Buscar

Tempos Modernos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tempos Modernos
Moderns Times (título Original)
EUA, 1936
Direção: Charles Chaplin
O filme conta a história de Carlitos, um operário durante a revolução industrial. Ele fazia seu trabalho repetidamente. Ele repetia os mesmos movimentos de uma forma tão extenuante que acaba tendo um colapso nervoso, não conseguindo parar de executar os movimentos mesmo depois do final do expediente. Devido a isso, o protagonista é levado a um hospital.
Após curado, Carlitos encontra a fábrica fechada. Enquanto procurava outro emprego, vários operários estão protestando por melhores condições de trabalho. Carlitos é confundido com um líder socialista e é mandado para a cadeia. 
Preso, ele frustra uma tentativa de fuga sendo libertado em seguida com uma carta de recomendação das autoridades. Mesmo com a recomendação, ele não consegue manter o emprego, pois ele só sabia fazer a função de apertar parafusos. Como não conseguia se manter em nenhum emprego, Carlitos passa a tentar voltar para a prisão. 
Nisso ele conhece uma moça que vivia do roubo de alimentos, uma vez que sua mãe tinha morrido e seu pai estava desempregado. Durante uma confusão, o pai da jovem é morto e ela foge para evitar ser mandada para um abrigo. Carlitos consegue seu emprego na fabrica onde apertava parafusos, mas os operários entram em greve novamente e jogam uma pedra em um policial, que acusa Carlitos, que mais uma vez é preso.
Livre novamente, Carlitos reencontra a moça que agora trabalhava como dançarina em um restaurante. A jovem consegue um emprego para ele e ambos passam a trabalhar juntos entretendo os clientes. Porém, a moça ainda era procurada pela polícia, que invade o restaurante. O final do filme é marcado por uma cena onde o casal foge para o por do sol. 
O Filme faz um retrato cômico e crítico da sociedade de transição da sociedade manufatureira para a sociedade industrial. A nova classe, o operariado vivia sem direitos e era explorada. 
As cenas onde Carlitos repete compulsivamente a função de apertar parafusos e sua inabilidade de se adaptar a qualquer outro trabalho ilustram muito bem o conceito de alienação do trabalho de Karl Marx.
Apesar do clima leve e bem humorado do filme, Chaplin faz uma crítica dura e incisiva a sociedade da revolução industrial que explorava duramente os operários e reprimiam agressivamente qualquer manifestação em busca de melhores salários e condições de trabalho.

Outros materiais