Buscar

Avaliação 2 - Unidade 4 - Metodologia Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO - UNIDADE 4
1. O TEMA, O PROBLEMA, O OBJETIVO E A HIPÓTESE DO ARTIGO.
1.1 - TEMA: Ética e publicidade infantil.
1.2 - PROBLEMA: É como evitar as influências negativas advindas dos conteúdos televisivos, sobretudo das mensagens publicitárias voltadas para o público infantil.
1.3 - OBJETIVO: Averiguar a presença da ética nas propagandas voltadas às crianças e debater se seria juridicamente ético impor restrições à veiculação das mesmas nas televisões brasileiras.
1.4 - HIPÓTESE: Os publicitários brasileiros poderiam se espelhar nos profissionais especializados de outros países e, ao invés de fazerem campanhas voltadas para o público infantil, veicular propagandas voltadas para a família, tal como era feita a publicidade até a década de 1960.
2. O MÉTODO DE PESQUISA QUE FOI APLICADO. JUSTIFIQUE.
A pesquisa busca entender o poder da influência da publicidade na vida das crianças. Observar os aspectos causados pela ausência da companhia paterna, materna, e a influência das crianças nas compras familiares e práticas de consumo. Relatar o comportamento do mercado publicitário voltado para o público infantil em relação à ética nos anúncios. Destacar as soluções que os publicitários brasileiros podem fazer para driblar a possível perda de lucro que poderia ocorrer com a restrição de alguns tipos de publicidade. Entender conceito “liberdade de expressão comercial” a nível de entendimento da legislação. Por fim, uma das formas para minimizar os efeitos negativos da televisão na vida das crianças é fazer com que elas tenham atenção e se sintam amadas, protegidas e seguras para que elas passem menos tempo em frente à televisão e não sejam expostas as essas publicidades influenciadoras.
3. A RELEVÂNCIA DO ESTUDO.
Os estudo tem como relevância social quando contribui com o desenvolvimento infantil das crianças brasileiras, apontando problemas sociais que influenciam o comportamento das crianças brasileiras, e também aponta soluções para a publicidade brasileira a seguir uma reformulação nos critérios éticos.
4. IDENTIFIQUE SE NO DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO FORAM UTILIZADAS FONTES PRIMÁRIAS OU SECUNDÁRIAS. EXPLIQUE A DIFERENÇA.
O estudo aponta fontes secundárias pois apontam estudos de outros autores que contribuíram para o desenvolvimento do artigo.
Ex.: Dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (IDEC, 2007) mostraram que, para cada dez minutos de publicidade veiculada nos intervalos de programas infantis da televisão, um minuto é destinado a produtos alimentícios que geram hábitos pouco saudáveis.
5. EXEMPLIFIQUE OS TIPOS DE CITAÇÃO QUE ESTÃO PRESENTES NO ARTIGO. EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE ELAS.
O artigo aponta citações indiretas que é um texto baseado na obra do autor consultado, e citações de citações que é a indicação de uma obra que se teve acesso através da citação em outro texto.
Ex.: De acordo com os apontamentos de Groebel (1998), existem pelo menos três desdobramentos da violência mostrada na mídia: a agressão é um meio eficaz de resolver conflitos; a agressão oferece status; e a agressão pode ser divertida. (Citação indireta)
Com o objetivo de descobrir como a população na faixa etária de sete aos 13 anos assiste à televisão, Furtado & Franarin (2005, apud CARVALHO, 2005) desenvolveram um estudo com 200 crianças. (Citação de citação)
6. DESTAQUE TRÊS TIPOS DE REFERÊNCIAS. EXPLIQUE O QUE AS DIFERENCIA, CONFORME SUAS NORMAS DE APRESENTAÇÃO (ABNT).
O artigo utiliza-se de pelo menos três tipos de referências bibliográficas: 
Informações da internet: apontam nome dos autores, informações sobre a pesquisa, local e data de publicação, link do estudo e data de acesso ao estudo.
Pesquisa de livros: apontam nome dos autores, nome da obra, local e ano de publicação.
Monografia: apontam nome dos autores, nome do estudo, nome da instituição de ensino e local de publicação.
HONIGMANN, David. Crianças superpoderosas. Pesquisa divulgada originalmente no jornal Financial Times, traduzida e publicada pela Folha de S. Paulo, em 15/05/2005. Disponível em:<http://www.andi.org.br/_ftp/David_Honigmann_Financial_Times.pdf>. Acesso em: 08 de setembro de 2007. (Exemplo de informação da internet) 
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor e da publicidade. São Paulo: EPU, 1998. (Exemplo de livro)
HALPERN, Gabriela. 2003. Comerciais veiculados em programação infanto-juvenil de canais abertos de TV e sua relação com escolha de alimentos em amostra de escolares. Tese (Mestrado em Ciências Aplicadas) – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo: Unifesp. (Exemplo de monografia)
7. AVALIE QUE ASPECTOS DEMONSTRAM ESTAR O ARTIGO SELECIONADO ADEQUADO OU NÃO À NORMA CITADA:
O artigo está adequado às normas ABNT pois apresenta os seguintes elementos:
É um artigo original (originado de pesquisas)
Elementos pré-textuais: Título, nome dos autores, resumo e palavras-chaves. 
Elementos textuais: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Elementos pós-textuais: título em língua estrangeira, resumo em língua estrangeira, palavras-chave em língua estrangeira e referências.
Ordem dos elementos textuais: elementos pré-textuais (também em língua estrangeira), elementos textuais, introdução, desenvolvimento, conclusão e elementos pós-textuais.
EXPLIQUE COMO É POSSÍVEL DETERMINAR SE O AUTOR DO ARTIGO SELECIONADO TEVE UMA POSTURA ÉTICA NA COMUNICAÇÃO DE SEU TRABALHO.
Podemos constatar que os autores do artigos foram honestos em relação à sua pesquisa quando respeitaram todos os estudos alheios para a produção de seu trabalho que são explícitos como referências bibliográficas. Portanto, não podemos dizer que os autores praticaram plágio acadêmico.
Link do artigo: https://uva.epic-sam.net/Learn/Player.aspx?enrollmentid=8811743
Nome: Bruno da Silva Volotão
Matrícula: 20151109381
Curso: Publicidade e Propaganda

Outros materiais