Buscar

APRESENTACAO PORTIFOLIO GRUPO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Andre Lopes de Souza
Elaine Alves de Oliveira
Fabiana Pereira de Deus
Fagner dos Santos Rodrigues
Luizinha Costa Santos
MICHELE FIGUEREDO DE FREITAS PERES DAMACENO
Victoria Rodrigues da Costa
GOIÂNIA – 2016/2
MOTIVAÇÃO E BEM-ESTAR PROFISSIONAL
INTRODUÇÃO
Gestão de Pessoas
O capital humano é um fator determinante nas organizações. Elas estão percebendo que profissionais satisfeitos e motivados produzem mais e por consequência geram mais retorno as empresas.
Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é um conceito que engloba habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas, com o objetivo de administrar os comportamentos dos funcionários e potencializar esse capital humano nas empresas.
Gestão de Pessoas costuma ser confundido com setor de Recursos Humanos. Recursos Humanos são os meios que o profissional utiliza para a gestão de pessoas. 
A gestão de pessoas em si deve ser feito pelos gestores ou diretores, já que são cargos que precisam de habilidades de liderança.
3
INTRODUÇÃO
Clima e Cultura Organizacional
Para o profissional se sentir bem no que faz ele deve estar em um ambiente que lhe proporcione isso. Nesse contexto entra os conceitos de Clima e Cultura Organizacional.
A Cultura Organizacional é o conjunto de crenças, valores e atividades compartilhados pelos membros da organização. A cultura organizacional é algo que leva tempo até seus efeitos serem sentidos.
O Clima Organizacional é reflexo dessa cultura, a qualidade que é percebida no ambiente pelos membros da organização e influenciam diretamente o comportamento dos mesmos. É o nível do estado de ânimo ou o grau de satisfação dos profissionais em algum momento.
O comportamento dos funcionários da empresa é diretamente relacionado ao clima organizacional e a cultura da organização.
A cultura é o conjunto de crenças, valores e atitudes compartilhados pelos membros em uma organização, é o que as diferencia das demais. Elas são divididas em aspectos visíveis (cargos, salários, métodos e práticas, uso da tecnologia) e invisíveis (percepção e atitudes, liderança, relações afetivas, padrões de influência e poder). Essa cultura é fator relevante no comportamento dos colaboradores da empresa. O reflexo desse comportamento coletivo faz o clima organizacional. 
Clima Organizacional é o reflexo do estado de ânimo da organização. O nível de qualidade percebida no ambiente de trabalho pelos membros da organização e esse grau de satisfação influência no comportamento desses membros.
O Clima Organizacional depende de vários fatores: variáveis de ambiente físico, estruturáveis, de ambiente social, pessoais e variáveis próprias do comportamento organizacional.
COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS
Psicologia Organizacional estuda o bem-estar psicológico dos funcionários de uma empresa. Manter o clima organizacional favorável para o desenvolvimento do funcionário. Não sobrecarrega-lo física e emocionalmente, não deixar chegar ao ponto que ele traga algum prejuízo pra si mesmo e a empresa.
A Psicologia Organizacional atua no recrutamento e seleção, analise de cargos e salários, testes comportamentais, avaliações de desempenho, mediação de conflitos e problemas profissionais, retenção de talentos, etc. A Psicologia Organizacional visa resolver os problemas gerados pela Gestão de Pessoas.
Gestão de Pessoas, ou Administração de Recursos Humanos são habilidades, técnicas, praticas, políticas e métodos com o objetivo de desenvolver os funcionários de uma empresa, de forma que o funcionário se desenvolva e isso consequentemente fará a empresa crescer junto.
Na busca dessa otimização do potencial humano podem surgir fatores que prejudiquem o funcionário, desmotiva e traz consequências ruins tanto para a função corporativa quanto a vida pessoal. Irritabilidade, cansaço físico e mental, baixa autoestima, fraquezas do sistema imunológico, etc. 
Para evitar ou minimizar esses efeitos surge a Qualidade de Vida no Trabalho. São questões que envolve fatores determinantes na produtividade do funcionário. Quanto mais apto física e mentalmente mais ele pode ser produtivo.
A QVT aborda os seguintes fatores:
- Carga mental, esforços repetitivos;
- Saúde e segurança no trabalho, ergonomia;
- Comunicação;
- Significado do trabalho
- Processos comportamentais e expectativas;
- Liderança
- Compensação justa e adequada;
- Oportunidade de desenvolvimento;
- Integração social no trabalho, etc.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos.
O objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional é medir o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional.
O resultado final da Pesquisa de Clima Organizacional deve apresentar as informações necessárias para a dos focos de problemas.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Estrutura da Pesquisa de Clima Organizacional
1)	Instruções sobre a pesquisa:
•	Objetivo da pesquisa;
•	Participação espontânea;
2)	Identificação da unidade questionada:
•	Gênero;
•	Faixa Etária;
•	Unidade;
•	Tempo de empresa;
•	Turno de trabalho;
3)	Questionário:
Exemplos de variáveis que podem ser analisadas:
•	Objetos organizacionais:
•	Ambiente físico;
•	Condições de trabalho;
•	Relacionamento com os colegas;
•	Relacionamento com os chefes;
•	Ética e responsabilidade social
•	Trabalho em equipe;
•	Crescimento profissional;
•	Comprometimento;
•	Remuneração;
•	Benefícios;
•	Imagem da empresa.
Item
1º Bloco – Neste bloco você responderá sobreaEmpresa como um todo
1
2
3
4
5
1
Os meios de comunicação adotados pela Empresa facilitam o processo produtivo, de forma ágil e clara.
 
