Buscar

1° Avaliando Aprendizado Constitucional I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  DIREITO CONSTITUCIONAL I
	
	Simulado: CCJ0019_SM_201505882834 V.1 
	Aluno(a): HELLEN JESSICA SOUSA MELO
	Matrícula: 201505882834
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 22/11/2016 12:41:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201506003610)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 01 - Exame 121 / Tipo 1 - OAB-SP) - Diz-se que a lei, em sentido material, vale para todas as ações a que se refere, para todos os sujeitos a que se destina e vale para sempre (enquanto não revogada). Tais características são denominadas, respectivamente,
		
	
	 
generalidade, discricionariedade e estabilidade
	 
	 
generalidade, impessoalidade e abstratividade
	
	 
abstratividade, impessoalidade e irrevogabilidade
	
	 
impessoalidade, especificidade e revogabilidade
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506644979)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em recente julgamento realizado no Pleno do Supremo Tribunal Federal, verificou-se severa discussão acerca da inconstitucionalidade da prática do aborto de feto anencéfalo, bem como do debate acerca do direito à vida do nascituro e a autonomia da vontade da gestante. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54 constituiu um dos casos paradigmáticos a respeito do direito à vida digna. Nesse sentido, observou-se que o Supremo Tribunal Federal conferiu o seguinte entendimento:
		
	 
	houve apenas descriminalização da prática de aborto de feto anencéfalo, já que a viabilidade de continuidade da vida do nascituro em ambiência extrauterina se apresenta praticamente nula, situação em que, segundo o Ministro Celso de Mello, constituiria fato atípico, inexistindo crime nessa situação. Observa-se, entretanto, que a gestante também poderá continuar com a gestação, se assim preferir, não podendo o Estado lhe negar assistência médica, psicológica e pré-natal.
	
	persiste diminuta proteção constitucional ao nascituro, não se permitindo o aborto somente quando a própria gestante pretenda continuar a gestação, situação em que mesmo o feto saudável poderá sofrer a antecipação terapêutica de parto, já que a autonomia da vontade da mulher grávida deverá prevalecer.
	
	o nascituro, na visão do Supremo Tribunal Federal, não possui condições de titularizar direitos, nem mesmo de caráter extrapatrimonial, sendo tratado como coisa, pois somente titularizará direitos a partir do nascimento com vida, razão pela qual será permitida qualquer forma de aborto (sentimental, necessário, eugênico e voluntário).
	
	não há mais proteção constitucional ao nascituro, permitindo-se o aborto em quaisquer hipóteses, já que o feto, enquanto parte integrante da gestante, não possui personalidade jurídica seja patrimonial, seja extrapatrimonial.
	
	o nascituro perdeu proteção constitucional, a partir do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54, tornando-se apenas pessoa com expectativa de direitos, inexistindo proteção constitucional ou infraconstitucional nesse especial aspecto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506052631)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analisando as normas Constitucionais, José Afonso da Silva estabeleceu a classificação clássica das normas constitucionais. Assim, é correto afirmar:
		
	 
	As normas constitucionais não têm aptidão para produzir efeitos no mundo material, necessitando de uma legislação infraconstitucional para sua regulamentação.
	 
	As normas de eficácia contida são aquelas que produzem efeitos imediatamente, mas podem ser restringidas pela legislação infraconstitucional.
	 
	As normas de eficácia limitada são aquelas que não necessitam de legislação infraconstitucional para produzir seus efeitos integralmente.
	 
	Normas de eficácia plena são aquelas que necessitam de uma legislação infraconstitucional para produzirem todos os seus efeitos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506664956)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	José Manuel Zelaya Rosales, eleito presidente da República de Honduras, exerceu o cargo de presidente de 27 de janeiro de 2006 a 28 de junho de 2009, sendo deposto do cargo sob a alegação de violação da Constituição Hondurenha, pois tentou realizar consulta popular a fim de permitir a convocação de uma nova assembleia constituinte, propondo legitimar uma possível recondução de seu mandato presidencial, fato esse proibido pela Constituição. Diante da crise interna em Honduras, em 21 de setembro, buscou abrigo na Embaixada do Brasil, sendo acolhido pela representação diplomática brasileira. Diante da situação histórica acima discriminada, pode-se validamente afirmar que houve:
		
	
	verdadeiro banimento, já que não poderia sair da Embaixada Brasileira.
	 
	a concessão Asilo Diplomático.
	
	expulsão do território nacional.
	
	a concessão de Refúgio.
	 
	a concessão de Asilo Político.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506745974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	5. (MP/MG 2007) É CORRETO afirmar que a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela: (0,5)
		
	
	e) lei brasileira se mais favorável ao de cujus.
	
	b) lei pessoal do de cujus, desde que não estrangeira.
	 
	c) lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus.
	
	d) lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros.
	
	a) lei estrangeira.

Outros materiais