Buscar

1ª avaliação Dinâmica de Grupo e Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
Associação de Ensino e Pesquisa “Graccho Cardoso”
Autorizada a funcionar por intermédio da Portaria Ministerial no 2.246 de 19/12/1997
	1ª AVALIAÇÃO 
	Disciplina: Dinâmica de Grupo e Liderança 
	
	 Professor (a): Ariadne Cedraz
	Data: 19/03/2015
	 Aluno(a): ___________________________________________________
	Nota: __________
	INSTRUÇÕES
	As questões abaixo descritas deverão ser respondidas com base nas leituras recomendadas.
Não será permitido: Qualquer tipo de consulta; O empréstimo de material entre alunos (as); Atender telefone celular na hora da prova; Sair e retornar a sala.
Não serão aceitas respostas escritas a lápis assim como rasuras ou emendadas serão consideradas nulas, fazendo com que o aluno fique impossibilitado de ganhar os pontos referentes a mesma questão. Receberão nota zero as respostas com letra ilegível.
Nas questões de múltipla, marque com “X” a alternativa julgada adequada. Somente uma alternativa responde a questão. Marcar mais de um item anula a questão.
Os critérios de avaliação da questão subjetiva são: pertinência com o assunto estudado; escrita de acordo com as regras acadêmicas; coerência e coesão; capacidade de síntese; capacidade crítico-reflexiva e criatividade.
A questão subjetiva vale 3,5 pontos. A questão de V ou F vale 0,5 ponto. As questões subjetivas valem 1,0 ponto cada.
Caso haja algum erro que de elaboração na prova, a questão com problema será reavaliada e, caso seja anulada, os pontos referentes à mesma serão redistribuídos entre as demais questões. No entanto, isso só poderá ser discutido depois da avaliação. 
	QUESTÕES
	01. Na atualidade vive-se um crescente interesse pelas abordagens de grupo. O trabalho em equipe é cada vez mais valorizado nas organizações, as quais devem, necessariamente, exercitar o pensamento dialógico, a integração, a não-dicotomização e a diversidade. Nesse contexto, profissionais que dominam teorias a respeito dos grupos ganham espaço e se fazem imprescindíveis nas mais variadas organizações. Diante do exposto e considerando a atual conjuntura nos ambientes empresariais, disserte sobre como um profissional com conhecimento em Dinâmica de Grupo pode ser útil nas organizações.
02. Leia as alternativas e assinale a que está correta:
Moreno foi um estudioso de grupos que desenvolveu a Sociometria, estratégia para controle de grupos organizacionais, pautada, principalmente, na determinação de limites nas abordagens comportamentais.
O teste sociométrico foi desenvolvido com a finalidade de excluir membros do grupo que não obedecem às normas.
O teste sociométrico permite determinar a posição de cada indivíduo em um grupo no qual exerce papel definido.
Para Moreno, criador do Psicodrama e da Sociometria, os grupos não devem ter normas, sendo regidos somente pelos desejos dos seus elementos.
O teste sociométrico não pode ser aplicado nas empresas, sendo um grande recurso do estudo de grupos familiares.
03. Leia as assertivas abaixo.
I- Espera-se que a pessoa que trabalha coordenando grupos seja um profissional com flexibilidade para mudanças, exercendo papel ativo como agente transformador da realidade social.
II- Para as pessoas que trabalham com intervenções na dinâmica dos grupos, a ética é fundamental.
III- Somente psicólogos podem conduzir grupos de trabalho dentro das organizações.
IV- Sabe-se que o ser humano reúne-se em grupos sociais. A Dinâmica de Grupo, como ramo de conhecimento, objetiva entender como os grupos se formam e se desenvolvem, como declinam e como influem no comportamento de seus membros.
Considerando o exposto e a teoria estudada, assinale a alternativa que somente contem itens corretos:
I, II e III
I, II e IV
I, III e IV
II e III
III e IV
04. Assinale a alternativa correta:
Nem todos os sujeitos se agrupam, algumas pessoas vivem totalmente isoladas e não pertencem a nenhum grupo social.