 
 
 
 
2
Os meios de comunicação utilizados pela Empresa são eficazes.
 
 
 
 
 
3
A Empresa possui credibilidade junto aos clientes
 
 
 
 
 
4
Os funcionários se orgulham de trabalhar na Empresa
 
 
 
 
 
5
As áreas trabalham de forma integrada para atingir os objetivos da Empresa.
 
 
 
 
 
Item
2º Bloco – Práticas de Gestão de Pessoas da Empresa
 
1
Os empregados tem oportunidade de crescimento.
 
 
 
 
 
2
Existem ações na empresa para melhoria da Qualidade de Vida dos funcionários.
 
 
 
 
 
3
Os empregados são estimulados a participar de treinamentos internos e externos da empresa
 
 
 
 
 
4
A remuneração oferecida pela empresa (salário + gratificação + benefícios) atende as necessidades dos empregados.
 
 
 
 
 
5
Os benefícios oferecidos pela Empresa atendem as necessidades dos empregados.
 
 
 
 
 
Item
3º Bloco - Responda sobre seu gestor imediato do órgão ou setor onde você trabalha (aquele que faz sua avaliação de desempenho)
 
1
Está aberto ao diálogo com os empregados, aceitando críticas e sugestões
 
 
 
 
 
2
É eficaz na administração da área/setor.
 
 
 
 
 
3
Estimula os empregados a buscar o crescimento e desenvolvimento profissional.
 
 
 
 
 
4
Atua com justiça na avaliação dos empregados.
 
 
 
 
 
5
Estimula e orienta a equipe para a obtenção dos resultados.
 
 
 
 
 
Item
4º Bloco - Ambiente de Trabalho (ambiente/condições e pessoas)
 
1
As condições de trabalho são adequadas a saúde do empregado.
 
 
 
 
 
2
O teletrabalho contribuiria para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários
 
 
 
 
 
3
Nesta área/setor os funcionários tem bom relacionamento.
 
 
 
 
 
4
Os empregados trabalham de forma integrada para a obtenção dos objetivos e metas.
 
 
 
 
 
5
O ambiente físico da área/setor que trabalho (iluminação, temperatura, ruídos, ventilação, entre outros) é agradável.
 
 
 
 
 
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
CONCLUSÃO
O capital humano é fundamental nas organizações, pois o crescimento ou manutenção
depende diretamente do desempenho deles na organização. Funcionários satisfeitos, preparados e motivados produzem mais e dão mais retorno as empresas. Nesse contexto são empregado os conceitos de Psicologia Organizacional e Gestão de pessoas.
Psicologia Organizacional é focado na relação/comportamento do funcionário, como isso afeta ele e a empresa; a Qualidade de vida no Trabalho atua no que é necessário para o bem-estar do trabalhador, e a Gestão de Pessoas atua no desenvolvimento do profissional e isso fará a empresa crescer por consequência.
Para essa motivação do profissional ocorrer é preciso um ambiente que propicie isso. A cultura e o clima organizacional refletem sobre o comportamento dos membros dessa organização. 
CONCLUSÃO
Para descobrir as necessidades da organização é usado a Pesquisa de Clima Organizacional, pois essa pesquisa mapeia os focos dos problemas e mensura o nível de satisfação dos profissionais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Como fazer questionário de pesquisa de clima organizacional – Disponível em <http://www.agendor.com.br/blog/questionario-de-pesquisa-de-clima-organizacional/>. Acessado em 24 de setembro de 2016.
 
Comportamento organizacional – Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABWvMAE/comportamento-organizacional?part=1>. Acessado em 24 de setembro de 2016.
Despachando em casa: inovação ou comodidade? – Disponível em <http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=185:despachando-em-casa-inovacao-ou-comodidade&catid=13:gestao-de-pessoas&Itemid=12>. Acessado em 21 de setembro de 2016.
O PAPEL DO GESTOR DE PESSOAS – Disponível em <http://www.portaleducacao.com.br/recursos-humanos/artigos/52797/o-papel-do-gestor-de-pessoas>. Acessado em 24 de setembro de 2016.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL – Disponível em <http://www.administracaoegestao.com.br/pesquisa-de-clima-organizacional/relacao-entre-clima-e-cultura-organizacional/>. Acessado em 24 de setembro de 2016.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Questionário para pesquisa de clima organizacional - Disponível em <https://pt.surveymonkey.com/mp/employee-satisfaction-surveys/>. Acessado em 24 de setembro de 2016.
QVT - Qualidade de Vida no Trabalho – Disponível em <http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/qualidade-de-vida-no-trabalho-dicas-e-conceitos/>. Acessado em 24 de setembro de 2016.
Significado de Gestão de Pessoas – Disponível em <https://www.significados.com.br/gestao-de-pessoas/>. Acessado em 24 de setembro de 2016.
Teletrabalho, além da burocracia. – Disponível em <http://www.profissionalenegocios.com.br/materias/materia.asp?cod_materia=623>. Acessado em 21 de setembro de 2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais