Buscar

Ética, educação e trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética, educação e trabalho
“Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Carta da Terra. 2000. p. 2 (http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf. Acesso em 11 fev. 2016).
Considerando o trecho citado e as reflexões contidas no livro Ética, educação e trabalho em relação à compreensão do espaço escolar como ambiente de educação ética, é correto afirmar que:
	
	A
	É um espaço de ensino de conteúdos que deve se preocupar com a transmissão de conhecimentos científicos.
	
	B
	É um espaço apropriado para discussão de temas éticos, desde que cada aluno possa ficar com sua opinião.
	
	C
	É um ambiente que considera o mundo com base nas pessoas que o organizam, pois a escola está inserida no mundo.
	
	D
	É um ambiente marcado pela multiplicidade, o que impossibilita uma reflexão madura sobre questões ética.
	
	E
	É um ambiente repleto de conflitos no qual a discussão ética precisa ser orientada, uma vez que, boa educação vem de casa.
“Para os alunos, os professores podem ser inteligentes, sensíveis, emotivos, disciplinadores, arrogantes, enfim, são professores. Os professores acreditam que os alunos são bons e possuem a capacidade de desenvolver sua inteligência racional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, Otávio José. Ética, Educação e trabalho. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 126-127.
Considerando a citação anterior e o conteúdo do livro base Ética, Educação e trabalho no que diz respeito à questão de aluno e professor se constituírem sujeitos da ética, assinale a alterativa correta:
	
	A
	A convivência entre alunos e professores é geralmente marcada por descontinuidades o que impede uma relação que possibilite constituírem-se como sujeitos éticos.
	
	B
	Alunos e professores vivem como pessoas em processo de formação permanente e na relação das diferenças e semelhanças estabelecem-se os sujeitos da ética.
	
	C
	É no convívio escolar que alunos e professores podem trocar opiniões, ensinar aprender, mas as questões éticas devem ser resolvidas no seio do lar.
	
	D
	A Escola é o segundo lar e alunos e professores constituem-se uma segunda família em prol da construção do conhecimento e do bem-estar social.
	
	E
	Consta-se na prática que alunos e professores convivem pouco no espaço escolar e seria exagerado falar em formação de sujeitos éticos nessa relação.
_1541238569.unknown
_1541238571.unknown
_1541238572.unknown
_1541238570.unknown
_1541238567.unknown
_1541238568.unknown
_1541238564.unknown
_1541238565.unknown
_1541238563.unknown
_1541238562.unknown

Outros materiais