Buscar

Gabarito da prova fundamentos 2 semestre serviço social unopar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Gabarito da Prova:
1732700 - SERVIÇO SOCIAL - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I - 1CHAM 
QuestãoResposta
1 B
2 N
3 C
4 D
5 D
6 N
7 A
8 C
9 D
10 E
11 Enunciado -
A reprodução das relações sociais não se restringe à reprodução da força viva de trabalho e dos meios objetivos de produção (instrumentos de produção e matérias-primas). Envolve também a reprodução da produção espiritual, isto é, das formas de consciência social, em que são gestadas e recriadas as lutas sociais entre os agentes sociais envolvidos na produção. A profissão de serviço social é um dos elementos que participa da reprodução das relações de classes e do conflito inerente a elas. A partir de quando e quais foram os fatos marcantes que levaram a inserção do serviço social na divisão sociotécnica do trabalho.
Resposta Esperada -
A partir de 1940 no centro de uma política em que se favorecia a industrialização, o Estado cria instituições de assistência estatais, paraestatais e autárquicas com o intuito de direcionar e integrar as reivindicações operárias através de políticas sociais desenvolvidas nessas instituições as quais se necessitavam de profissionais do Serviço Social para executá-las.Nesse momento ocorre a legitimação da profissão na divisão sócio técnica do trabalho, pois foi a partir dessa necessidade social que se constituiu no mercado de trabalho para o assistente social. A Previdência Social foi uma das primeiras áreas de atuação do Assistente Social, no setor público. A Legião Brasileira de Assistência (LBA) em 1942, o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio) e o SESC (Serviço Social do Comércio) e o SESI (Serviço Social da Indústria) conhecido com Sistema S são algumas das instituições gestadas nessa época.
12 Enunciado -
O Serviço Social surge mediante uma necessidade histórica e dessa necessidade
emerge uma profissão ideologicamente atrelada a determinados setores da sociedade da época. Descreva o período histórico em que se dá o surgimento do Serviço Social como profissão no Brasil. 
Resposta Esperada -
O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e Estado varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país. O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252.

Outros materiais