Buscar

[RESUMO] Hormonio do crescimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HÔRMONIO DO CRESCIMENTO (GH)
O hormônio do crescimento (GH) também é conhecido por somatotrofina ou hormônio somatotrófico, usando-se frequentemente as siglas GH ou STH. É um polipeptídeo que contem 191 aminoácidos dispostos numa só cadeia com duas pontes dissulfeto. É excretado pelas células somatotróficas da adeno-hipófise, que também tem a capacidade de armazenagem em grânulos intracelulares, podendo o GH ser liberado em resposta à vários estímulos. Além de possuir ação no crescimento, o GH – atuando no metabolismo intermediário de lipídeos, carboidratos e proteínas – desempenha uma função fundamental, que se integra à diversidade fisiológica endócrina, em conjunto com a insulina e glucagon, ainda em condições em que o crescimento linear ósseo já tenha se concluído. Uma característica da secreção de GH é sua ocorrência em forma de Pulsos Cíclicos, além das que se apresentam em todas as condições de secreção hormonal.
Para que a adeno-hipófise produza GH, o hipotálamo tem que produzir um outro hormônio chamado GHRH – Hormônio liberador de hormônio do crescimento. O GHRH agirá segundo os mensageiros. Quando o GHRH age na hipófise, estimula as proteínas G, AMPC, CA, AP3 e DAG. A resposta das proteínas à esse estímulo é a liberação do GH.
No caso da secreção do GH, o hipotálamo também pode produzir um outro hormônio, o GHRIH – Hormônio inibidor da secreção de hormônio do crescimento. Este também é um peptídeo de cadeia curta e é produzido no Núcleo Periventricular do hipotálamo. Sendo um peptídeo, ativa a proteína G. Quando temos liberação de GH, quem está agindo é o GHRH, e quando temos inibição, é o GHRIH.
CONTROLE DE SECREÇÃO DE GH: é controlada por 2 hormônios hipofisotróficos, o GHRH e o GHRIH, também denominado somatostatina. Este último hormônio também pode ser secretado em outras estruturas, como pâncreas endócrino (células D ou δ das ilhotas de Langerhans) e intestino delgado. A secreção de GH pela adeno-hipófise é decorrente do equilíbrio entre ambos elementos hormonais controladores (GHRH e GHRIH). O hipotálamo produz o GHRH que cai na corrente sanguínea e estimula a adeno-hipófise a produzir o GH. A concentração sanguínea de GH aumenta, provocando a inibição do GHRH, por feedback negativo. Essa regulação entre hipotálamo e hipófise é chamada de Regulação por Alça Curta. O GH que cai na corrente sanguínea agirá no fígado, e estimula-o a produzir um hormônio chamado IGF, que tem ação semelhante à da insulina (permite que a glicose entre na célula). Surge então um outro meio de regulação: Mecanismo de regulação por alça longa -> ocorre na maior parte dos hormônios da adeno-hipófise, efetua-se por meio de hormônios secretados pelas glândulas-alvo periféricas. O fígado secreta IGF, e este inibirá o GHRH.
CONTROLE DA SECREÇÃO DE GH POR FATORES METABÓLICOS: A ação da hipoglicemia, que estimula a secreção de GHRH e GH. Também o glucagon e a vasopressina, em doses muito elevadas, bem como com o teor aumentado de aminoácidos, especialmente de argina, leucina e lisina parecem estimular a secreção de GH. Os lipídeos também podem interferir, no sentido que teores baixos de lipídeos podem ser elementos estimulantes da secreção hipofisária de GH.
CONTROLE DA SECREÇÃO DE GH POR FATORES FISIOLÓGICOS: Em condições de stress, de qualquer tipo ou natureza, incrementa-se a secreção de GH. O exercício físico também é um forte estimulante da secreção de GH, porque consumimos glicose, assim a glicemia diminui e temos a liberação de GHRH. Além disso no exercício físico há secreção de adrenalina, que também estimula a secreção de GHRH. O sono não-REM produz impulsos mais altos e aumenta o teor plasmático de GH. No sono REM nós liberamos acetilcolina, que inibe a secreção de GHRH.
AÇÃO DOS HORMONIOS TIREOIDEANOS: Estimulam o desenvolvimento dos tecidos com GHRH.
AÇÃO DOS HORMÔNIOS SEXUAIS: A transição para a puberdade chama-se estirão puberal. A criança cresce vários cm rapidamente porque os hormônios sexuais (masculino e feminino) estimulam a secreção de GH.
Por que os homens são mais altos que as mulheres? A menina entra 1º na puberdade (por volta dos 12-13 anos). Quando se entra 1º na puberdade, logo há contato com hormônios sexuais que estimulam a secreção do GH. Porém logo depois ela para de crescer porque os hormônios sexuais provocam o fechamento da epífise óssea (parte mais extrema do osso), fazendo com que sua altura não aumente mais. Como o homem tem a puberdade tardia (por volta dos 14-21 anos), tem mais tempo para crescer. OBS.: Não é a menstruação que faz a menina parar de crescer e sim o fechamento das epífises.
AÇÃO DOS GLICOCORTICÓIDES: O tratamento mantido com hormônios corticoadrenais provoca atraso do crescimento, talvez, decorrente do efeito inibitório destes hormônios sobre a secreção de GH. Entretanto, a corticoesterona estimula a secreção de GH. 
GH NO METABOLISMO DE PROTEÍNAS: Estimula o transporte de aminoácidos; eleva o conteúdo intracelular de mRNA (síntese de proteínas).
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS: ação hiperglicemiante – “guarda” glicose para que células mais novas possam utilizá-la. Se há menos utilização de glicose por um tempo prolongado, provoca-se resistência à insulina, ou seja, diabetes tipo 2. Quando não usamos a glicose, estamos estimulando a gliconeogênese e isso aumenta a glicose hepática, levando a uma hiperglicemia e hiperinsulinemia (aumento de insulina na corrente sanguínea).
METABOLISMO DOS LIPÍDIOS: O GH provoca lipólise, que provoca emagrecimento e liberação de ácidos graxos e glicerol. Este processo ocorre por ação de uma enzima. Há queda da concentração plasmática de ácidos graxos livres, mas somente quando há ação de grandes doses de GH.
METABOLISMO DE CÁLCIO (HIDRO-ELETROLÍTICO): O GH aumenta a reabsorção intestinal de cálcio, assim temos mais cálcio no tecido ósseo. O IGF estimula o crescimento dos ossos. Todos os IGF são fatores mitogênicos, ou seja, fazem mitose. A presença dos IGF nos tecidos duros e moles, permite seu crescimento. Para que haja crescimento longitudinal, o IGF agirá principalmente na cartilagem epifisária (incorpora aminoácidos, sintetiza proteínas, aumenta a produção de colágeno).
DISTÚRBIOS RELACIONADOS À SECREÇÃO DE GH: 
- Por excesso: gigantismo e acromegalia
- Por falta: nanismo

Outros materiais