Buscar

Aula Revolução Francesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

REVOLUÇÃO FRANCESA (1789)[1: Livros recomendados a respeito da Revolução Francesa:Eric Hobsbawm – A Era das RevoluçõesEric Hobsbawm – Ecos de MarselhaMichel Volvelle – A Revolução Francesa e seu ecoCharles Dickens – Tempos DifíceisAutores primários contemporâneos a revolução francesa:Jean Jacques Rousseau / Robes Pierre/ Voltaire/ A. de Tocqueville/ H. de Balzac]
A revolução francesa implicava numa espécie de sopro da democracia. A igreja era feudal e sustentava uma estrutura de propriedade feudal, não havia direitos, a revolução eliminou as mordomias do alto clero; considera-se que a economia no mundo do século XIX foi oferecida pela Revolução industrial, já a revolução francesa, ofereceu tanto os ideais de uma direita burguesa quanto ofereceu os ideais de uma esquerda revolucionária. Ambas se referenciam na revolução francesa para dar suas bases e fundamentos.
A revolução da Inglaterra forneceu modelos de fábricas, de ferrovias, o vocábulo linhas férreas, cavalo de ferro, energia elétrica, energia a vapor, são derivados da revolução industrial; também o explosivo econômico que rompia com as economias tradicionais, portanto rompeu com as tradicionais economias, venceram os últimos resquícios de estrutura feudal, três eventos são fundamentais para isso: Revolução Industrial, Revolução Francesa e Revolução Comunista (outubro de 1917).
A França fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, por exemplo bandeiras tricolores (azul, branco e vermelha), deu para o mundo as ideias revolucionarias, isso significa dizer que a política europeia foi parte de uma luta contra ou a favor aos princípios de 1789. Levantaram bandeira contra a propriedade privada, contra as desigualdades entre classes, seu lema era Liberdade, igualdade e fraternidade.
A esquerda francesa defendia o fim da propriedade privada, queriam coletivizar a propriedade privada, a direita propunha exatamente o contrário, já o centro não queria o fim da propriedade privada, mas concordava com alguns ideais de esquerda. A Revolução francesa definiu o mundo contemporâneo. A Revolução francesa se deve em partes das ideias iluministas advindas do antigo regime; Foi uma revolução de massa e de acontecimentos radical, foi a única revolução ecumênica, seus exércitos foram os únicos que partiram para revolucionar o mundo, foi uma marca em todos os países, chegou de uma maneira ou de outra em todos os países, suas repercussões imediatas foram: levantes de libertação na américa a partir de 1908; influencias chegaram em Bengala na Índia; foi o primeiro grande movimento de ideias da cristandade ocidental que teve algum efeito sobre o mundo Islâmico (provocando a revolução na Índia);
Outro aspecto fundamental: reside no fato de que todos os movimentos revolucionários posteriores no sentido de reclamar as ideologias levantadas na revolução francesa, tanto capitalistas quanto comunistas reclamaram a paternidade da revolução francesa; Origens: Devem ser buscadas tanto nas condições gerais da Europa e nas condições internas (especificas) da França.
 Do ponto de vista externo: No século XVIII a Inglaterra foi rival da França o comercio externo multiplicou de 1720 a 1780 (o comercio inglês competia com o francês); Se o comercio britânico era mais desenvolvido e competia externamente do outro lado sistema colonial francês era mais dinâmico (competitivo).[2: Havia neste século, uma disputa por territórios coloniais e a partir disso efetivar um livre acesso de comercio, sobretudo capitaneado por ingleses. Em suma o que está em jogo é...]
	FATORES EXTERNOS - SÉCULO XVIII
	INGLATERRA
	FRANÇA
	Sistema Comercial
	Sistema Colonial[3: Exemplificando essa relação externa, temos a figura de Dom João VI e a coroa portuguesa, que pressionados pela França a não comercializarem com a Inglaterra parte para o brasil, ajudado pela Inglaterra. Transfere a sede política da coroa, mantendo assim a unidade da coroa Portugal-Brasil, cria o Banco do Brasil e mantem relações de comercio com a Inglaterra. A França pressionava as colônias a não se unirem ao sistema comercial Inglês. ]
A França era a monarquia absoluta mais influente, trazia consigo o seu elemento de contradição, no sentido de que o conflito entre as estruturas do velho regime (nobreza e burguesia) e a novas forças (monarquia) era mais aguda na França do que em outro lugar.[4: A composição social da França estava disposta em três estados: o clero (-1%), a aristocracia (6%), os setores médios que é a burguesia (pequenos e médios comerciantes, profissionais liberais, servos... {80%}). As assembleias políticas na França ocorriam por meio dessas três classes, cada qual garantiam um único voto. Diante disso que Rousseau critica a sociedade francesa e defende a democracia, pois reconhecia que uma minoria respondia pelo todo enquanto que a grande maioria não eram levadas em conta visto seu único voto]
Por que eclodiu a Revolução? A reação feudal formou a centeia da revolução francesa, 400 mil pessoas formava a nobreza ente os 23 milhões de franceses, os nobres estavam seguros de seus privilégios, descontentamento com a nobreza que impunham pesados fardos sobre a população francesa. A Convocação dos estados gerais, quando a nobreza não aceita a proposta de Necker, e para remodelar o modelo fiscal retoma aos antigos privilégios feudais, a burguesia não aceita e reúne-se e declara a nova assembleia da França. De fato, com a convocação dos estados gerais inicia-se a revolução.
Os nobres não tinham preocupações: impedidos de trabalhar, viviam com o dinheiro dos outros, não ocupavam os cargos públicos, pois os mesmos estavam ocupados pela burguesia. Em 17 de Junho de 1789 o terceiro estado se rebela e revela a nova constituinte, diante do estrago a aristocracia se reuniu para restituir seus privilégios. 
Em 1780 era necessários 4 graus de nobreza para comprar uma patente no governo, isso quer dizer que havia uma disputa por cargos na França, quando os nobres, clero e aristocracia solicitam uma assembleia geral reunindo os três estados, a aristocracia o faz na tentativa de tributar clero e nobreza, porem este se rebela e revoga os tributos aos dois estados contrários. Há neste dia uma tentativa de golpe no terceiro estado, e este se reúne e escreve um esboço de uma nova constituição nobreza. Luiz XVI não tinha mais o que fazer, o povo revoltado em 14 de julho tomam a Bastilha.
A Nova Assembleia Constituinte: Passa a ser um momento do fim dos privilégios senhoriais, e do regime feudal, Luiz XVI reconhece a validade do movimento, em 4 de agosto põem fim aos privilégios tributários do clero e da nobreza, redigem a declaração dos direitos do homem e do cidadão (Respeito à dignidade da pessoa, igualdade e liberdade entre os cidadãos e o direito à propriedade individual).
Em 1791 estabelecem uma monarquia constitucional, mudam a condição política da França, estabeleceram igualdade jurídica entre os cidadãos e igualdade econômica, porem continuam com a monarquia. Em 22 de setembro de 1792 começa a fase jacobina, que propuseram o estabelecimento de uma república e uma convenção nacional, ou seja, acabam com a monarquia e proclamam a república, portanto escrevem uma nova constituição, sendo nisto que se estabelece os três grupos:
	JACOBINOS
	JIRONDINOS
	GRUPOS DA PLANICE
	Alta Burguesia
	Pequena Burguesia e Proletariados
	Burguesia Financeira
	Reforma Política
	Coletivizar a propriedade privada
	Mudava de lado de acordo com as conveniências.
Na medida em que os Jacobinos triunfam eles instituem a chamada fase do terror, que se inicia com o Rei guilhotinado. Esse governo se encerra em 1794, sendo neste ano que ocorre a morte de Robes Pierre. Em 1795 inicia-se o chamado diretório que era formado pelos membros eleitos, os quais os Jacobinos estão fora, que passaram a disputar o poder até que Napoleão Bonaparte dá seu golpe de poder e em 10 de novembro de 1799 ocorre o fim da Revolução e ele reforma o Estado francês.

Outros materiais