Buscar

Discursiva Literatura nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRISCILA - RU: 
Nota: 100
PROTOCOLO: 201607151081019A1F01F
Disciplina(s):
Metodologia do Ensino de Literatura Infanto - Juvenil
	Data de início:
	20/07/2016 20:01
	Prazo máximo entrega:
	20/07/2016 21:16
	Data de entrega:
	20/07/2016 21:07
Questão 1/3
A função da literatura enquanto forma de conhecimento é aquela que assume um papel informativo, abre as portas do saber e propicia também o acesso ao conhecimento. Assim, a literatura visa muito mais a formação pessoal e emocional do leitor.
Partindo dessa perspectiva, redija um texto sobre a função da literatura no processo de conhecimento e como o professor pode desenvolver esse processo em sala de aula.
Nota: 33.3
	EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Lemos para adquirir conhecimento. Depois que é realizada a leitura, sabemos algo que antes não tínhamos conhecimento, mas nós somos os mesmos que antes e isso não tem a ver com conhecimento, senão o modo pelo qual definimos. O professor deve interagir utilizando recursos possíveis para desenvolver bons leitores, o professor pode utilizar fantoches, brinquedos, fantasias e até brincadeiras para motivar o processo de leitura. (COSTA, 2007, p 28).
Resposta:Por meio da Literatura o aluno satisfaz suas necessidades.Sendo lhe permitido assumir uma atitude critica em relação ao mundo,advindas das diferentes mensagens e indagações que a Literatura oferece A criança que lê desenvolve o senso critico e melhora a escrita. Para tanto ,devemos incutir em nossos alunos que a Literatura é algo bom,natural ,fácil e prazerosa. O professor deve realizar seleção de textos literários,tendo em vista os interesses e a capacidade interpretativa dos alunos. É preciso mostrar que a obra literária tem como é formada por meio do entrelaçamento de registros linguísticos e próprios textos ,a partir de suas experiências prévias de leitura,no sentido de descobrir o prazer de ler. 
Questão 2/3
A literatura infantil se diferencia das demais produções culturais pela assimetria: é produzida por adultos para leitores crianças. Muitas vezes, essa assimetria produz alguns equívocos: escritores constroem uma sociedade e um mundo que estão distantes demais da ótica da criança atual. Um aspecto negativo nessa relação adulto- -criança é a tendência a um tratamento que Maria do Rosário Magnani denomina trivialização.Diante do exposto acima, escreva um texto apresentando o que a autora quer dizer com esse termo.
Nota: 33.3
	Expectativa de resposta:
A trivialização acaba abolindo as contradições e poupa o leitor do contato com um real problematizado, ou seja, um processo que depende fundamentalmente do modo como os homens se relacionam entre si e com a natureza.
Resposta:A Literatura Infantil se distingue das demais produções culturais pela assimetria;é produzida por adultos para destinatários crianças .Muitas vezes, essa assimetria produz alguns equívocos;escritores constroem uma sociedade e um mundo que estão distantes demais da ótica da criança da criança atual;ou tratam crianças leitoras como adultos porque desconhecem as aspirações e a visão de mundo infantil. Em qualquer um desses casos,a produção literária tende a desencontrar se de seu leitor .Outro aspecto negativo nessa relação adulto-criança é a tendência a um tratamento que Maria do Rosário Magnani denomina trivialização(Magnani,1989,p.56) ou seja a despreocupação com as qualidades estético-literárias acaba por produzirobras repetitivas,claramente pedagógicas ,utilitáristas e sem criatividade.
Questão 3/3
Muito se tem escrito sobre a construção de leitores críticos, o que representa a preocupação com a formação desse leitor.Nesse contexto, como o professor pode desenvolver em sua prática pedagógica a formação de leitores críticos.
Nota: 33.3
	EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Primeiramente, o professor deve compreender que o seu aluno deverá ter a capacidade de lidar com os diferentes textos escritos e com a realidade cultural (filmes, periódicos da imprensa, textos digitais e entre outros). Cabe ao professor relacionar  os diferentes tipos de texto para que o aluno os compreenda e possa diferenciá-los convertendo-os numa leitura apropriada para sua visão pessoal e coletiva. Tornar leitores críticos requer conhecer, opinar, analisar e, acima de tudo, conseguir reconhecer a ideologia que ele apresenta. (COSTA, 2007, p 32).
Resposta:Desenvolver leitores críticos vai muito além do mero ato de se ler sem uma compreensão profunda ,coesa frente ao assunto que se apresenta na leitura, é necessário que o mestre tenha em mente e em ação o fazer o aluno refletir e formar opinião acerca do assunto.Vejo ainda que a metologia deve ser coesa com a realidade tanto da escola como também do aluno em que a observação e aplicação é realizada,partindo de uma diversificada gama de gêneros textuais e perpassando estratégias de leitura que tem o foco principal o desenvolvimento cognitivo dos estudantes envolvidos e finalizando com a base para que a leitura se transforme em ação prática nas nossas escolas e também na vida de cada individuo. Por isso é mister desenvolver um trabalho que garanta ao aluno leitor ,situações de aprendizagem voltadas para o caráter libertador do ato de ler em que o o mesmo se conscientize de que o execício de sua consciência sobre o material escrito não visa o simples retrou memorizar ,mas o compreender e o criticar.

Outros materiais