Buscar

Gabarito Prova:1732718 - SERVIÇO SOCIAL - CIÊNCIA POLÍTICA - 1CHAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito Prova:1732718 - SERVIÇO SOCIAL - CIÊNCIA POLÍTICA - 1CHAM - 27/10/2016 21:05
Questão	Resposta
1	D
2	B
3	B
4	C
5	E
6	B
7	C
8	D
9	A
10	B
11	Enunciado 
Os teóricos do contratualismo, como Thomas Hobbes e John Locke, utilizam uma situação hipotética, o "estado de natureza", para formular, cada qual a sua maneira, a constituição da sociedade civil e de sua organização política. Aponte as principais características dessa passagem (do estado de natureza para a sociedade civil) em cada um desses dois autores e explique quais são os aspectos que diferenciam cada um desses autores.
Resposta Esperada -
Tanto Hobbes quanto Locke se utilizam da descrição do "estado de natureza" para explicar a passagem e constituição da sociedade civil e política.
Para Hobbes, no "estado de natureza", os indivíduos são iguais em suas capacidades. Mesmo que haja alguém mais forte que o outro, este pode vencer pela astúcia. Assim, os indivíduos são concorrentes, vivendo em um constante e iminente estado de guerra.
Neste "estado de natureza", pelo interesse de garantir a sobrevivência, os indivíduos se uniram e firmaram um pacto para transferir o direito natural (de conquistar e manter o que é seu), pra um terceiro que substituirá a vontade de todos.
Este terceiro, o Estado, o Leviatã, o soberano, não está submetido ao pacto. Sendo assim, está acima do contrato firmado pelos indivíduos. Por isso, se constitui em um poder absoluto que passará a legislar sobre os indivíduos.
Para Locke, no "estado de natureza", os indivíduos vivem em liberdade e igualdade. Com Locke, diferentemente de Hobbes, o convívio entre os indivíduos não é marcado por um constante conflito.
Mesmo assim, Locke descreve o contrato social como uma necessidade, de modo a garantir maiores seguranças para os indivíduos, no sentido de assegurar os direitos naturais: para a criação de um poder que garanta o estabelecimento de leis, para assegurar os contratos e a sua execução. 
Um outro ponto importante em Locke é a afirmação de que a instituição de um governo serviria para garantir o direito à propriedade privada - já existente no "estado de natureza".
12	Enunciado -Leia o seguinte trecho do livro "O Príncipe", de Maquiavel: "Nasce daí uma questão: se é melhor ser amado que temido ou o contrário. A resposta é de que seria necessário ser uma coisa e outra; mas, como é difícil reuni-las, em tendo que faltar uma das duas é muito mais seguro ser temido do que amado" (Maquiavel. O Príncipe. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv.... Acesso em 26/08/16).
Se for necessário escolher, afirma Maquiavel, é melhor ser temido do que amado. Explique, com as suas palavras, porque Maquiavel faz tal afirmação.
Resposta Esperada -
No livro "O príncipe", Maquiavel elabora um manual de conquista e manutenção do poder. O pensador, assim, preocupado em descrever as diversas circunstâncias, a partir de relatos de exemplos históricos. Sendo assim, o autor chega a conclusão de que, se o príncipe priorizar ser amado do que temido, essa decisão poderia representar uma fraqueza do príncipe. Embora Maquiavel afirme que o ideal seria ser amado e temido, se o príncipe não tiver essa opção, é melhor obter o temor por parte de seus aliados, inimigos e dos súditos.
Podemos afirmar, que esse cálculo que o príncipe deve fazer, segundo Maquiavel, é um exemplo do príncipe que possui a "virtù". Portanto, que possui os atributos de executar cálculos políticos diante das situações. O cálculo ideal, assim, é o de considerar que ser temido, em qualquer circunstância, aumenta as possibilidades de se manter no poder.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes