Buscar

Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o texto a seguir:
No curso da história humana, mudam os interesses e as necessidades, surgem novos contextos com diferentes demandas fazendo com que ocorram mudanças sociais e culturais. Na década de 1960 a condição da mulher era muito mais limitada do que atualmente. Foi devido a movimentos como o feminismo e mudanças de ordem econômico-social que a mulher ganhou mais espaço e reconhecimento.
Fonte: o autor.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, como a escola, vista como operadora da cultura, pode contribuir para mudanças culturais mais positivas? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A escola deve ater-se a sua função técnica e operacional. O estudo e aquisição de conhecimentos por si só já possibilitam mudanças culturais, pois o conhecimento é mal do progresso e evolução dos povos.
	
	B
	Ao inserir em seu currículo temas que estimulem o debate e a reflexão sobre os processos de construção de papeis e identidades e seus correspondentes em termos de valores, crenças e comportamentos.
Você acertou!
Quando professores e responsáveis compreendem como se constrói e opera a cultura, é possível que a escola contribua para desconstrução de estereótipos e visões preconceituosas sobre os comportamentos humanos (p. 70 a 72).
	
	C
	Desenvolver ações afirmativas de resgate das tradições de defesa da moral e dos bons costumes, reafirmando os ideais ocidentais de civilização, de cultura e de cidadania.
	
	D
	Cabe à escola, educadores, alunos e toda comunidade afirmar suas identidades, suas trajetórias e demarcarem suas fronteiras culturais de modo a se preservarem das influências de outros grupos. É preciso preservar a pureza cultural de cada grupo.
	
	E
	O papel da educação escolar é se preservar, mantendo fora de seus muros as influências externas da sociedade. Essa separação e isolamento é o que garantirá a preservação de sua cultura escolar e a eficiência na formação de seus alunos.
Questão 2/10 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Compreender como se evidencia uma educação multicultural, requer que definamos parâmetros do que entendemos por multiculturalismo na educação [...], entendemos que o mais importante ao se discutir a centralidade da cultura nas abordagens curriculares não é o prefixo inter ou multi, mas a concepção de cultura, os pressupostos teóricos, a postura epistemológica e o posicionamento político que dão sustentação a tais abordagens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a06>. Acesso em: nov. 2015.
Sobre a temática do multiculturalismo na realidade escolar, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O posicionamento ideal prevê que a escola reconheça as diferentes expressões e valores culturais, primando pelo diálogo e reconhecimento.
Você acertou!
O posicionamento ideal da escola assume a diversidade e multiplicidade cultural de seus estudantes como um fator positivo que agrega a formação para a cidadania e democracia (p. 95).
	
	B
	A escola, para evitar o confronto entre os diferentes valores e expressões culturais que integram a multiplicidade da comunidade estudantil, deve abster-se de tratar como conteúdo esse tema.
	
	C
	Cabe à escola e aos educadores promoverem ações afirmativas que se limitem a projetos de conscientização, evitando polemizar e aprofundar o debate.
	
	D
	O espaço escolar deve concentrar-se em seus programas e focar um ensino de qualidade e eficiência, de modo a garantir o sucesso escolar e profissional de seus alunos.
	
	E
	Assuntos que envolvam aspectos éticos, morais, estéticos e religiosos devem ficar restritos à educação familiar, que tem prerrogativas e direitos para impor limites e punições.
Questão 3/10 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o texto a seguir:
Para Marx, a educação moderna no contexto da sociedade capitalista tem a função de organizar os conteúdos e currículos de modo a promover a reprodução das relações sociais de da visão de mundo burguesa. A organização dos sistemas escolares ocorre de modo a reforçar certos comportamentos, valores, crenças, símbolos e ideias em consonância com a cultura hegemônica.
Fonte: o autor.
De acordo com as análises desenvolvidas no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, identifique a ideia central da escola na visão de Marx.
Nota: 10.0
	
	A
	A educação moderna busca formar o homem na sua totalidade, mente, corpo, espirito, arte e disciplina.
	
	B
	As práticas escolares são voltadas à preparação e à adaptação dos indivíduos para a vida social.
Você acertou!
Na visão de Marx, a escola como instituição burguesa, cumpre a função de adaptar e não emancipar os trabalhadores (p. 47).
	
	C
	O escopo da educação moderna e da escola burguesa é desenvolver a formação cultural visando à emancipação humana.
	
	D
	A escola é herdeira do ideal iluminista e como tal está em processo de realização do projeto de igualdade, liberdade e fraternidade.
	
	E
	Toda educação escolar visa à formação geral e integral. A escola em sua unicidade cumpre a função orgânica de organizar a sociedade por meio da cultura.
Questão 4/10 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o texto a seguir:
Muitos autores estudiosos da educação revisaram as ideias de Durkheim, criticando a sua aplicação e funcionalidade. Entre eles: Libâneo, que propõe um conceito ampliado de educação no qual vários fatores contribuem para a formação e amadurecimento dos indivíduos.
Fonte: o autor.
De acordo com as aulas e o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos da conceituação de Libâneo:
Nota: 0.0
	
	A
	A educação é um processo dialético que acontece fora e dentro da escola envolvendo fatores como família, amigos, trabalho, igrejas, clubes, escola, internet.
O processo educacional de cada sociedade está vinculado a diferentes fatores e contextos numa relação com um projeto de sociedade (p. 39).
	
	B
	Trata-se de um processo dual que congrega duas esferas, a escolar e a não escolar.
	
	C
	Na visão de Libâneo, a educação principal e a mais importante é aquela que ocorre fora da escola, pois tem relação com a vida e o universo das experiências humanas.
	
	D
	Libâneo concorda com Durkheim quando afirma que a escola é a guardiã da cultura e fornece as bases da integração social por meio de uma educação moral dos jovens.
	
	E
	Educação escolar e educação assistemática são equivalentes em termos de contribuição ao produto final do processo educativo que é a formação intelectual e operacional dos trabalhadores.
Questão 5/10 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o texto a seguir:
A teoria educacional de Durkheim precisa ser compreendida dentro do escopo de sua visão de sociedade, como um todo social vivo e orgânico, em lento processo de evolução. Sua perspectiva funcionalista, tanto da sociedade quanto da educação, estabelece que as partes existem em função do todo.
Fonte: o autor.
Considerando os autores que estudaram a teoria de Durkheim e que foram trabalhados no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta quatro (04) funcionalidades da teoria de Durkheim:
Nota: 10.0
	
	A
	Função artística, estética, política e moral.
	
	B
	Função político-econômica, cidadã, intelectual e moral.
	
	C
	Função acadêmica, distributiva, política e econômica.
Você acertou!
A teoria funcionalista de Durkheim permite identificar quatro dimensões funcionais de sua aplicação nas esferas política, acadêmica, econômica e distributiva (p. 34-35).
	
	D
	Função dualista, operacional, moral, política e econômica.
	
	E
	Função técnica, ética, política e equitativa.
Questão 6/10 - Fundamentos Socioantropológicosda Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A perspectiva intercultural quer promover uma educação para o reconhecimento do outro, o diálogo entre os diferentes grupos socioculturais. Uma educação para a negociação cultural, o que supõe exercitar o que Santos denomina hermenêutica diatópica. A perspectiva intercultural está orientada à construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articule políticas de igualdade com políticas de identidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008. p. 54. 
De acordo com os estudos realizados na disciplina em relação à compreensão e aplicação dos conceitos de etnocentrismo e multiculturalismo, relacione as colunas. 
1 – Etnocentrismo
2 – Multiculturalismo 
(  ) A luta de Martin Luther King contra o regime de segregação racial nos EUA.
( ) O processo de colonização europeu que tinham como objetivo promover a civilização dos povos indígenas.
( ) A mobilização de movimentos negros em prol de seus direitos civis, liberdade e reconhecimento.
( ) O movimento indígena em defesa de sua cultura, língua e costumes.
( ) O julgamento de diferentes grupos étnicos com base em parâmetros autorreferentes.
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
Você acertou!
A luta dos negros, índios e das minorias por direitos e reconhecimentos, estão associadas ao conceito de multiculturalismo (p. 88-89-90).
Atitudes de racismo, xenofobia, homofobia, manifestações fascistas, avaliações depreciativas de costumes, e expressões culturais minoritárias ou diferentes da cultura hegemônica, estão associadas ao conceito de etnocentrismo (p. 99 a 107).
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 1 – 2 – 2
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1 – 2
Questão 7/10 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o excerto de texto:
“O conceito de socialização é extremamente complexo e varia segundo as correntes da Sociologia, da Antropologia e da Psicologia, indo de concepções mais deterministas a abordagens mais abertas e dialéticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELLONII, Maria Luiza. Infância, Mídias e Educação: revisitando o conceito de socialização. Perspectiva, Florianópolis, v. 5, n. 1, jan./jun. 2007. p. 63.
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a frase que apresenta corretamente a perspectiva educacional de Emile Durkheim:
Nota: 0.0
	
	A
	A educação é um processo dialógico, interativo e construtivo envolvendo os diferentes atores que fazem a educação.
	
	B
	A cultura escolar e o currículo são os elementos garantidores do processo de aprendizagem.
	
	C
	O processo de ensino envolve conteúdos morais com viés hierárquico e disciplinador.
A educação para Durkheim precisa ter um caráter tradicional e conservador, num movimento de imposição e assimilação de regras e conteúdos que a sociedade estipula (p. 29).
	
