Buscar

AP2 ADG 2016 I gabarito.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2016/1º
Disciplina: Análise das Decisões Gerenciais
Coordenador da Disciplina: Marcelo Álvaro da Silva Macedo
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Cada questão vale 5,0 pontos.
Boa sorte!
Indique, para cada situação a seguir, qual(is) os vieses que estão em ação, bem como suas heurísticas de julgamento correspondentes. Procure explorar sua resposta dissertando sobre a(s) heurística(s) e o(s) viés(es) apontados de forma clara e objetiva. 
“Se a chance de um cliente não pagar em dia suas compras é de uma a cada vinte e os últimos dezenove clientes analisados pagaram em dia, significa dizer que existe uma grande chance (maior que 90%) do próximo cliente analisado não pagar em dia.”
 “A probabilidade do “Time de Volei do Brasil ganhar as Olimpíadas de 2036 no Brasil” é maior do que a probabilidade das “Olimpíadas de 2036 serem no Brasil”.
Para cada uma dos itens a seguir discorra sob os impactos dos respectivos vieses de decisão. Procure explorar sua resposta com exemplos ilustrativos.
Enquadramento do pagamento de Prêmios versus a aceitação de perdas certas
Decisões afetadas pela Pseudocerteza
�
Padrão de Resposta Esperado
A Heurística da Representatividade é o julgamento por estereótipo, em que a base do julgamento são modelos mentais de referência. Os gerentes avaliam a probabilidade de ocorrência de um evento por meio da similaridade da mesma com seus estereótipos de acontecimentos semelhantes. Em alguns casos, quando sob controle, o uso dessa heurística é uma boa aproximação preliminar. Porém, em outros, leva a comportamentos que muitos de nós encaramos como irracionais ou moralmente condenáveis - tais como a discriminação. Um problema evidente é o fato de que indivíduos tendem a basear-se em tais estratégias mesmo quando essas informações são insuficientes e há outras de melhor qualidade com base nas quais se pode fazer um julgamento correto.
Heurística da Representatividade e Concepções errôneas do acaso;
	CONCEPÇÕES ERRÔNEAS SOBRE O ACASO
	Os indivíduos esperam que uma sequência de dados gerados por um processo aleatório pareça ser "aleatória", mesmo quando for demasiado curta para que aquelas expectativas sejam estatisticamente válidas.
Heurística da Representatividade e Falácia da conjunção;
	A FALÁCIA DA CONJUNÇÃO
	Os indivíduos julgam erradamente que as conjunções (dois eventos que ocorrem em conjunto) são mais prováveis do que um conjunto mais global de ocorrências do qual a conjunção é um subconjunto.
Teoria dos Prospectos
	ENQUADRAMENTO DO PAGAMENTO DE PRÊMIOS VERSUS A ACEITAÇÃO DE PERDAS CERTAS
	Perdas certas são mais atraentes quando enquadradas como prêmios de seguro do que quando enquadradas como prejuízos monetários.
	DECISÕES AFETADAS PELA PSEUDO-CERTEZA E PSEUDO-INCERTEZA ENQUADRADAS NAS ESCOLHAS
	Os indivíduos dão mais valor à redução da incerteza quando o resultado era inicialmente certo do que quando este era apenas provável.