Buscar

Liderança e FeedBack

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Liderança Carismática e transformacional
Quando falamos em liderança dentro das organizações, imediatamente pensamos em diversos tipos de líderes, os líderes são muitas vezes confundidos com chefes ou quaisquer pessoas que ocupem uma posição de direção. Porém, diferentemente de apenas mandar em seus subordinados exercendo seu poder como chefe o líder tem que conquistar com muito esforço, dedicação e comprometimento a confiança de sua equipe, os líderes conquistam seus subordinados através do carisma e da confiança que transmitem aos mesmos. Portando, o líder não utiliza poder para influenciar os demais membros da equipe.
	Ser líder é ter a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.
	Além da capacidade de influenciar os demais membros do grupo a liderança envolver aceitação voluntária dessa influência, ou seja, os membros da equipe devem estar totalmente de acordo e não ter nada contra seu líder, assim sendo o grupo poderá buscar seus objetivos sem qualquer contravenção contra seu líder, respeitando-o e muitas vezes admirando-o, ao ser aceito pelos integrantes do grupo como um líder, torna-se mais fácil atingir as metas.
	Liderar com carisma exercendo autoridade sobre seus subordinados é um trabalho árduo, o carisma foca muito nas emoções que normalmente são difíceis de lidar principalmente em um ambiente profissional, pois, agradar uma equipe inteira onde há diversas formas de pensar é complicadíssimo. Exercer influência sobre os outros não é nada fácil.
	Por isso, o líder carismático deve possuir algumas características essenciais para liderar sua equipe, sejam elas; respeito, altruísmo, honestidade, compromisso, paciência, gentileza, humildade, respeito e perdão. Além disso, é importante que o líder saiba ser um bom ouvinte. Um líder que use seu poder para governar as pessoas, logo torna-se um chefe, que é acatado apenas por possuir poder, por isso é muito importante que o líder seja honesto e altruísta com todos os integrantes do grupo para conseguir o equilíbrio perfeito entre seus subordinados e si próprio.
	Outro tipo de liderança bastante eficaz é a transformacional, que possui algumas poucas características da liderança carismática como; respeito e elevação da moral de seus seguidores que criam identificação e confiança com seu líder, com isso influência seus ideias e os aspectos “maiores que a vida”. 
	Além do carisma o líder transformacional consegue inspirar facilmente seus seguidos através da visão apelativa, ou seja, utiliza objetos ou até mesmo símbolos para estimular seus seguidores de alguma forma que venha o favorecer.
	Esse líder é aquele que trabalha em equipe, que compartilha das visões e idéias. O líder transformacional estimula nos seguidores a tomada de consciência dos problemas, dos seus próprios pensamentos e imaginação. Ajuda-os a reconhecer as suas próprias crenças e valores. Estimula o pensamento inovador e criativo. 
“A estimulação intelectual desafia os seguidores e, ao considerar individualmente cada um, o líder pode permanecer acima das solicitações de igualdade dos seguidores, tratando-os de maneira diferenciada de acordo com suas diferentes necessidades de crescimento” BASS, B. M. 1998 Op. Cit. P.11.
Sem duvida nenhuma a liderança transformacional é o tipo de liderança que facilmente se relacionará com as pessoas que trabalham.
A importância do Feedback
	O feedback é considerado como sendo uma sugestão ou crítica, que pode ser positiva ou não, de característica profissional ou pessoal, mas sempre vista de forma construtiva. O feedback é uma forma de comunicação que pode ser feita por uma resposta escrita, um elogio, uma analise ou até mesmo por uma opinião direta.
	Pode ser considerado com uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento e nosso trabalho, pois por meio dele pode-se buscar a “perfeição” e descobrir o caminho certo a seguir. É uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo individuo que recebe a mensagem, minimizando as incertezas e ansiedades do mesmo.
	O feedback é uma parte fundamental que orienta as pessoas a apresentarem comportamento e rendimentos apropriados a uma determinada situação. A falta do feedback pode deixar sem saber a qual direção seguir. Pode-se considera-lo um mapa, que ajuda a direção que se deve tomar, para atingir o objetivo e satisfação do cliente.
	Assim sendo, devemos considerar que toda informação que é recebida pelos chefes, colegas, subordinados, amigos, clientes e etc., podem nos orientar na correção do nosso rumo. Dentro do ambiente de trabalho, é um processo, cuja postura crítica, não pode ter carga emocional, pois, poderá se transformar em desentendimentos e ressentimentos, que ao invés de trazer estímulos, poderá acarretar perda de tempo e de dinheiro. Quando bem recebido, deverá se tornar uma fonte de energia para as mentes e gerar ótimos resultados. O feedback serve para aperfeiçoar o comportamento de alguém em relação as pessoas e o grupo.
	Nos ambientes a importância do feedback é muito grande, pois os motiva a fazer o trabalho de maneira mais produtiva e correta.
	Portanto, para ser bem sucedido, é preciso ter consciência de que a avaliação do nosso trabalho não é algo ruim. Apesar das críticas negativas que poderão ser geradas, são exatamente elas que o farão melhorar cada vez mais. Desde que, este feedback seja dado de forma habilidosa para que não haja nenhum tipo de conflito.
	Contudo, pode-se concluir que o feedback afeta diretamente a organização, pois se bem feito poderá vim a gerar grandes lucros, no entanto, se mal aplicado poderá acarretar em graves prejuízos.
Bibliografia
Sites:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/principios-de-lideranca-o-monge-e-o-executivo-james-c-hunter/38109/
http://www.blogcmmi.com.br/lideranca/a-diferenca-entre-chefe-e-lider
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/principios-de-lideranca-o-monge-e-o-executivo-james-c-hunter/38109/
http://www.folharibeiraopires.com.br/portal/exibeMateria.php?materia=7942
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/lideranca-carismatica/30421/
http://evoluircoaching.blogspot.com.br/2007/05/o-lder-transformacional.html
http://terrear.blogspot.com.br/2010/02/lideranca-transformacional-e-lideranca.html#!/2010/02/lideranca-transformacional-e-lideranca.html
http://www.infoq.com/br/news/2010/04/feedback-importancia-desempenho
http://www.revistamundomulher.com.br/2011/07/importancia-do-feedback-dentro-das.html#ixzz26IaF7EZp
Livros:
O Monge e o executivo - James C. Hunter - Editora sextante 
O individuo na organização – Jean François Chanlat – Editora Atlas
Psicologia aplicada à administração – Maria Aparecida F. de Aguiar – Editora Atlas
Psicologia organizacional – David A. Kolb, Irwin M. Rubin e James M. Mclntyre – Editora Atlas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes