Buscar

avaliando penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602290561)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2009.
 Relativamente ao direito penal, analise as afirmativas a seguir:
 I. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola o dever jurídico de agir, imposto pela norma, e basta a desobediência ao comando da norma para caracterizar o delito. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica da qual surge o dever e a possibilidade física real de realizar a ação ordenada.
II. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola um dever de conduta, imposto pela norma, devendo iniciar a prática de um ato concreto para que ele se materialize. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica, da qual surge o dever e a possibilidade psíquica real de realizar a ação ordenada.
III. A diferença entre os crimes omissivos próprio e impróprio é que, no primeiro, a obrigação de agir decorre da norma; ao passo que, no segundo a obrigação é resultado de um especial dever jurídico de agir. Se a mãe deixa de alimentar o filho, que morre em decorrência dessa omissão, pratica o crime de homicídio. Se um terceiro pratica a mesma conduta, pratica o crime de omissão de socorro qualificada.
IV. Em regra, todos os crimes comissivos podem ser praticados por omissão, salvo aqueles em que é necessária uma atividade do agente. São elementos do crime comissivo por omissão a abstenção da atividade que a norma impõe, a superveniência do resultado típico em virtude da omissão, a ocorrência da situação de fato da qual deflui o dever de agir.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
		
	 
	I, III e IV.
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e II
	
	I e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602281735)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Exame da OAB/SC) De acordo com o Código Penal brasileiro, assinale a alternativa correta: I ¿ considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado; II ¿ considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. III ¿ João, dias antes de completar 18 anos, desfere golpes na vítima, que vem a falecer dias depois daquele completar a maioridade penal. João praticou o crime de homicídio, devendo responder penalmente pela sua conduta, não estando sujeito às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei no. 8.069/90); IV ¿ são causas de exclusão da culpabilidade o estado de necessidade e a legítima defesa. Analisando as proposições, pode-se afirmar:
		
	 
	As proposições I, II e III estão corretas
	 
	Somente as proposições I e III estão corretas
	 
	Somente as proposições I e IV estão corretas
	 
	Somente as proposições I e II estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602285771)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dionísio com dolo de matar Adalto, ex-marido de sua filha e que a abandonara com três filhos após longos anos de relacionamento, nos quais descobriu, posteriormente, que a agredia fisicamente, resolve fazê-lo de forma lenta e que gere excessivo sofrimento à vítima. Desta forma, simula um convite para conversarem a sós sobre os netos em sua casa e, durante a conversa, serve a Adalto uma xícara de café contendo substância soporífera. Tão logo Adalto adormece, Dionísio o arrasta até a casa de máquinas que fica no fundo de seu quintal, o tranca lá em absoluta escuridão e o deixa sem água ou alimentação. Caso logre êxito em sua empreitada criminosa, sua conduta restará incursa no tipo penal do art. 121, §2°, III, do Código Penal. Ante o exposto, sendo certo que o meio de execução utilizado por Dionísio não possui expressa previsão legal para fins de caracterização do homicídio como qualificado, assinale a alternativa correta sobre interpretação e integração da lei penal.
		
	 
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de interpretação analógica, não havendo qualquer ofensa ao princípio da legalidade.
	
	em decorrência do princípio da legalidade é vedado o emprego da analogia para fins de tipificação da referida conduta, razão pela qual Dionísio somente poderá ser responsabilizado pelo delito de perigo à vida ou à saúde de outrem.
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de interpretação da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de auto integração da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602379639)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base nos estudos realizados sobre a distinção entre e dolo e culpa, selecione,a opção correta.
		
	
	Quando o agente deixa de prever o resultado que lhe era previsível, fica caracterizada a culpa consciente e o agente responderá por delito preterdoloso..
	
	Quando o agente, embora prevendo o resultado, não deixa de praticar a conduta porque acredita, sinceramente, que esse resultado não venha a ocorrer, caracteriza-se a culpa inconsciente.
	
	Quando o agente, embora não querendo diretamente praticar a infração penal, não se abstém de agir e, com isso, assume o risco de produzir o resultado que por ele já havia sido previsto e aceito, há culpa consciente.
	 
	Quando o agente pratica uma conduta, da qual advém um resultado mais gravoso que o pretendido, sendo este previsível, será responsabilizado penalmente por ambos os resultados, ainda que não tenha assumido o risco de sua produção.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602285945)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Edmar, utilizando-se de arma de fogo de uso permitido, por volta das 19h de uma sexta-feira, na esquina entre a Av. Paulista e Rua da Consolação, ruas de grande movimento no centro da capital paulista, aborda Luíza, mediante o emprego de grave ameaça, vindo a subtrair-lhe a bolsa com todos os seus pertences, e, ato contínuo, empreende fuga, sendo, todavia, preso em flagrante delito poucos minutos após a subtração. Do fato narrado, a conduta de Edmar, encontra-se descrita como incursa nos delitos de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Entretanto, como as condutas foram perpetradas no mesmo contexto fático-temporal, surge o denominado conflito aparente de normas. A partir desta premissa, com base nos estudos realizados sobre a Teoria da Norma Penal, assinale a alternativa correta acerca do princípio utilizado para fins de solução do referido conflito aparente de normas e consequente responsabilização penal da conduta de Edmar: Código Penal Roubo Art. 157. Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. § 1° ----------------------------------------- § 2° A pena aumenta-se de um terço até metade: I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma; Lei n. 1086/2003 Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
		
	
	princípio da especialidade, segundo o qual, norma especial afasta a incidência de norma geral, de modo a restar caracterizada a conduta de Edmar como incursa no art.157, §2º, I, do Código Penal.
	
	princípio da especialidade, segundo o qual, norma especial afasta a incidência de norma geral, de modo a restar caracterizada a conduta de Edmar como incursa no art.14, da Lei n.10826/2003.
	
	princípio da subsidiariedade, haja vista a condutado porte ilegal de arma de fogo de uso permitido somente ser tipificada quando a conduta não tiver por finalidade a prática de outro delito, mais grave, neste caso, o roubo com o emprego de arma de fogo.
	 
	princípio da consunção ou absorção, haja vista o fato do porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ter sido crime-meio para a realização da conduta de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes