Buscar

A primeira lei específica sobre matéria educacional foi decretada em 15 de outubro de 1827

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A primeira lei específica sobre matéria educacional foi decretada em 15 de outubro de 1827.
Art. 1° - Em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, haverão as escolas de primeiras letras que forem necessárias. 
Art. 5° - Para as escolas do ensino mútuo se aplicarão os edifícios, que couberem com a suficiência nos lugares delas, arranjando-se com os utensílios necessários à custa da Fazenda Pública e os Professores que não tiverem a necessária instrução deste ensino, irão instruir-se em curto prazo e à custa dos seus ordenados nas escolas das capitais.
Art. 6° - Os professores ensinarão a ler, escrever, as quatro operações de aritmética, prática de quebrados, decimais e proporções, as noções mais gerais de geometria prática, a gramática de língua nacional, e os princípios de moral cristã e da doutrina da religião católica e apostólica romana, proporcionados à compreensão dos meninos; preferindo para as leituras a Constituição do Império e a História do Brasil.
A partir da leitura dos três artigos anteriores, podemos entrever algumas características básicas do ensino elementar no Brasil Império, tais como a ênfase na educação moral e religiosa dentro dos preceitos católicos cristãos e o ensino bastante restrito baseado no ler, escrever e contar.
Chama atenção a exigência feita aos professores pouco qualificados para o exercício do magistério, ou seja, que eles deveriam complementar a sua formação arcando com as suas próprias despesas. 
Neste ponto, o estado simplesmente se isenta de investir e direcionar a capacitação dos profissionais de ensino. Não podemos esquecer que predominavam no país os professores régios, os mestre-escola, decorrentes da reforma pombalina do século XVIII.

Outros materiais