Buscar

Estetica e Historia da Arte C. AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 estética e História da Arte contemporânea.
1a Questão (Ref.: 201107075911) Para compreender a Arte é fundamental o conhecimento dos caminhos que a geraram. Na atualidade os desenvolvimentos da pintura, da escultura, da fotografia e de outras formas de arte, assumem hoje formas variáveis na chamada:
	
	"Civilização da Liberdade". 
	
	"Civilização da Técnica". 
	
	"Civilização dos Costumes". 
	
	"Civilização da Imagem". 
	
	"Civilização do Pensamento". 
2a Questão (Ref.: 201107118103) No cubismo segundo entendimento dos críticos pode-se distinguir duas fases principais. Esta distinção foi elaborada na arte e nos escritos de Juan Gris, o terceiro membro do triunvirati dos grandes pintores cubistas. Quais as principais fases do Cubismo ? 
	
	Nenhuma das respostas está correta. 
	
	A primeira fase foi denominada analítica e a segunda fase sintética. 
	
	A primeira fase foi denominada sinóptica e a segunda fase sintética. 
	
	A primeira fase foi denominada sintética e a segunda fase analítica.
	
	A primeira fase foi denominada plástica e a segunda sintética. 
3a Questão (Ref.: 201107073625) Apartir de nossa primeira aula, cujo tema permeava a estética, neste caso dentro do princípio grego temos a doutrina de Platão, cujo Belo estava ligado ao princípio da beleza clássica. A alternativa que apresenta características da beleza clássica platônica era:
	
	Similar a estética barroca ¿ grotesca.
	
	Carregada, baseada na assimetria.
	
	Similar a estética carregada do Gótico.
	
	Desproporcional e nada harmônica.
	
	Equilibrada, simétrica e proporcional.
4a Questão (Ref.: 201107224703) Com relação à filosofia de Platão e de Aristóteles é correto afirmar:
	
	Aristóteles concordava com seu mestre Platão, para ele a realidade é o inteligível, ou seja, o universo das percepções.
	
	Platão e Aristóteles nunca divergiram num aspecto importante, para Aristóteles o sensível contém as formas puras , já Platão nunca se manifestou sobre esse tema, voltou-se para a Metafísica.
	
	Os dois filósofos defendiam a realidade dividida em dois universos distintos: o inteligível e o sensível, sendo que o primeiro universo era composto por formas impuras.
	
	Platão afirmava que o homem vivencia apenas uma espécie de realidade, a sensível, desprezava a realidade da vida concreta, duradoura e sem mudanças.
	
	Platão dividiu a realidade em dois universos distintos, o inteligível e o sensível, sendo que o primeiro contém as formas puras, as essências e os fundamentos da existência dos seres do segundo.
 
5a Questão (Ref.: 201107224714) A tela " Les Demoiselles d'Avignon, de autoria de Pablo Picasso, onde o artista retratou a nudez feminina com figuras geométricas perfeitamente trabalhadas, substituíndo as formas reais naturalmente arredondadas, é considerada o marco inicial do : 
	
	Realismo
	
	Construtivismo
	
	Expressionismo
	
	Fauvismo
	
	Cubismo
6a Questão (Ref.: 201107118083) A obra de Edouard Manet (1832-1883) denominada "Almoço na relva" que representava uma mulher nua em companhia de dois homens elegantemente vestidos gerou muita polêmica. Assinale a resposta correta que indique um dos motivos porque, esta obra que foi criada com base em uma obra renascentista, é considerada inovadora?
	
	A obra "Almoço na relva" de Edouard Manet é inovadora pelo clima de fantasia que apresenta pois, os personagens pintados não eram pessoas conhecidas da sociedade parisiense. 
	
	Nenhuma das respostas anteriores estão corretas. 
	
	A obra "Almoço na relva" de Edouard Manet é inovadora devido a sua composição ser formada por um sistema de triângulos que se inter-relacionam criando uma estrutura fechada. (O primeiro triângulo envolve 3 figuras sentadas sobre a relva; outro se sobrepõe a este e envolve a figura da mulher na água e outro tem o vértice no pássaro que sobrevoa a cena e envolve toda composição). 
	
	Todas as respostas apresentadas estão corretas. 
	
	A obra "Almoço na relva" de Edouard Manet é inovadora devido a ausência de luminosidade que a cena ganha com a nudez da mulher 
7a Questão (Ref.: 201107128688) (IPHAN - 2005) Michelangelo, Rafael e Leonardo constituem, segundo os historiadores da arte, o ápice da arte renascentista. Cada um alcança um grau de excelência inédito que tanto aprofunda os caminhos anteriores como também abre novas e inesperadas pesquisas. Michelangelo foi considerado o maior de todos, a ponto de ter conseguido o que parecia impossível: ir além, superar os antigos com sua arte sublime. Para o século XVI, a questão que se colocava era o que pode haver depois de Michelangelo, de Rafael, de Leonardo? Pensar em ultrapassá-los não teria sentido, só restaria fazer arte à maneira deles. Define-se, assim, aquilo que a história da arte chamou de Maneirismo, situado entre o Renascimento e o Barroco. O Maneirismo diferencia-se como:
	
	o momento em que se abrem as academias de belas-artes e se institui o ensino acadêmico;
	
	o momento em que predominou o gosto pelo bizarro, pelo excêntrico e pelo afetado, inspirado pelos relatos das viagens de descobrimento;
	
	o momento em que a arte recuou e novamente se submeteu à religião da contra-reforma;
	
	o momento em que a arte começa a imitar a própria arte.
	
	o momento em que não se acredita que os antigos gregos foram os maiores, mas sim os antigos romanos;
8a Questão (Ref.: 201107128667) (IPHAN - 2005) As igrejas barrocas brasileiras distribuem-se pelas principais cidades ao longo da costa litorânea com destacável unidade de estilo. Apesar das diferentes localidades e ordens religiosas, características em comum podem ser apontadas, tais como:
	
	fachadas maciças e com poucos elementos decorados, frontão triangular e torres sineira, planta com nave e capela-mor retangulares e decoração em talha dourada;
	
	fachada com pórtico de entrada, torre sineira única e centralizada, planta elíptica e altar-mor embutido na parede e decoração com mármores coloridos;
	
	fachada com frontão curvo, planta retangular profunda e cúpula encimando o arco-cruzeiro.
	
	fachadas com colunas simples, frontão sobreposto e torres sineiras, planta com nave retangular e capela-mor transversal e decoração em estuque e gesso;
	
	fachadas com colunas colossais, entablamento projetado e frontão curvo, planta elíptica e revestimento em mármores;
9a Questão (Ref.: 201107075981) "[...] o modernismo induz intelectuais latino-americanos a redescobrir o povo, o que pode levá-los a descobrir camponeses e operários, ou índios e negros. O vínculo com a cultura universal não impõe necessariamente um caráter dependente ou ¿alienado¿ à totalidade de nossa cultura." (IANNI, O. apud. PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 1994. textos e documentos, v. 4, p. 88.)
 Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema é correto afirmar: 
	
	A produção cultural referente à época do modernismo caracterizou-se pela desvalorização da mestiçagem entre europeus e indígenas como elemento fundamental para o estabelecimento de uma identidade cultural homogênea.
	
	Vinculado a uma cultura universal, o modernismo não conseguiu tocar os imaginários sociais sobre a questão das características próprias de cada país, sendo que o olhar do europeu sobre a América é que se sobressaiu e foi valorizado nas obras deste período. 
	
	A produção cultural relativa à época moderna foi influenciada pelo gótico, permitindo que a ¿América¿ descobrisse a "América" através de novas formas de retratar os povos americanos. 
	
	O modernismo proporcionou aos artistas e intelectuais brasileiros a formação de uma consciência social, de caráter nacional-popular, valorizando a cultura nacional.
	
	No modernismo brasileiro sobressaiu-se a tendência de linhas retas e pouco uniformes, herançaainda dos artistas pertencentes à Escola Francesa, trazida por D. João ao Brasil. 
10a Questão (Ref.: 201107075917) Considerando a arte barroca e suas relações mantidas com a arte renascentista, podemos afirmar que:
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e emoção, de maneira similara as formas estáveis, da composição equilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, mais racionais e menos emocionais que os barrocos.
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas mas não no sentido da dramaticidade, intensidade e racional, de maneira completamente diferente das formas estáveis, da composição equilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, menos racionais e mais emocionais que os barrocos.
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e emoção, de maneira completamente diferente das formas estáveis, da composição equilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, mais racionais e menos emocionais que os barrocos.
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e racional, de maneira completamente diferente das formas instáveis, da composição desequilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, menos racionais e mais emocionais que os barrocos.
	
	A arte barroca desenvolveu as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e emoção, de maneira similar a das formas instáveis, da composição desequilibrada e muitas vezes estática, utilizada pelos mestres renascentistas, mais racionais e menos emocionais que os barrocos.

Outros materiais