desfaz o contrato. A Argentina pede o esboço e ele dá.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais