Buscar

2ª Avaliação - Dinâmica de grupo e Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
Associação de Ensino e Pesquisa “Graccho Cardoso”
Autorizada a funcionar por intermédio da Portaria Ministerial no 2.246 de 19/12/1997
	2ª AVALIAÇÃO 
	 Disciplina: Dinâmica de Grupo e Liderança
	Turma: ________
	 Professor (a): Ariadne Cedraz
	Data: 08/05/2014
	 Aluno(a): ___________________________________________________
	Nota: __________
	INSTRUÇÕES
	As questões abaixo descritas deverão ser respondidas com base nas leituras recomendadas.
Não será permitido: Qualquer tipo de consulta (com exceção do dicionário de português); O empréstimo de material entre alunos (as); Atender telefone celular na hora da prova; Sair e retornar a sala.
Não serão aceitas respostas escritas a lápis. 
Rasuras ou emendadas serão consideradas nulas, fazendo com que o aluno fique impossibilitado de ganhar os pontos referentes a mesma questão. 
Nas questões de múltipla, marque com “X” a alternativa julgada adequada. Somente uma alternativa responde a questão. Marcar mais de um item anula a questão.
Após o primeiro aluno sair da sala de aula, nenhum outro aluno pode entrar para fazer a prova.
Caso haja algum erro que de elaboração na prova, a questão com problema será reavaliada e, caso seja anulada, os pontos referentes à mesma serão redistribuídos entre as demais questões. No entanto, isso só poderá ser discutido depois da avaliação. 
	QUESTÕES
	01. Os funcionários de uma empresa sabem que, não importa o tamanho da jornada de trabalho de cada colaborador, todos os trabalhadores encontram válvulas de escape, de modo que se torna impossível que, diariamente, todas as horas trabalhadas sejam integralmente dedicadas às atividades laborais. Os estudiosos, por sua vez, comprovam que devem ser proporcionados tempo e oportunidade para que haja harmonia em grupos, sendo que isto, usualmente, se realiza por meio de: conversa ociosa, contato pessoal e resolução de atritos interpessoais – atividades não se referem aos objetivos diretos das jornadas de trabalho. 
É interessante notar que mesmo nos ambientes de trabalho onde não são favorecidos momentos de convivência entre os colaboradores, ocorrem espontaneamente as “linhas de fuga” da atividade prescrita (o trabalho em si), ou seja, indubitavelmente são sempre criados espaços nos quais os colaboradores conseguem escapar da tarefa para formar ou estreitar a vinculação afetiva existente entre os mesmo. É dessa maneira que nas organizações surgem, dos grupos de trabalho, os grupos de amigos.
Considerando o exposto, responda e discuta as seguintes questões: é interessante para uma empresa privar os colaboradores desse espaço no qual são fortalecidos laços para além da tarefa estabelecida pela organização? Como a empresa deve lidar com a possibilidade de que os grupos de trabalho se tornem grupos de amigos? (3,0 pontos)
02. Assinale a alternativa mais pertinente: (1,0 ponto)
Distintos teóricos afirmam que o objetivo de um grupo é a satisfação das necessidades das pessoas que o compõem. Por isso, é de fundamental importância que os gestores conheçam as pessoas que formam seu grupo de trabalho.
Nas organizações, os grupos são peças fundamentais. Por conseguinte, a dimensão grupal não deve ser pensada pelos gestores diretos, mas deve seguir somente as orientações de uma diretoria maior, impessoal, neutra e descontextualizada.
Nas organizações, sempre existem grupos. Nestes não costuma haver interesse na aprendizagem, uma vez que a empresa não é um ambiente de formação técnica.
Os grupos de trabalho existentes nas organizações podem ser produtivos ou não. A produtividade dos grupos depende exclusivamente da existência de afeto positivo relativo à figura do gestor.
Somente grupos de trabalho podem ser produtivos. Os grupos informais não são produtivos.
03. Leia as assertivas abaixo: (1,0 ponto)
I - O grau em que um indivíduo se entrega às atividades do grupo é diretamente proporcional à atmosfera social e psíquica com a qual é acolhido pelo grupo.
II - Para melhor conduzir um grupo, é imprescindível ter conhecimento sobre seus participantes (como pensam e reagem), nesse sentido, estudos de Psicologia interconectam-se com estudos de Dinâmica de Grupo.
III - Os grupos trabalho são grupos de pessoas que devem desenvolver um trabalho em uma organização. Essa classe de grupo funciona da mesma maneira em distintas localidades, circunstância ou contextos. Assim, existem intervenções padrões para tais grupos, devendo-se desprezar suas peculiaridades.
IV - Nos primeiros contatos de um grupo, predomina um sentimento de insegurança. Por tal motivo, os indivíduos se valem das suas máscaras sociais, as quais representam seu status. Por isso, se apresentam por meio da sua profissão ou outro papel qualquer. 
