Buscar

PARTE 3.a_Fatores de Riscos -_Acidente_do_trabalho

Prévia do material em texto

*
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
AULA 03.a – FATORES DE RISCOS Acidentes de Trabalho: conceituação e ocorrências no Ambiente de Trabalho
PROFESSOR: FRANCISCO GABRIEL SANTOS SILVA 
*
Fatores de Riscos ( falta de proteção ) 
*
Fatores de Riscos ( falta de proteção / manutenção)
*
Fatores de Riscos ( falta de proteção / acessos)
*
Acidentes: Impactos Sociais
*
*
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
A Legislação Brasileira define acidente do trabalho como todo aquele decorrente do exercício do trabalho, e que provoca, direta ou indiretamente, lesão, perturbação funcional ou doença.
Do ponto de vista prevencionista essa definição não é satisfatória, pois o acidente é definido em função de suas conseqüências sobre o homem, ou seja, perturbações ou lesões.
Visando a sua prevenção, o acidente, que interfere na produção, deve ser definido como "qualquer ocorrência que interfere no andamento normal do trabalho", pois além do homem, podem ser envolvidos nos acidentes outros fatores de produção, como máquinas, ferramentas, equipamentos e tempo.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Existe uma diferença fundamental entre as duas definições : na definição legal, o legislador se interessou em definir o acidente com a finalidade de proteger o trabalhador acidentado, através de uma compensação financeira, garantido-lhe a indenização. 
Conforme essa definição, o acidente só ocorre se dele resultar um ferimento, mas devemos lembrar que o ferimento é apenas uma das conseqüências do acidente. A definição técnica nos alerta que o acidente pode ocorrer sem provocar lesões. 
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
A experiência demonstra que, para cada grupo de 330 acidentes de um mesmo tipo, 300 vezes não ocorre lesão nos trabalhadores, são os quase acidentes, enquanto que em apenas 30 casos resultam danos à integridade física do homem. 
Em todos os casos porém, haverá prejuízo à produção. 
Sob o aspecto de proteção ao homem, todos os acidentes (com ou sem lesão) são importantes, em virtude de não se poder prever quando um acidente vai resultar, ou não, em lesão ao trabalhador. Portanto devemos procurar evitar todo e qualquer acidente.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Risco
Toda pessoa está sujeita pelo menos a três tipos de riscos :
Risco genérico - a que se expõem todos os homens;
Risco específico - a que se expõem os trabalhadores de uma profissão;
Risco genérico agravado : risco pelas condições específicas de trabalho.
Por exemplo, a possibilidade de acidentes de trânsito na viagem de ida e volta de casa para o trabalho se constitui num risco genérico. 
Os acidentes com a máquina de trabalho decorrem de um risco específico. 
O pedreiro de uma obra, que passa sob o sol está sujeito a um risco genérico, que pode ser agravado no verão, e sofre os efeitos da insolação.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Causa do acidente
Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fator que, se removido a tempo teria evitado o acidente. 
Os acidentes “não são inevitáveis”, não surgem por acaso, são causados, são possíveis de prevenção, eliminando suas causas.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Fatores de Acidentes
Há CINCO informações importantes em todos os casos de acidentes. São os chamados fatores de acidentes : o agente da lesão, a condição insegura, o tipo de acidente, o ato inseguro e o fator pessoal inseguro.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Agente da lesão
O agente da lesão é aquilo que, em contato com a pessoa determina a lesão. Pode ser por exemplo um dos muitos materiais com características agressivas, uma ferramenta, a ponta de uma máquina. Um ácido ou produto químico, ou a corrente elétrica, ou um canivete, são agentes de lesão.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Condição insegura
Condição insegura de um local de trabalho são falhas físicas que comprometem a segurança do trabalhador. É responsável por 18 % dos acidentes. 
Exemplos : 
Proteção mecânica inadequada;
Condição defeituosa do equipamento (grosseiro, cortante, escorrega-dio, corroído, fraturado, de qualidade inferior, etc), escadas, pisos, tubulações;
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Condição insegura
Projeto ou construções inseguros;
Processos, operações ou disposições perigosos (empilhamento, armazenagem, passagens obstruídas, sobrecarga sobre o piso, congestionamento de maquinaria, etc.)
Iluminação inadequada;
Ventilação inadequada ou incorreta.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Ato inseguro
Ato inseguro é a maneira pela qual o trabalhador se expõe, consciente ou inconscientemente a riscos de acidentes. 
 
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Ato inseguro
É o comportamento que leva ao acidente. Segundo as estatísticas, 80% do total dos acidentes do trabalho são oriundos do próprio trabalhador. 
Portanto, os atos inseguros no trabalho provocam a grande maioria dos acidentes. 
Exemplos : o uso de ferramentas inadequadas por estarem mais próximas, ou a limpeza de máquinas em movimento por preguiça de desligá-las, ou a operação sem um equipamento de proteção. 
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Tipo de acidente
É a maneira como as pessoas sofrem a lesão, ou como se dá o contato entre a pessoa e o agente lesivo. 
São classificados como :
Batida contra ... : a pessoa bate o corpo ou parte do corpo contra obstáculos. Isto ocorre com mais freqüência nos movimento bruscos, descoordenados ou imprevistos, quando predomina o ato inseguro ou, mesmo nos movimentos normais, quando há condições inseguras, tais como coisas fora do lugar, má arrumação, pouco espaço etc.
Batida por ... : nestes casos a pessoa não bate contra, mas sofre batidas de objetos, peças, etc. A pessoa pode encontrar-se em lugar inadequado, ou não estar usando equipamento de proteção.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Queda de objetos : são os casos em que a pessoa é atingida por objetos que caem. 
Quedas da pessoa : a pessoa cai por escorregar, por tropeçar, por desequilibrar, pela quebra de escadas ou andaimes, ou de um piso superior para outro inferior por abuso do risco que sabe existir.
Prensagem entre ... : a pessoa tem uma parte do corpo prensada entre um objeto fixo e um móvel, ou entre dois objetos móveis. Decorre devido ao ato inseguro.
Esforço excessivo ou "mau jeito" : nesses casos a pessoa não é atingida por determinado agente lesivo; lesões com distensão lombar, lesões na espinha, etc. decorrem da má posição do corpo, do movimento brusco em más condições, ou do super esforço empregado.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Exposição à temperaturas extremas : são os casos em que a pessoa se expõe à temperaturas muito altas ou baixas, sofrendo as conseqüências de alguma lesão ou mesmo de uma doença ocupacional. 
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
 Contato com produtos químicos agressivos : a pessoa sofre lesão pela aspiração, ingestão ou contato de produtos químicos. Incluem-se também os contatos com produtos que apenas casam efeitos alérgicos. 
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Contato com eletricidade : são as lesões que podem ser provocadas por contato direto com fios ou outros pontos carregados de energia elétrica. São normalmente acidentes graves.
*
1. O Acidente : Conceitos, Causas e Prevenção
Fator pessoal inseguro
É a característica mental ou física que ocasiona o ato inseguro. 
São fatores pessoais predominantes : atitude imprópria (desrespeito às instruções, má interpretação das normas, nervosismo, excesso de confiança), falta de conhecimentodas práticas seguras, e incapacidade física para o trabalho.
*
2. TEORIA DE HENRICH
O acidente, e conseqüentemente a lesão, são causados por alguma coisa anterior que o provocou. 
Todo acidente é causado, ele nunca, simplesmente, acontece.
É causado porque o homem não se encontra devidamente preparado e comete atos inseguros, ou então existem condições inseguras que comprometem a segurança do trabalhador.
Portanto, os atos inseguros e as condições inseguras constituem o fator principal na causa dos acidentes.
Heinrich imaginou demonstrar a ocorrência de lesões com o auxílio de 5 pedras de dominós que representam : a personalidade, as falhas humanas, as causas dos acidentes, o acidente, e as lesões.
*
2. TEORIA DE HENRICH
Personalidade : É o conjunto de características positivas e negativas, de qualidades e defeitos, que constituem a sua personalidade. Essas características (irresponsabilidade, irascibilidade, temeridade, teimosia) podem se constituir em razões próximas para a prática de atos inseguros.
Falhas humanas : devido a sua personalidade, o homem pode cometer falhas no exercício do trabalho, do que resultarão as causas dos acidentes.
Acidente : É a conseqüência dos atos inseguros ou condições inseguras.
Lesão : É a conseqüência do acidente, embora nem sempre os acidentes provoquem lesões.
*
2. TEORIA DE HENRICH
Considerando-se que é impraticável modificar radicalmente a personalidade de todos os que trabalham, de tal forma a evitar as falhas humanas, deve-se procurar eliminar as causas dos acidentes.
Eliminadas as causas de acidentes, todos os trabalhadores continuarão cada um com a sua personalidade, de que resultarão em falhas no comportamento no trabalho, mas o acidente e as lesões não terão lugar.
A eliminação das causas de acidentes deve visar :
a eliminação da prática de atos inseguros : através de seleção profissional e exames médicos adequados e posteriormente através da educação e treinamento;
a eliminação das condições inseguras : através de medidas de engenharia que garantam a remoção das condições de insegurança no trabalho.
*
3. SEGURANÇA NO TRABALHO
Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios?
Segundo a Declaração dos Direitos Humanos todo homem tem direito à vida e, se temos direito à vida precisamos nos preocupar em preservá-la. 
Uma forma de preservá-la é preocupar-se com a sua segurança no ambiente de trabalho e, todo trabalhador, precisa conhecer os riscos a que é exposto e como melhorar suas condições de segurança.
*
3. SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Os acidentes que advém dessas causas geralmente são:
Intoxicações, queimaduras térmicas,
Químicas,
Choque elétricos,
Incêndios,
Explosões, contaminações por agentes biológicos e
Interações com radiações.
*
4. TIPOS DE RISCOS DO TRABALHO
Riscos Físicos
Riscos Biológicos
Riscos Químicos
Riscos Ergonômico
Risco de Acidentes
*
*
4. RISCOS DE TRABALHO
Riscos Físicos
Equipamentos que geram calor ou chamas
Equipamentos de Baixa temperatura
Material Radioativo
Pressões Anormais
Umidade
Ruídos e Vibrações
Radiações não-ionizante
Radiação Ultravioleta
Radiação Infravermelha
Raios Laser
Campos Elétricos
*
*
RISCO BIOLÓGICO
De onde ele vem?
*
*
*
Riscos Biológicos em Serviços de Saúde
Histórico
Historicamente, os profissionais de saúde não eram considerados de alto risco para acidentes de trabalho
Até a década de 60 atenção aos profissionais de laboratório de análises clínicas (hepatite B e tuberculose, 7 e 5 vezes mais freqüentes que na população em geral)
A partir dos anos 80 (AIDS) atenção voltada para os profissionais envolvidos na assistência ao paciente
Os principais riscos biológicos envolvem os patógenos de transmissão sangüínea como os vírus das hepatites B e C e o HIV
Mais de 30 outros agentes infecciosos podem estar envolvidos em acidentes biológicos nos estabelecimentos de saúde
*
RISCO BIOLÓGICO
risco de quê?
Bactérias
Vírus
Fungos
Ectoparasitas
Protozoários
*
RISCO BIOLÓGICO
risco de quê?
Hepatite A
Hepatite B
Hepatite C
Tuberculose
Vírus herpes
Staphylococcus sp.
Escabiose
Meningites
Influenzae
*
4. RISCOS DE TRABALHO
Riscos Biológicos
Amostras provenientes de seres vivos: plantas, animais, bactérias, leveduras, fungos, parasitas.
Amostras provenientes de animais e seres humanos:
sangue, urina, escarro, secreções, derrames cavitários, peças cirúrgicas, peças cirúrgicas, biópsias, entre outras.
Organismos Geneticamente modificados
*
4. RISCOS DE TRABALHO
Riscos Biológicos
NB-1 Nível de Biossegurança 1: microorganismo suscetíveis de causar enfermidades no homem e em animais.
NB-2 Nível de Biossegurança 2: microorganismo capazes de provocar enfermidades no homem e em animais.
*
4. RISCOS DE TRABALHO
Riscos Biológicos
NB-3 Nível de Biossegurança 3: microorganismo capazes de provocar enfermidades graves no homem e em animais.
NB-4 Nível de Biossegurança 4: microorganismo capazes de provocar enfermidades graves no homem e em animais, representando grande risco para os trabalhadores de saúde, sendo alto o risco de transmissibilidade na comunidade.
*
4. RISCOS DE TRABALHO
Riscos Químicos
Contaminantes do ar
Substâncias tóxicas e altamente tóxicas
Substâncias Explosivas
Substâncias Irritantes e Nocivas
Substâncias Oxidantes
Substâncias Corrosivas
Líquidos Voláteis
Substâncias Inflamáveis
Substâncias Sólidas Corrosivas
Substâncias Cancerígenas
*
*
*
4. RISCOS DE TRABALHO
Símbolos de Identificação de Classes de Produtos Químicos
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
4. RISCOS DE TRABALHO
Riscos Ergonômicos
Distância em relação à altura dos balcões, cadeiras, prateleiras, gaveteiros, capelas, circulação e obstrução de áreas de trabalho.
*
4. RISCOS DE TRABALHO
Riscos Ergonômicos
Computadores: altura dos teclados do equipamento e da posição de monitores e vídeos para evitar distensões de músculos e lesões em tendões
Trabalhos de movimentos repetitivos:
teclados para digitação e pipetas
automáticas.
*
*
*
4. RISCOS EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS/FARMACÊUTICA
Riscos de Acidentes
Equipamentos de vidro
Equipamentos e instrumentos perfurocortantes
Coleta, manipulação de amostras de sangue e outros
Fluidos biológicos no laboratório de pesquisa e clínico
Equipamentos que utilizam gases comprimidos
Cuidados com cilindros de gases comprimidos inertes e combustível
Equipamento de engrenagem e de sistema de trituração
Equipamentos de emissão de ultra-som
*
4. ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS/FARMACÊUTICA
Atividades
Manuseio de equipamentos e instrumentos
Manuseio de vidraria e outros equipamentos
Preparo de reagentes e soluções
Condições de segurança no laboratório
Sinalização das áreas de trabalho
Tempo de execução da atividade
 Procedimentos operacionais
Práticas seguras
Registro das atividades
*
5. PRÁTICAS SEGURAS EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS/FARMACÊUTICA
Ordem e limpeza dos materiais
Separação e a limpeza das áreas de trabalho
Manuseio e o transporte de vidrarias e de outros materiais
Manuseio adequado de equipamentos elétricos
Manuseio e Armazenamento das Substâncias químicas
Manuseio e Armazenamento dos Materiais biológicos
*
5. PRÁTICAS SEGURAS EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS/FARMACÊUTICA
Manuseio e Armazenamento dos Materiais Radioativos
Uso adequado de equipamentos de proteção e segurança
Uniformes, aventais e roupas de trabalho Atividades administrativas
Pessoal de apoio
Equipamento sonoro
Higienização das mãos
*
6. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA
 Visam proteger o meio ambiente, a saúde e a integridade dos ocupantes de determinada área, diminuindo ou eliminando os riscos provocados pelo manuseio de produtosquímicos, principalmente tóxicos e inflamáveis, além de agentes microbiológicos e biológicos.
 Podem ser de uso rotineiro ou para situações de emergência, devendo estar instalados em locais de fácil acesso e devidamente sinalizados .
 Tais equipamentos permitem ainda eliminar ou reduzir o uso de alguns EPI′s.
*
6. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA
*
6. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA
*
7. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI´S
 Destinam-se a proteger o trabalhador nas operações com riscos de exposição ou quando houver emanações de produtos químicos, riscos de quebra ou explosão de aparelhos de vidro, risco de cortes com vidrarias, lâminas, ferramentas perfurocortantes.
EPI′s podem ser considerados um dispositivo de uso individual destinado a proteger a integridade física e a saúde do trabalhador.
*
7. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI´S
Segundo a Lei n°6.514, de 22.12.1997, Seção IV, art.166, toda empresa é obrigada a fornecer aos seus Funcionários, gratuitamente, EPI′s segundo as necessidades de trabalho e ao risco inerente, que se encontrem e em perfeito estado de conservação.
Os empregados, de acordo com a Norma Regulamentadora n°6 (NR 6) da Portaria n°3.214, de 8.6.1978, são obrigados a usar o(s) EPI (s) e se responsabilizar pela guarda e conservação deste (s).
*
7. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI´S
*
7. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI´S
*
7. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI´S
*
7. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI´S
*
7. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI´S
*
8. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Imprescindíveis a todos os laboratórios:
Chuveiro de emergência
Lavador de olhos
Devem ser instalados em locais estratégicos para permitir fácil e rápido acesso de qualquer ponto do laboratório.
Recomenda-se fazer um teste de funcionamento pelo menos uma vez por semana.
Equipamentos de Segurança
*
8. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
*
8. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Outros materiais

Perguntas Recentes