	D
	A educação possui um duplo movimento, de adaptação, quando prepara o indivíduo para a vida social e emancipação, quando forma indivíduos para atuarem na sociedade.
	
	E
	A educação escolar de Durkheim segue uma linha ao mesmo tempo funcionalista e dialética, envolvendo as relações e tensões entre indivíduo e instituição, indivíduo e sociedade.
Questão 8/10 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o texto a seguir:
Os teóricos clássicos da Sociologia, como Marx, Weber e Durkheim, desenvolvem um conjunto de conceitos que visam explicar a relação entre indivíduo e sociedade, ora dando mais importância ao papel dos sujeitos, ora ao papel dos grupos e classes, ora tomando a sociedade como um todo orgânico.
Fonte: o autor.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a visão de Marx sobre educação e sociedade:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação impõe para a escola o papel de agente institucional de caráter emancipatório, técnico e operacional.
	
	B
	A escola é uma instituição tributária da sociedade de classes, sendo parte da superestrutura ideológica do capitalismo.
Você acertou!
A escola é uma instituição burguesa, criada no contexto do capitalismo industrial com a finalidade de veicular a ideologia dominante em toda a sociedade (p. 43-44 e 45)
	
	C
	A escola, mesmo subsumida pela ideologia capitalista, consegue se contrapor às relações sociais, possuindo potencial revolucionário.
	
	D
	As instituições escola, assim como a religião, a arte e todo ordenamento jurídico são parte da infraestrutura, sendo fatores geradores de mais-valia.
	
	E
	Toda educação tem seu mérito, mesmo a escola sendo uma criação da modernidade e da cultura capitalista, é uma instituição indispensável para formação dos trabalhadores dentro de uma práxis revolucionária.
Questão 9/10 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No toyotismo foi cristalizado o envolvimento individualizado do trabalhador e o compromisso do trabalho em equipe. A apropriação do saber tácito do trabalhador também foi sistematizada para padronizar as operações, e o princípio de combinar trabalho em equipe e habilidade individual proporcionou o desenvolvimento das aptidões individuais até a mais plena capacidade. Para isso foi necessário o foco na iniciativa e comprometimento dos trabalhadores, juntamente com o envolvimento da gerência na operacionalização das tarefas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/terceirosimposio/erika_batista.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2015.
De acordo com o que traz o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação e os demais conteúdos da disciplina, sobre a relação entre escola, educação e sociedade, é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	A
	A escola contemporânea recebeu a função de formar um novo perfil de indivíduo e trabalhador, com atributos flexíveis, multifuncionais e polivalentes.
A escola voltada ao atendimento das classes populares sofre grande influência dos interesses da sociedade capitalista, fazendo com a mesma incorpore entre seus objetivos, atender as demandas do mercado por trabalhadores flexíveis, capazes de realizar diferentes tarefas e atuar em diferentes segmentos dentro de uma fábrica (p. 49).
 
	
	B
	A escola contemporânea possui uma trajetória independente, seu trabalho não se vincula necessariamente às demandas do mercado de trabalho.
	
	C
	A educação escolar atual prescinde de formar mão de obra, seu foco está em preparar líderes cidadãos críticos e participativos.
	
	D
	A educação atual conseguiu romper o dualismo educacional.
	
	E
	Existe uma grande diferença entre o trabalho pedagógico das escolas do início do século XX e as escolas atuais, principalmente em seus objetivos.
Questão 10/10 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o verbete a seguir:
“O relativismo cultural — é um método de se observar sistemas culturais, sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, ou seja, realizar a observação sem usar nenhum meio ou parâmetro pré-concebido pela cultura ocidental e, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema cultural sem nenhum preconceito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Relativismo_cultural>. Acesso em: 12 nov. 2015.
De acordo com a compreensão de cultura apresentada no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, leia as afirmações abaixo e assinale a que apresenta a definição correta de relativismo cultural:
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de compreender que existe uma relação hierárquica entre as diferentes expressões culturais, indo das mais básicas e singelas, para as mais elaboradas e sofisticadas.
	
	B
	Diz respeito ao entendimentoda diferença entre pessoas cultas e pessoas incultas.
	
	C
	Expressões culturais que podem ser vistas como “estranhas” representam um universo cultural legítimo.
Você acertou!
Em relação à questão cultural, é legítimo e digno de respeito as mais variadas e diferenciadas práticas culturais. Caso contrário, redunda-se em posições etnocêntricas potencialmente perigosas do ponto de vista ético-social (p. 65-66).
	
	D
	O relativismo cultural justifica atitudes de preconceito e discriminação em relação às culturas minoritárias.
	
	E
	Relativismo cultural, multiculturalismo e xenofobia são conceitos que servem ao estudo das civilizações antigas.

Outros materiais