Buscar

QUESTÃO SOCIAL e politicas sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESIGUALDADE SOCIAL NOS ASPECTOS DAS: 
 QUESTÃO SOCIAL!
ASSISTENCIA SOCIAL
E
POLITICAS SOCIAIS!
O texto de Carlos Montano!
 Nos trás uma diversidade de autores importantes, que nos mostra de forma clara os aspectos teórico e cientifico da gênese do serviço social e as ações desenvolvidas no âmbito social, econômico, políticos de nossa sociedade ao longo dos séculos. Suas opiniões e estudos nos trás uma perspectiva de como atuarmos de forma coerente, responsável e sempre darmos prioridade as pessoas, em especial! as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 
Entre esses autores destacamos! 
Maria Lúcia Martinelli
Marilda Villela Iamamoto
Jorge Graciarena
Rolando Franco
Ottoni Vieira, 1979
Wanderley Guilherme dos Santos( Que estuda a teoria de Weneck Vianna)
Vicente de Paula Faleiros 
José Paulo netto
Fonte de Reflexão, pesquis em:
Kosik 
Karl Marx 
Hirschman
QUESTÃO SOCIAL! São os problemas que englobam sociedade, na qual é o reflexo das necessidades, que viviam e ainda vive ate hoje uma grande parcela da população que se encontra na extrema pobreza, fome, desemprego, falta de Saneamento básicos,falta de Educação, Saúde, Moradia e tantos outras necessidades para sua sobrevivência. O que leva ao desespero, a bebedeiras, a desilusão e baixa estima. 
Fatores que desde o século passado, nos mostram as desigualdades sociais deixada de herança pelo mundo do dinheiro, pelo capitalismo e a exploração de pessoas que não eram consideras como gente e sim como coisa, produto que a longo dos tempos também se torna consumidor! Menos pessoa humana. 
Todos sabemos que o Serviço Social, surgiu no século XVIII, como caridade, filantropia! Que não era exercido por qualquer pessoa!Tinha que ser Dama da sociedade, bem nascida, com boa pronuncia, religiosas. Elas exerceria essa função junto a Igreja Católica! Foi uma forma dos capitalistas conterem o proletariado, que estavam revoltados com as mas condições de vida. Também uma maneira de manter esses trabalhando, seria produtivo, tendo eles uma assistência ficariam menos doentes e não faltaria ao trabalho, tudo em pró do capital.
 Nos dias atuais, após a reformulação do conceito, caridade e filantropia, com a profissionalização do Assistente Social! Temos a nítida impressão que por mais que muitas coisas tenham mudado! Ainda há muito pra mudar, conquistar e sair desse contexto. Nosso trabalho esta ligado as estatais, órgão privados e Governamentais, o seja no âmbito político.
Martinelli “Nos diz que pra encobrir os fundamentos políticos econômicos, das políticas sociais de seu próprios implementadores, fazendo sentir sua função como” Ajuda ao Trabalhador, no que Martinelli chama de Fetiche da Pratica”
O seja para os meios das políticas econômicas e social! O sentido e esconder da sociedade as tragédias imposta pelo capitalismo. Os proletários praticam e transformam os benefícios e concessões que é direito ao trabalhador em bondade, na qual eles são os bem feitores. Assim fazendo com que os mesmos acreditem. E assim continue sendo produto do capitalismo.
Iamamoto – “Nos fala que Os Assistentes Sociais deveriam se submeter sua pratica aos controles políticos (E cientifico) ,deslocando-a da elaboração, feita externamente ao Serviço Social, e das políticas Sociais”. 
Devido os Assistente Social estar vinculados aos órgãos público governamental e privado, há uma dificuldade em colocar em pratica estratégias elaboradas através de pesquisas, estudo da realidade social, ações que poderiam ser mais eficazes para a resolução dos problemas sociais existentes no Brasil. Os capitalistas não querem saber de criticas, de gastar mais para tentar resolver essas desigualdades. Se deixar por eles o Assistente Social e um mero apagador de incêndios. 
Jorge Graciarena – “ As Políticas Sociais [...] [são] elaborações apendiculares, cuja função central é a correção, mediantes a assistência social, dos efeitos malignos que produz uma determinada estratégia de crescimento capitalista (1982: 77).
Ou seja, como já dito antes, o Assistente Social para os governantes e sim o mediador, o bombeiro, no qual eles vêem a possibilidade de corrigir, elaborar e mediar a políticas sociais! Buscar eliminar as mazelas e efeitos maldito deixado pelo capitalismo. E claro que o intuito do capital e ter esse produto lhe proporcionado crescimento econômico. Trabalhador bem assistido com alguns benefícios, trabalhar e consome mais.
È compensatória para o Governo Chamado pelo Autor de tratamento paliativo! O seja não algo permanente, não e Direito e estratégia para o momento. Não vai dessa forma corrigir as desigualdades.
Analise de Rolando Franco – A Intervenção na realidade, por meio de ações (se possível, coordenadas) que destinam recursos escassos para aumentar o bem-estar da população em seu conjunto, o que em geral se atinge ( principalmente) diminuindo os setores que vivem em situação de pobreza (1988:65)
As políticas sociais se faz necessárias para diminuir a desigualdade social, o Estado quer passar a sessão do bem comum. Palavra bem estar não cai bem no contexto social, nenhuma pessoa merece ter apenas bem estar e sim estar e viver bem todos os dias de sua vida. O bem estar dar uma sensação de bem momentâneo passageiro, não durara pra sempre. Nesse sentido! Se faz uma distribuição de bens, porem essa distribuição não é suficiente perante a grande desigualdade existente.
Balbina Ottoni Vieira conceitualiza as finalidades das políticas sociais como: “Alcançar o bem-estar para toda a população. É difícil definir o bem-estar social:designa uma situação, uma condição, um estado, um conjunto de medidas, capazes de proporcionar aos indivíduos e ás famílias condições normais de vida e oportunidades para tornar a vida sempre mais feliz, em todos os seus aspectos.”
Desta forma percebemos que a política social não é somente ajudar o indivíduo em sua particularidade e sim compreender ao todo sua situação no meio em que vive e como resolvê-las. Sendo assim um instrumento do estado para o desenvolvimento social, não sendo ele somente para uma função social e sim para algo político e econômico.
Wanderley Guilherme dos Santos cria a concepção da “ Cidadania Regulada” sendo esta em que cidadania não esta relacionada a valores políticos e sim pautadas em normas legais.Assim os que vivem dentro desse sistema sejam considerados cidadãos, como forma dele auxiliar o estados na solução dos conflitos sociais.
Para Vicente de Paula Faleiros , as políticas sociais tendem a cumprir diversas funções, como a de controlar , como de esconder os problemas os sociais. Pois dessa maneira manteria o ciclo de manutenção do trabalhador.
Já para José Paulo Netto as políticas sociais devem ser compreendidas dentro de dois aspectos: Político e Econômico, para que assim possam continuar o desenvolvimento monopolista.
As políticas sociais são vistas como uma maneira de auxiliar na sobrevivência do indivíduo, mas de uma forma em que os custos da força de trabalho sejam reduzidos, sem deixar de cumprir uma função social e econômica também.
No que se refere a função econômica o recebimento de bens de forma direta ou indireta para os serviços sociais tem a função de compensar a redução do salário real.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando