Buscar

ETICA E RS

Prévia do material em texto

Aluno(a): LAURICEIA FERREIRA SOEIRO FIRMINO
	Matrícula: 201002104513
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 03/11/2016 13:46:16 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201002812870)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. Sobre o caráter é correto afirmar que
		
	
	Todas as pessoas que não observam a moral de seu contexto social, são sem caráter.
	 
	Todos possuem caráter, embora existam expressões que permitam pensar o contrário, ele pode ser bom ou mau.
	
	Só possuem caráter as pessoas que observam a moral socialmente aceita.
	
	O caráter nasce com a pessoa, pois vem na sua genética.
	
	O ambiente social não interfere na construção do caráter de uma pessoa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002347128)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual é o saber que é responsável pela investigação dos princípios que motivam , disciplinam e orientam a conduta humana?
		
	 
	Ética
	
	Sociologia
	
	Epistemologia
	
	Moral
	
	Politica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002803998)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Andrelino Feitosa sempre foi muito respeitado na empresa em que trabalhava, rapidamente foi promovido por demonstrar competência e seriedade na realização do seu trabalho, além ser elogiado por ser gentil e respeitoso com seus colegas. Apesar de todas essas qualidades, não resistiu aos encantos de Wanderlina Maranhão, moça formosa, alta e encantadora. A paixão de Andrelino por Wanderlina o levou a atitude impensada, aproveitando-se de um momento a sós com sua subalterna tentou beijá-la, como houve resistência por parte da moça, Andrelino forçou-a, mas a resistência de de Wanderlina foi suficiente para livrar-se dos braços de seu chefe. Saiu desesperada e em prantos. O episódio chegou ao conhecimento da direção da empresa que avaliou o peso da decisão que deveria tomar: (1) demitir Andrelino, apesar de sua competência, e manter Wanderlina no emprego ou (2) demitir Wanderlina, pagar-lhe uma indenização alta sob a promessa de seu silêncio, e manter Andrelino no emprego dado os bons resultados que ele sempre apresentou. Depois de muita reflexão, a empresa optou pela segunda alternativa. Com base nas informações acima, julgue as afirmativas e assinale a única alternativa correta.
		
	
	A direção da empresa tomou a atitude correta, embora moralmente inválida, enquadra-se na ética da convicção.
	
	A preocupação da direção da empresa em indenizar Wanderlina demonstra a preocupação ética da Organização, uma vez que reconheceu o dano causado a ela por um dos seus funcionários e, por esse motivo, agiu corretamente ao reparar financeiramente o mal que lhe causou.
	
	A direção da empresa tomou a atitude moral correta, embora eticamente inválida e essa atitude enquadra-se na Moral da Convicção.
	
	Do ponto de vista organizacional, Andrelino sempre foi ético e sua atitude com a subordinada Wanderlina, embora imoral, não justificaria punição mais severa tendo em vista os resultados que sempre apresentou para empresa.
	 
	A seriedade e competência que inicialmente marcaram a trajetória de Andrelino na Organização não o isentam da responsabilidade do dano moral e ético causado à sua colega, razão pela qual julga-se que a decisão dos seus diretores foi tão danosa, sob o prisma ético, quanto o mal que ele causou a Wanderlina.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002735253)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental.¿ Podemos afirmar que :
		
	
	A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, não funciona de forma ética, por exemplo, tentando ganhar dinheiro fácil enganando os clientes, estão condenadas ao fracasso .
	
	Não há relevância, na relação de confiança com o cliente é empresa.
	 
	Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança.
	
	Um dos grandes atributos da ética empresarial é que ela não deve ser reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação amistosa.
	
	A ética empresarial estabelece as relações de moralidade baseadas em conflitos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002812975)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	... define o comportamento considerado ético pelos executivos da empresa e fornece, por escrito, um conjunto de diretrizes que todos os funcionários devem seguir ( ASHLEY, 2006). O documento empresarial ao qual se refere a citação é
		
	
	O contrato de trabalho
	
	O Balanço Social
	 
	O código de Ética
	
	A Legislação Trabalhista
	
	O Contrato Empresarial
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002692466)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Johnson & Johnson possuía 35% do mercado de analgésicos nos Estados Unido. No final de setembro de 1982, sete pessoas morreram envenenadas após ingerir Tylenol contaminado com cianeto. A J& J agiu com prontidão: recolheu e destruiu 22 milhões de frascos.. Não quis correr o risco de comprometer sua imagem e naufragar. A J. & J não se concebia como mera fabricante de remédios... Escolha a alternativa correta. Podemos dizer que sua atitude está relacionada com:
		
	
	satisfação dos acionistas
	
	maximização dos lucros
	
	golpe de marketing
	 
	o caráter da empresa
	
	ocultação dos problemas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002689877)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a única alternativa incorreta Naturalmente há novos desafios para o gestor das organizações conscientes. Ele passa a ter que conciliar qualidades de difícil congruência entre si, tais como:
		
	
	ser empreendedor e se submeter às regras comportamentais da empresa;
	 
	ser competitivo e individualista;
	
	ser participativo e trabalhar forma consciente de suas funções .
	
	ser participativa e trabalhar forma consciente de suas funções e se submeter ás regras comportamentais da empresa.
	
	ser capaz de entender o ser humano na sua dimensão mais profunda;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002690156)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	ENADE 2012 -"É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes. I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. III. Segundo o princípio da dignidade humana, que écontrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual." É correto o que se afirma em:
		
	
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III
	
	II e III, apenas.
	
	III, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002344613)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Ética Ambiental tem como base científica __________________.
		
	 
	d) O estudo da relação entre o homem e a natureza;
	
	c) A Ética Ecocêntrica;
	
	a) A preservação das espécies e dos recursos naturais;
	
	b) Os avanços tecnológicos;
	
	e) O estudo dos agentes poluidores e dos recursos não renováveis;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002156664)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o conceito de sustentabilidade:
		
	 
	Relaciona-se com a responsabilidade, individual e coletiva, sobre o meio ambiente.
	
	Ainda algo utópico, sonhado pelos ecologistas, mas que ainda precisa ser mais refletido por todos.
	
	É uma grande preocupação de todos governos mundiais, em particular no Oriente Médio, haja vista a necessidade de contenção ou reestruturação econômica.
	
	É um conceito muito complexo e pouco definido.
	
	Ainda está sob discussão, sendo observadas diversas definições que não levam a nada.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Perguntas Recentes