 Estão corretos somente os itens:
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) I, III e IV
d) II e III
e) II, III e IV
04. Assinale a alternativa incorreta: (1,0 ponto)
Uma organização tem maiores possibilidades de sucesso e desenvolvimento quando seu capital humano funciona como grupo. Nesse sentido, evidencia-se que um grupo produz mais que indivíduos isolados, mesmo que estes estejam aglomerados no mesmo espaço físico.
As normas grupais são regras ou padrões de conduta segundo os quais o grupo se desenvolve e aos quais se espera que os membros adiram.
Somente os grupos formais têm normas.
Os grupos formais são muito comuns nas empresas. Eles são criados pela organização formal.
Os grupos informais surgem espontaneamente e também podem existir nas organizações. Nas empresas, os grupos informais podem se formar entre pessoas formalmente desiguais ou entre pessoas com mesmo nível hierárquico dentro na organização.
05. Escreva o somatório dos itens corretos: (1,5 pontos)
(10) Quando um sujeito não encontra satisfação em um grupo, pode desenvolver comportamentos compensatórios.
(05) A agressão verbal é um tipo de conduta agressiva comum nos grupos e pode trazer sentimentos ruins para os membros, bem como pode dificultar a evolução do grupo.
(08) Ataque ao facilitador é o nome técnico para uma reação característica de grupo que se caracteriza pela concentração e liberação de agressividade ou culpa em um indivíduo em um determinado grupo.
(01) Os grupos de amigos são grupos informais. Por isso não podem ser percebidas nestes grupos as reações características de grupo como: resistência, racionalização ou condutividade.
Somatório: ​​​___________
06. Leia as assertivas abaixo: (1,5 pontos)
1- A resistência à mudança é quebrada quando o gestor impõe aos subordinados uma nova modalidade de funcionamento, favorecendo a inovação e transformação do grupo, alargando seus horizontes.
2- Para entender os indivíduos e ou grupos organizacionais, é imprescindível ter um entendimento de como a organização (na qual trabalham esses sujeitos/grupos) funciona. Ou seja, os valores organizacionais influenciam o funcionamento dos grupos e vice-versa.
3- Muitos grupos gastam muito tempo e energia tentando evitar que seus membros sofram frustrações, em decorrência disto, sobra pouco tempo para a tomada de decisões e atuação produtiva, o que pode dificultar o alcance das metas grupais.
4- Treinamentos para dirigentes de grupos seguem sempre a mesma linha e ensinam as mesmas coisas, uma vez que grupos organizacionais são regidos por leis universais e não tem peculiaridades que os diferenciam.
5- A incongruência entre o indivíduo e a organização pode ser a base para a melhoria de ambos. Por isso os conflitos interpessoais devem ser devidamente trabalhados para serem extirpados da vida organizacional, tornando a empresa mais competitiva.
Considerando os itens acima, assinale a alternativa correta, considerando que V corresponde a assertivas verdadeiras e F corresponde a assertivas falas.
1-V; 2-V; 3-V; 4-F; 5-F
1-F; 2-F; 3-V; 4-F; 5-V
1-F; 2-V; 3-V; 4-F; 5-F
1-F; 2-V; 3-F; 4-F; 5-F
1-V; 2-F;3-V; 4-V; 5-F
07. Leia o texto abaixo: (1,0 ponto)
Ocorre, habitualmente, uma reação característica de grupo em muitos universos empresariais. É comum, por exemplo, que nos grupos de trabalho exista um membro que se isola e mantem-se afastado dos demais. Esse tipo de atitude, geralmente, se dá por questões de frustração. O sujeito teme que suas ideias não sejam aceitas pelo grupo e, consequentemente, mantem-se à margem do mesmo. Dificilmente tais sujeitos apresentam graves prejuízos à atmosfera do grupo. Do mesmo modo, não é comum que sejam criados conflitos em decorrência deste acontecimento. No entanto, o grupo não pode chegar à máxima eficácia se que haja a participação de todos os seus elementos.
Considerando o texto acima, bem como a teoria estudada, assinale a alternativa mais pertinente:
O texto se refere a uma reação característica de grupo pouco comum, intitulada compensação. Ocorre quando o sujeito não tem a capacitação técnica adequada e por isso compensa o grupo com o silêncio
O texto se refere a uma reação característica de grupo comum nas organizações intitulada racionalização.
O texto aponta uma reação característica de grupo denominada retraimento. 
O texto traz à tona a ideia de que alguns membros do grupo não conseguem se comprometer com o trabalho. Nestes casos, deve-se considerar a punição para a correção do comportamento.
O texto fala da dinâmica dos grupos de trabalho, fazendo uma referência à coesão, chamando atenção que há marginalização nos grupos coesos.

Outros materiais