Buscar

APOL 2 Filosofia Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Filosofia da Linguagem
	Data de início:
	19/11/2016 20:04
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:02:57
Questão 1/5 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Atente para a seguinte passagem de texto:
“[...] o conceito de ‘filósofo’ no século de Voltaire era muito mais abrangente do que em nossos dias, e cabia a estudiosos tão diferentes quanto o literato, o teatrólogo, o físico, o botânico, etc”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, M. G. Voltaire e o materialismo do século XVIII. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1983. Introdução. [Dissertação de Mestrado].
Um dos períodos bastante fecundos para a discussão da relação entre filosofia e literatura é o século XVIII na França. Época de Voltaire, Diderot, Montesquieu, estes são autores geralmente associados ao Iluminismo e ao movimento responsável pela primeira enciclopédia. Nessa época, as atribuições do filósofo eram bem menos especializadas.  Como a filosofia era, portanto, praticada naquele período? Assinale a opção que contém a resposta correta. Use, como referência para a sua resposta o conteúdo do livro-base Filosofia e Literatura:
	
	A
	Para ser um filósofo, era necessário possuir formação acadêmica adquirida em uma universidade, ou seja, o conhecimento acadêmico era essencial para da formação do filósofo.
	
	B
	Durante o Iluminismo, a filosofia, assim como a alquimia, era um conhecimento secreto, disponível apenas para os iniciados.
	
	C
	Trata-se de um período no qual as ciências ainda estavam se constituindo como áreas especializadas e, por isso, vários temas ainda estavam abertos a uma abordagem filosófica.
	
	D
	Para ser considerado filósofo, era necessário haver uma tradição dentro da família do indivíduo, ou seja, era uma herança entre gerações.
	
	E
	Naquela época, não havia a função de filósofo, apenas literatos.
Questão 2/5 - Filosofia da Linguagem
Leia o excerto de texto a seguir:
"Embora o fato de que as ideias diferentes estejam conectadas seja tão evidente para não ser percebido pela observação, creio que nenhum filósofo tentou enumerar ou classificar todos os princípios de associação, assunto que, todavia, parece digno de atenção. Para mim, apenas há três princípios de conexão entre as ideias, a saber: de semelhança, de contiguidade — no tempo e no espaço — e de causa ou efeito".
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Hume. Ensaio sobre o Entendimento Humano, no link: <http://www.psb40.org.br/bib/b8.pdf > Acesso em: 20 de out. 2016.
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem sobre como as ideias se apresentam na experiência segundo Hume, leia as afirmativas abaixo:
I. As ideias se apresentam pela recorrência e contiguidade espaço-temporal.
II. As ideias se apresentam pela reflexão.
III. Tais ideias estão em concordância com o racionalismo humeano.
Está correta ou estão corretas:
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	C
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	D
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Questão 3/5 - Filosofia da Linguagem
Leia a citação a seguir:
"A indeterminação do sentido e da denotação é comum nas línguas correntes; a linguagem artificial, porém, deve evitá-la, cada nome havendo de possuir sentido e denotação precisos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Wittgenstein, L. Tractatus Logico Philosophicus. São Paulo: Biblioteca Universitária, 1968, p.8.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem e das palavras acima de Wittgenstein, pode-se inferir que, para ele, a linguagem possui um caráter:
	
	A
	Pragmático.
	
	B
	Axiomático.
	
	C
	Sistemático.
	
	D
	Simbólico.
	
	E
	Epistêmico.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Considere a seguinte citação:
“A Literatura é, pois, um sistema vivo de obras, agindo umas sobre as outras e sobre os leitores; e só vive na medida em que estes a vivem, decifrando-a, aceitando-a, deformando-a. A obra não é produto fixo, unívoco ante qualquer público; nem este é passivo, homogêneo, registrando uniformemente o seu efeito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CÂNDIDO, A.  Literatura e sociedade. 9° ed. Rio de Janeiro: Ed. Ouro sobre Azul, 2006. p. 83.      
Muitas vezes, pensamos a atividade literária como uma coisa desconectada da realidade histórica e sociológica que cerca a obra e o autor, por ter como base a fantasia e a ficção. Para dar conta dessas questões, existe toda uma investigação intitulada “sociologia da literatura”. A partir da leitura da citação anterior e do livro-base Filosofia e Literatura, como podemos definir o que é literatura? Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que contém a resposta correta:     
	
	A
	Uma atividade descolada da realidade histórica e sociológica, pois nasce da criatividade do autor.
	
	B
	É um ramo da filosofia, responsável por disseminar as ideias filosóficas mais profundas junto a um público mais amplo.
	
	C
	É uma arte individual e subjetiva, desconectada da sociedade ou da história.
	
	D
	É uma atividade que tem relação direta, tanto histórica quanto sociológica, com a realidade exterior, na qual o autor e o leitor estão inseridos, além de dialogar com as outras obras legadas pela tradição.
	
	E
	Uma atividade sumamente documental, pois trata, como a história, de acontecimentos que ocorreram no passado.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Atente para o seguinte excerto de texto:
“[...] tudo o que interessa ao bem da sociedade e a vida de meus semelhantes é muito importante para mim. Quando se trata da felicidade pública, o amor-próprio não é mais ouvido e eu prefiro arriscar uma ideia ridícula a guardar para mim um projeto útil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIDEROT, D. Lettre d’un Citoyen Zélé qui n’est ni Chirurgien ni Médecin, à M. D. M. Maitre en Chirurgie. In: Oeuvres complètes de Diderot. Tome IX. Belles-Lettre; Poésies diverses et Sciences: Mathématiques - Physiologie. Paris, Garnier Frères Libraires-éditeurs, pp. 213-225, 1875. p. 223.
Aquele que se dedica ao entendimento história da humanidade por meio da filosofia, irá perceber a importância dessa área do conhecimento em todos os seus momentos: seja justificando ou criticando as estruturas de cada cultura. Com base no excerto de texto anterior e no conteúdo do livro-base Filosofia e Literatura, é correto afirmar a concepção da filosofia sob a ótica de Diderot:
	
	A
	Para Diderot, a questão do conhecimento, com vistas ao bem da sociedade, é sumamente filosófica.
	
	B
	Diderot defende que a filosofia deve se ocupar apenas de questões metafísicas e nunca de coisas práticas.
	
	C
	O ideal de filósofo, para Diderot, é o do homem que se distancia dos problemas da sociedade para poder refletir em paz.
	
	D
	Diderot execra a ideia de pensar a filosofia como tendo alguma utilidade para a sociedade.
	
	E
	Diderot segue as proposições de Platão e defende a ideia de a sociedade ideal ser guiada por um rei filósofo que seria um déspota esclarecido.
	1C
	2A
	3A
	4D
	5A

Outros materiais