Buscar

Modelo de Projeto de Pesquisa: Roteiro para quem vai produzir artigos ou trabalhos de final de curso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modelo de Projeto de Pesquisa
As informações contidas no presente modelo são oferecidas aos que desejam um guia para a redação do projeto de pesquisa.
	A fim de assegurar um máximo de equidade na avaliação, recomenda-se que os candidatos se atenham, na medida do possível, ao formato a seguir. 
	Contudo é facultada ao candidato liberdade total para alterar o presente modelo ou, até mesmo, optar por outro inteiramente diverso, de acordo com as necessidades específicas do seu projeto, contanto que sejam respeitadas as seguintes normas: 
.	Nenhum projeto deve exceder o limite máximo de páginas especificadas pela instituição;
.	Devem ser incluídas, necessariamente as informações indicadas nos itens 1 e 7, abaixo.
1
Identificação
Devem constar deste item as seguintes informações: a) título do projeto; b) nome do candidato; c) nome do orientador.
2
Resumo
Definir, em poucas frases, a proposta geral do projeto de pesquisa. Deixar claro qual será o tema da pesquisa, bem como a natureza da abordagem a ser adotada, enfatizando a pertinência ao campo do design e a linha de pesquisa escolhida.
3
Justificativa
Explicar, sucintamente, a relevância do seu projeto às grandes questões que norteiam a área de conhecimento do curso. De que forma o seu trabalho irá contribuir aos debates no campo do design, deixando claro como o seu projeto de pesquisa nele se situa.
4
Objetivos
Considerando o tema da sua pesquisa, expor em linhas gerais, a estrutura que será dada ao seu trabalho e, ainda, a sua previsão para o desenvolvimento da dissertação. Este item pode ser concebido como uma narrativa da sua proposta (imagine que você está explicando para alguém o assunto da sua dissertação...) e, portanto, deve ocupar posição de destaque no projeto de pesquisa. 
5
Viabilidade
Detalhar os principais recursos materiais e pessoais à sua disposição para garantir a realização do projeto dentro do prazo proposto. Cabe citar, por exemplo: fontes, arquivos, acervos, instrumentos, laboratórios, instalações, recursos humanos, experiência anterior e/ou outros elementos relevantes.
6
Bibliografia preliminar
Fornecer uma bibliografia que inclua uma seleção de livros (e/ou outras fontes) que você considere de importância para dar início ao seu trabalho de pesquisa. Em tratando-se de um plano de dissertação, é evidente que esta será uma bibliografia apenas inicial; portanto, não existe a preocupação de que seja exaustiva. Evite incluir fontes de relevância marginal ou, ainda, fontes de uso universal (tais quais, dicionários, enciclopédias, etc.).
7
Aceite do orientador
O projeto deve incluir anuência de um professor orientador membro do corpo docente da faculdade que propõe a pesquisa.

Outros materiais