Buscar

discursiva.. socioculturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

nice
Nota: 100
Disciplina(s):
Fundamentos Psicológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola deve existir para potencializar o desenvolvimento natural da racionalidade humana, comum a todos e a ser cultivada para oferecer ao estudante a possibilidade de chegar à autonomia, alinhando-se às propostas iluministas para a educação, que deve propiciar o domínio da ordem e do progresso pelo indivíduo, rumo à emancipação racional, felicidade universal e paz perpétua, tal como preconizado pela Paideia iluminista. Nesse processo, o que conta é prontidão, o interesse e o desejo do aluno, e não mais as atividades transmissivas por parte daquele que ensina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http//:www. penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html>. Acesso em: 21 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, cite e descreva dois aspectos críticos que precisam ser considerados em relação ao construtivismo.
Resposta; Desdobra-se da concepção de Piaget uma concepção funcionalista entre organismo e meio, com o diferencial para as possibilidades da inteligência humana. O ser social de Piaget, visto de forma adaptativa e biológica, junta-se numa perspectiva solidária entre o mental e o social. Nessa ótica a sociedade surge como uma comunidade de mediação e estímulos, sem considerar o aspecto social problemático e contraditório que marcam as desigualdades. Em termos sociais e políticos a teoria de Piaget se coaduna com a visão de uma sociedade democrática onde os indivíduos podem interagir de modo ideal. No entanto, essa teoria não contempla que a sociedade capitalista e essencialmente contraditória. Não faz parte do horizonte teórico dessa concepção uma crítica social ao meio e as relações onde, problematicamente acontecem os processos de aprendizagem. Cabe aos indivíduos se adaptarem as condições e encontrar formas de construir novos arranjos compreensivos com o que a realidade pode oferecer (p. 238-240).
Questão 2/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
"A influência dos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento mental da criança é análoga ao efeito da aprendizagem de uma língua estrangeira, um processo que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna, os aspectos primitivos da fala são adquiridos antes dos aspectos mais complexos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.136)
A linguagem apresenta função determinante no desenvolvimento humano. Para compreendê-la, segundo Vygotsky, é preciso conhecer melhor a categoria chamada por ele de atividade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, explique a categoria atividade segundo a visão de Vygotsky.
Resposta; Para compreendermos como ocorre a construção do pensamento e da linguagem da forma proposta por Vigotski, é necessário, antes de tudo, resgatarmos o que o autor compreende como sendo a categoria atividade , para, posteriormente, embrenharmo-nos na seara do pen- samento e da linguagem. Nesse sentido, não podemos esquecer, primeiramente, que é por meio da atividade que o homem constitui as suas relações humanas e transforma o mundo. Ao se apropriar da realidade externa, ocorre uma atividade interna de apropriação e de articulação do novo; o que marca essa atividade interna é a superação, a confrontação, a contradição e a ambiguidade entre o novo e o velho (Aguiar, 2006). Dessa forma, é na atividade que o ser humano desenvolve a sua capacidade cerebral, ou seja, diferentemente do animal irracional, para o qual a atividade está dirigida à satisfação biológica, o ser humano é motivado pela apropriação da experiência humana. Isso ocorre porque, à medida que o indivíduo adquire a capacidade de planejar, de abstrair, de reconhecer conexões causais e de antecipar os acontecimentos imediatos, ele passa a produzir sua forma humana de existência. Afinal, o indivíduo é constituído na e pela atividade, ao produzir sua forma humana de existência revela em todas as suas expressões a historicidade social, a ideologia, as relações sociais, o modo de produção. Ao mesmo tempo, esse mesmo homem expressa a sua singularidade, o novo que é capaz de produzir os significados sociais e os sentidos subjetivos (livro-base, p. 153)
Questão 3/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
“Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e Apartir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/emile-durkheim/>. Acesso em: 19 jan. 2016.
Considerando o contexto social e histórico em que Durkheim produziu sua sociologia, fica compreensível sua preocupação com a ordem social, haja vista o período de turbulência social que marcou o período da pós-industrialização. Contudo, sua Sociologia da Educação recebeu várias críticas. Conforme o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, responda à seguinte questão: quais são os principais argumentos dessa crítica? Cite e descreva dois: 
resposta; Inicialmente, podemos dizer que a Sociologia de Durkheim se fundamenta numa concepção funcionalista de sociedade. Não é preocupação de Durkheim fazer uma crítica social, ou propor caminhos para a superação das desigualdades que marcam sua época. Para esse pensador, a educação e a escola têm o papel de agir na manutenção e conservação da sociedade e das regras e normas morais. O fato de que sua visão de educação seja exercida de modo a manter as diferenciações entre papéis sociais e grupos sociais. Durkheim afirma que cada grupo social deveria construir uma educação específica, de modo que cada qual cumprisse seu papel social, como se esse fosse algo natural. Não faz parte do horizonte teórico de Durkheim imaginar a educação como um processo emancipatório, muito menos revolucionário no sentido de potencializar as mudanças sociais (p. 30 a 32).
 
Questão 4/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
"[...] é por meio dos significados originados no grupo cultural que o indivíduo estabelece conceitos. Os conceitos surgem, então, pela generalização dos significados, realizada por meio de signos e pela interiorização.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998, p.133.
Os signos são instrumentos psicológicos por meio dos quais os sujeitos possuem o controle sobre a realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva o conceito de signos na perspectiva Vygostiskyana 
Resposta; O signo é uma marca externa que auxilia o sujeito em tarefas que exigem memória ou atenção para a regulação das atividades psicológicas, são representações da realidade e refere-se a elementos ausentes do espaço e tempo presente, possibilita as relações mentais como imaginar, fazer planos e ter intenções. "Por exemplo, não podemos falar com o outro por transmissão de pensamento; para isso, utilizamos um instrumento tipicamente psicológico: o signo. Segundo Vigotski (2001), os signos são instrumentos psicológicos por excelência e referem-se a tudo o que está situado fora do indivíduo,sendo que, por meio de atividades internas e externas, irão atingir dire- tamente o outro. Consequentemente, o ser humano somente planeja porque dispõe do pensamento; por sua vez, para a expressão do pensa- mento, ele necessita do signo para representá-lo. O tema do pensamento e da linguagem situa-se entre aquelas questões de psi- cologia em que aparece em primeiro plano a relação entre as diversas funções psicológicas, entre as diferentes modalidades de atividade da consciência" (livro-base, p. 154)
Questão 5/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
"Uma questão central para esse debate é que, segundo Vygotsky, nenhuma das principais tendências vigentes no seu tempo lograva buscar uma explicação para o que há de especificamente humano no ser humano a partir da sua própria condição. Indício disso é o fato de que, em meio ao dualismo entre naturalistas e mentalistas, observam-se também possibilidades duais quanto ao tratamento do conceito de sentido, pois só era presumível associá-lo a uma esfera exterior, sendo capturável pelas sensações e percepções, ou ao âmbito de uma interioridade autossuficiente em relação à cultura [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v21n2/v21n2a04.pdf. Acesso em 20 de set. 2016.
A psicologia vygotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, explique o conceito de sentido formulado por Vygotski. 
Resposta; Entretanto, devemos lembrar que a aparência é enganosa e que a fala muitas vezes não revela as suas contradições. Consequentemente, precisamos apreender as relações que ocorrem no plano interno, que dão sentido aos significados das palavras. Encontramos aqui a categoria sentido , que Vigotski apresenta em sua última obra. Diferentemente do significado, que é produzido e se transforma em conceitos que são instituídos no plano verbal, o sentido é composto por um processo diferente: abrange a subjetividade, e sua unidade essencial é a emoção. Conforme descreve Rey (2005), o pensamento somente é processo psicológico porque é permeado por sentimentos, isto é, são as emoções que definem a disponibilidade dos recursos subjetivos para o desenvolvimento de uma atividade.

Outros materiais