Buscar

discursiva musica na sala de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Metodologia do Ensino de Arte
Música na Sala de Aula
Data de início:	11/12/2014 15:58
Prazo máximo entrega:	11/12/2014 17:13
Data de entrega:	23/12/2014 11:02
Questão 1/5
Tema: Parâmetros Curriculares Nacionais – A arte
A LDB 9394/96 afirma que o ensino de artes deve estar presente em todos os níveis da educação básica, e que o desenvolvimento cultural dos alunos é uma das características deste ensino.
Porém, uma das mudanças importantes para este ensino acontece conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
 
Neste contexto, redija um texto explicativo sobre a importância dos PCNs para o ensino de artes.
 
Nota: 20.0
Os PCNs são um importante instrumento para que o professor, pois ele orienta a prática pedagógica desse profissional da educação nas quatro linguagens artísiticas, que são: artes visuais, teatro, música e dança. Cabe às escolas escolherem as linguagens artísticas que farão parte de seus currículos, da organização dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Portanto, é através dos PCNs que a arte passa a ser vista como uma área de conhecimento, e não somente como uma atividade dentro da escola. (p. IX da Apresentação do livro)
Resposta:
encontra-se no PCN , a questão da pluralidade cultural , que retorna os saberes do multipluralismo , reforçando a identidade , as relações e o sistema de poder . esses assunto podem ser trabalhados pelo professor em seu programa de artes visuais , visando socializar os direitos humanos , aprender a garantir a equidade ou igualdade de oportunidades. 
Questão 2/5
“A proposta pedagógico-musical de Zoltán Kodály é considerada desenvolvimentista – ou seja, ‘requer que a organização de conteúdos siga os padrões de habilidades de uma criança normal em seus vários estágios de crescimento’. É uma proposta concebida para ser aplicada diretamente nas escolas, desde a educação infantil. Para que a organização sistemática da pedagogia Kodály seja eficaz, é necessário que as aulas de música sejam entendidas como parte integrante do currículo escolar, com aulas semanais desde a pré-escola.” (SILVA, Walênia. Zoltan Kodály: Alfabetização e habilidades musicais. In: ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX, 2011.) 
Analisando o texto acima, o conteúdo abordado em aula e o livro-base da disciplina, trace um comparativo entre a proposta desenvolvimentista de Kodály e a realidade atual da escola brasileira.
Nota: 6.0
Comentário:
Tutor, espera-se que o aluno identifique, aponte características da escola atual, como a falta de formação musical dos educadores, a falta de instrumentos, instalações e espaço físico adequados, bem como a falta de observação dos profissionais para com os seus alunos – muitas vezes por excesso de turmas. O aluno deve comparar essa proposta desenvolvimentista com a realidade atual, mostrando que Kodály propunha diversas ações que não acontecem na atualidade escolar brasileira.
Resposta:
sua proposta é essencialmente estruturada no uso da voz, necessita de canções e jogos infantis cantados na lingua materna, melodias folcloricas nacionais, e temas derivados do repertório erudito ocidental, cooperando na formação de valores musicais e no estabelecimento de sua identidade cultural. no brasil, estamos em um processo de tentativas a melhorar o aspecto edducacional .
Questão 3/5
Tema: Dança no ambiente escolar
Analise o texto abaixo:
 
“Percebemos como é ampla a projeção da dança e como são múltiplas as funções que exerce, tornando-se infindáveis as relações que estabelece com nossos corpos e como nossos corpos reverberam na escola e na sociedade”. 
Partindo desse pressuposto, discorra um texto explicando qual a função da dança e sua importância na escola.
Nota: 20.0
A formação por meio da dança contempla também o desenvolvimento de um cidadão mais criativo, reflexivo e consistente, além da formação física. O ensino da dança na escola é importante porque estimula os indivíduos, durante a educação formal, a adquirirem seu autoconhecimento, enquanto vivenciam a corporeidade, através de um relacionar-se com o mundo artisticamente. (p. 160)
Resposta:
a dança é necessariamente criar relações e, dessa forma, é preciso que o professor compartilhe ideais de reflexões, criatividade e autonomia, para que os alunos possam aprender conteúdos de maneira contínua, correlata e crítica. Ela é importante porque estimula os indivíduos,durante a educação formal, a adquirirem seu alto conhecimento, enquanto vivenciam a corporeidade, através de um relacionar-se com o mundo artisticamente. 
Questão 4/5
Leia o trecho a seguir: 
“O canto espontâneo é uma das mais importantes formas de expressão da criança, tão significativa quanto o desenho, a gestualidade e o comportamento infantil” (PARIZZI, Maria Betânia. O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios às canções transcendentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 15, 39-48, set. 2006.) 
“De acordo com Martenot, o canto espontâneo nasce da vontade de se expressar e cantar. Na fase livre, o canto não leva em conta a perfeição de tom, respiração, timbre. Além disso, por ser espontâneo, costuma ser compatível com o desenvolvimento natural do aparelho vocal, o que é fundamental para o canto consciente” (MARTENOT)
Segundo Martenot, no processo de desenvolvimento do canto livre – ou canto espontâneo -, merecem destaque alguns aspectos. Descreva tais aspectos.
Nota: 16.0
Tutor, nessa questão, espera-se que o aluno apresente ao menos dois dos seguintes aspectos: a canção deve se desenvolver na família, a criança deve se habituar a cantar sem receio, devem associar os gestos à emissão vocal, para que a percepção da direção do movimento sonoro se desenvolva, a canção interior (memória musical/ouvido interno). Livro-base, pág. 171.
Resposta:
a canção se desenvolver na familia ; a criança ser habituada a cantar sem receio; a associação dos gestos a emissao vocal , para que a percepçãoda direção do movimento sonoro se desenvolva; a canção interior. 
Questão 5/5
“Estamos convencidas de que, através do canto coletivo, é possível explorar uma infinidade de conhecimentos musicais e extramusicais, desde que com uma metodologia lúdica que motive as crianças, estimule sua frequência aos ensaios e as envolva na execução e na apreciação de obras musicais.” (LELIS, Oleide; SCHIMITI, Lucy; GARCIA, Kleisa. Projeto “um canto em cada canto”: o social e o musical mediado pela atividade coral. Anais do XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Londrina: 2009. 
Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2009/Anais_abem_2009.pdf
Para Willems, ‘quando o pedagogo necessita de meios extramusicais (tomados fora do âmbito do som, como o desenho, a cor, os contos), para que seu ensino adquira vida, não está no caminho justo, não está na vida real da música, não conhece as raízes da planta musical, nem o plano do edifício musical’.” (PAREJO, Enny. Edgar Willems: Um pioneiro da educação musical. In: ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX, 2011.) 
Com base nos textos acima, nos conteúdos abordados em sala de aula e no livro-base da disciplina, argumente contra ou a favor do uso de elementos extramusicais nas aulas de música, justificando e fundamentando sua resposta.
Nota: 20.0
Comentário:
Tutor, nessa questão espera-se que o aluno discuta um dos dois lados da questão, conforme sugestão abaixo:
 
Contra:
- elementos extramusicais tiram a atenção dos alunos
- desviam o foco da linguagem musical
- fazem com que a atividade seja demasiadamente longa – e por vezes cansativa
 
Prós:
- ajudam a manter a atenção dos alunos
- colaboram na explicação e exemplificação das atividades
- ajudam o professor a sentir-se mais seguro
Resposta:
sou, a favor do uso de elementos, pois a educação musical começa pela musicalidade, segundo o qual estudar musica significa estudar um instrumento. 
Conheça o novo AVA UNINTERcarregando...

Outros materiais