Buscar

AINEs: Anti Inflamatórios Não-Esteroidais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AINEs – Anti Inflamatório Não-Esteroidais
Qualquer estimulo, seja ele de natureza química, física ou mecânica, capaz de iniciar um processo inflamatório no organismo será capaz de iniciar a produção de uma série de mediadores químicos.
Sendo assim, qualquer lesão que danifique a membrana plasmática, será capaz de liberar frações de fosfolipídios que irão dar origem ao ácido araquidônico através da ação enzimática da Fosfolipase A2. 
O ácido araquidônico quando liberado não tem ação inflamatória, os responsáveis pela inflamação onde será possível observar os 5 sinais cardiais da inflamação (Calor, rubor, tumor, dor e perda da função) serão os chamados eicosanoides, formados pela ação das enzimas denominadas Ciclo-oxigenase (COX) e Lipo-oxigenase (LOX)
- Ciclo-oxigenase:
- COX1: é uma enzima constitutiva encontrada na maioria dos tecidos e relacionada com efeitos fisiológicos como o efeito das prostaglandinas sobre o estômago, intestinos, rins e plaquetas.
- COX2: é uma enzima induzível e sintetizada pelos macrófagos e células inflamatórias. Levam a formação de prostaglandinas que participam dos eventos inflamatórios, álgicos e térmicos.
- Mecanismo de ação dos AINES:
Os AINES trabalham basicamente inibindo a ação enzimática da COX sobre o ácido araquidônico onde seus produtos finais serão eicosanoides causadores de inflamação na qual são responsáveis pela dor, febre e os demais sintomas da inflamação. Os AINES geralmente têm maior afinidade pela enzima COX, mas acaba inibindo parcialmente a enzima LOX também. 
Estes Anti-Inflamatórios irão inibir qualquer variação de COX, como por exemplo, a Prostaglandina fisiológica derivada da COX1 que está presente nos órgãos e tecidos do corpo naturalmente e a Prostaglandina patológica derivada da COX2 que é induzida no contexto inflamatório pelas citocinas e mediadores da inflamação.
Dentre os AINES, são encontrados inibidores seletivos para o tipo 1, para o tipo 2 e os inibidores não seletivos; isso é possível por conta da especificidade do fármaco a enzima.
É importante ter precaução com o uso do AINE. Deve-se conhecer o paciente, saber se ele tem doenças sistêmicas, se faz uso crônico de medicamentos e avaliar as interações com esses fármacos, e a partir daí escolhe-se o medicamento. Primeiro de tudo, a coisa mais importante é você conhecer o seu paciente

Outros materiais