Os seres humanos são sujeitos sociais. Não é possível a existência humana sem a inserção em grupos. Os grupos, muitas vezes, são usados como uma forma de orientação para o sujeito.
As pessoas numa fila de um banco constituem um grupo informal, aberto e aleatório.
Nos grupos maduros as pessoas não dependem umas das outras. Cada um tem seus objetivos, suas aspirações e não há interdependência entre os membros, assim como não há complementariedade de papéis.
Quando duas (ou mais) pessoas estão próximas umas das outras há, espontaneamente, a formação de grupo de amizade. Assim, as empresas se valem de espaços menores para garantir a amizade entre os colaboradores da empresa.
05. Observe a charge abaixo e em seguida assinale a alternativa mais adequada:
A charge apresenta uma realidade impossível, uma vez que grupos de vermes só poderiam se comunicar entre si, todavia, na figura, os vermes falam com um inseto voador.
A charge mostra claramente como os grupos de animais podem ser produtivos. Constroem morada na goiaba, pois desenvolveram em conjunto a estratégias de se unir para viver melhor.
A charge elucida a ideia da dinâmica de grupo de que quando as pessoas se unem em prol de um objetivo, o calor da emoção leva o grupo a escolhas equivocadas. A goiaba não é uma morada sólida, assim como não são sólidas as decisões tomadas em grupo.
A charge pode servir para inúmeras reflexões, mas deve ser vista em sentido metafórico. Não há grupos de vermes que se organização em função de estabelecer uma morada. Todavia, as pessoas podem escolher viver em condomínio na expectativa de que, em tal comunidade, várias das suas necessidades sejam satisfeitas em decorrência da convivência com outros moradores.
Metaforicamente, a charge representa a classe operária nas organizações. Estes são tratados como vermes, grande estratégia, segundo vários estudos, para aumentar a produtividade.
06. Leia a assertiva abaixo:
Há que se considerar que os grupos não são constituídos sem que haja uma motivação para tanto. Admite-se, por exemplo, que as pessoas podem se agrupar com o intuito de suprir sua necessidade de companheirismo.
Considerando os estudos em Dinâmica de grupo a assertiva acima deve ser avaliada como:
Verdadeira
Falsa
07. Leia o período abaixo e em seguida assinale a alternativa mais pertinente
“O grupo é um conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe de forma explícita ou implícita à realização de uma tarefa, a qual constitui sua finalidade, interatuando através de complexos mecanismos de atribuição e assunção de papéis.”
O período acima esboça uma definição de grupo. Entretanto, tal definição está errada, pois um grupo é um conjunto irrestrito de pessoas.
Pode-se ler, no período acima, uma crítica velada ao funcionamento dos grupos. O texto fala de assunção de papéis, chamando a atenção para a dificuldade de existência de grupos democráticos, demarcando que a Dinâmica de Grupo é, sobretudo, uma ideologia política.
O período acima define positivamente um grupo. Todavia, peca ao dizer que as tarefas de um grupo podem ser implícitas ou explícitas. Em todos os grupos, as tarefas são explícitas a todos os elementos.
O período acima define adequadamente um grupo de trabalho. Assim sendo, esta não é uma definição geral, não servindo para outros grupos como: grupos de família, grupos de amigos etc.
O período acima define corretamente o conceito de grupo e destaca as coisas mais importantes na constituição dos grupos: desempenho de papéis, objetivo comum e interação entre os membros.
08. Assinale a alternativa correta:
À medida que o grupo vai se desenvolvendo deixa de haver interação entre os membros.
Na estruturação de um grupo são estabelecidas suas normas, o sistema de recompensa e punição, bem como sistema de comunicação.
Nos grupos de amigos não há punição.
O status é o nomemais adequado para definir a personalidade de um grupo.
O que define o status de um sujeito de um grupo é um valor absoluto, invariável com o tempo, assim como não varia de grupo para grupo.
RESPOSTA DA QUESTÃO SUBJETIVA

Outros materiais