Buscar

Avaliação Objetiva das práticas formativas interdiciplinares III Nota 100

Prévia do material em texto

Avaliação Objetiva das práticas formativas 3 Nota 100
Questão 1/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
“Mais 2 tipos foram conceituados em Inteligência, um conceito reformulado (Intelligente Reframed), de 1999 — propostos pelo pesquisador da universidade de Harvard no início da década de 80”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
Gardner afirma que todo ser humano possui múltiplos tipos de inteligência. Cada um deles pode ser desenvolvido ou enfraquecido. Em 1983 foram definidos os primeiros sete tipos, posteriormente complementados com mais dois, em 1999. Quais são estas duas inteligências descobertas em 1999?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Matemática e Existencialista.
	
	B
	Naturalista e Existencialista.
Você acertou!
	
	C
	Existencialista e Cinestésica corporal.
	
	D
	Naturalista e Intrapessoal.
	
	E
	Naturalista e interpessoal.
Questão 2/10 - AULA 2 - MÚSICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICA DE APRENDIZAGEM
A partir da leitura do artigo-base A música na sala de aula: A música como recurso didático, sobre a música ao longo de sua história no contexto da educação é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A música no contexto da educação vem atendendo a vários propósitos, como formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
Você acertou!
Antigamente, a música era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da Matemática e Filosofia. A música no contexto da educação vem, ao longo de sua história, atendendo a vários propósitos, como formação de hábitos, atitudes e comportamentos: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, a memorização de conteúdos, números, letras etc., traduzidos em canções. (artigo-base, p. 45-46).
	
	B
	A música no contexto da educação vem atendendo ao único objetivo de inculcar nos alunos os comportamentos considerados corretos em uma época.
	
	C
	A música no contexto da educação vem atendendo ao objetivo de proporcionar o aprendizado da religião, que garante a permanência dos valores.
	
	D
	A música no contexto da educação vem atendendo aos interesses das classes dominantes de manter-se no poder.
	
	E
	A música no contexto da educação vem atendendo aos interesses dos políticos, que tencionam garantir a reeleição.
Questão 3/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Leia a citação a seguir:
“Se o brincar é social, a criança não brinca sozinha, ela tem um brinquedo, um ambiente, uma história, um colega, um professor que media essa relação e que faz do brincar algo criativo e estimulante, ou seja, a forma como o brincar é mediado pelo contexto da escola é importante para que seja de qualidade e realmente ofereça a oportunidade de diferentes aprendizagens para a criança.
De acordo com os conteúdos abordados na videoaula da prática formativa e texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, a metodologia fundamentada na concepção da Psicologia Histórico Cultural e na Pedagogia Histórico Crítica, pressupõe uma prática pedagógica intencional e planejada, decorrente das relações estabelecidas entre conteúdo e as formas adequadas para o ensino e aprendizagem, na perspectiva emancipatória de todos os sujeitos. Nessa concepção destaca-se o método apontado por Saviani para a exploração dos conteúdos, sendo eles:
Marque a afirmativa correta que contempla a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.
Você acertou!
Nessa concepção destaca-se o método apontado por Saviani para a exploração dos conteúdos, sendo eles: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.
	
	B
	Problematização, prática social inicial, instrumentalização, catarse e prática social final.
	
	C
	Instrumentalização, prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.
	
	D
	Instrumentalização, catarse, prática social inicial, problematização, e prática social final.
	
	E
	Prática social final, prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse.
Questão 4/10 - AULA 9 - RELIGIÃO E CULTURA
O principal paradigma em que se produziram as bases da teologia cristã foi o paradigma exclusivista. Este foi até o início do século XX o paradigma por excelência. Com raras exceções, o exclusivismo dominou a reflexão teológica na maior parte da história do cristianismo.
(Do autor)
De acordo com o texto base, sobre as perspectivas do pluralismo religioso, assinale a alternativa correta sobre o que a corrente exclusivista:
Nota: 10.0
	
	A
	Cada religião tem um salvador
	
	B
	Apenas Jesus Cristo salva
	
	C
	Não existe salvação fora da Igreja
Você acertou!
A partir da sentença Extra Ecclesiam nulla salus (Fora da Igreja não há salvação), a teologia cristã pensava todos os outros temas teológicos (p.5)
	
	D
	Não existe nenhum salvador nas religiões
	
	E
	Todas as religiões são iguais.
Questão 5/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Considere o fragmento de texto a seguir:
“[...] na abordagem histórico-cultural, brincar é satisfazer necessidades com a realização de desejos que não poderiam ser imediatamente satisfeitos. [...] De acordo com essa teoria, quando as crianças mais novas brincam, elas utilizam muito a situação imaginária, a imaginação está presente com força, enquanto as regras ficam mais ocultas, mas não deixam de existir”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2693_1263.pdf
Considerando o texto-dado, os conteúdos abordados na videoaula e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, a metodologia fundamentada na concepção da Psicologia Histórico Cultural e na Pedagogia Histórico Crítica, pressupõe uma prática pedagógica intencional e planejada, decorrente das relações estabelecidas entre conteúdo e as formas adequadas para o ensino e aprendizagem, na perspectiva emancipatória de todos os sujeitos. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:
São corretas as afirmativas:
I. Professor e o Educador Infantil são os mediadores do processo para a apropriação do conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento.
II. Aprendizagem se dá pela mediação do adulto, da criança mais experiente, sendo o conhecimento elemento essencial para o processo de aprendizagem, e a organização do espaço ocorre de acordo com o que se pretende ensinar;
III. O desenvolvimento não está relacionada com a aprendizagem, portanto, o ensino não é planejado ou intencional, ensinar e aprender são processos dicotômicos.
IV. O Brincar como atividade principal, o lúdico planejado intencionalmente, como forma de apreender o real.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, III e IV, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	I, II e IV, apenas.
Você acertou!
Alternativa I é verdadeira: Professor e Educador Infantil como mediadores do processo para a apropriação do conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento.
Alternativa II é verdadeira: Aprendizagem se dá pela mediação do adulto, da criança mais experiente, sendo o conhecimento elemento essencial para o processo de aprendizagem, e a organização do espaço ocorre de acordo com o que se pretende ensinar;
Alternativa III é falsa: O desenvolvimento ocorre em função da aprendizagem, portanto, o ensino planejado intencional, é essencial. Ensinar e aprender são processos interdependentes. O desenvolvimento não é linear, nem ocorre em fases, mas sim em níveis de desenvolvimento;
Alternativa IV é verdadeira: Brincar como atividade principal, o lúdico planejado intencionalmente, como forma de apreender o real;
	
	E
	I e II, apenas.
Questão 6/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
Analise asproposições a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, a compreensão do brincar:
Nota: 10.0
	
	A
	O brincar pode ser compreendido como produção cultural predominante imaginária, ligada a fantasia e dotada de significado.
Você acertou!
O brincar pode ser compreendido como produção cultural predominante imaginária, ligada a fantasia e dotada de significado. Seu valor torna-se muito favorável no contexto escolar. Nesse sentido, o brincar através dos brinquedos cantados permitem o reconhecimento prazeroso na educação infantil, como também, os saberes culturais tradicionais transmitidos a cada geração.
	
	B
	o brincar desenvolve habilidades competitivas entre as crianças situadas na busca da excelência durante a execução de atividades no dia a dia.
	
	C
	O brincar gera um espaço para vivenciar situações de exclusão desfavorecendo o processo de aprendizagem afetiva.
	
	D
	O brincar abrange o desenvolvimento de habilidades motoras especializadas.
	
	E
	A prática do brincar desfavorece a construção da identidade e autonomia da criança.
Questão 7/10 - AULA 7 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
O planejamento “é um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação”. (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.40)
Caso, após a realização da avaliação, queira ler o texto na íntegra acesse:
nead.uesc.br/arquivos/Fisica/instrumentacao/artigo.pdf
Sobre o planejamento é correto o que está exposto nas afirmativas:
I. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, seguindo roteiro e métodos determinados.
II. O planejamento enquanto construção-transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional.
III. Planejamento é algo restrito que pode ser compreendido de uma única forma.
IV. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e IV
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas. A afirmativa III está errada, pois, contrário do exposto, o planejamento é algo amplo que pode ser compreendido de muitas maneiras (página 3).
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Questão 8/10 - AULA 6 - OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Veja o texto a seguir:
Fonte: http://www.comofazer.email/2015/10/Como-enviar-um-email-no-Gmail-passo-a-passo-para-mandar-email.html 
Considerando o texto acima e o texto “Introdução aos parâmetros curriculares nacionais” no que diz respeito à área de língua portuguesa, o que é correto afirmar?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A escolha do gênero e-mail em uma aula de língua portuguesa deve-se ao fato de que é necessário escolher gêneros que considerem a diversidade de textos que circulam socialmente. 
Você acertou!
	
	B
	O gênero e-mail deve ser evitado em muitos casos, pois é restrito ao público adolescente, não pode trabalhado, por exemplo, na Educação de Jovens e Adultos – EJA.
	
	C
	O gênero e-mail deve ser trabalhado, pois, devido ao fato do ensino de língua portuguesa desconsiderar os gêneros orais, sobram poucos gêneros escritos para serem trabalhados.
	
	D
	É importante ter o cuidado de trabalhar o gênero de forma que não haja discussão sobre temas polêmicos, desvirtuando assim, a proposta do ensino fundamental.
	
	E
	No trabalho com o gênero e-mail deve-se desconsiderar os fenômenos da linguagem, considerando, preferencialmente, a estrutura do gênero.
Questão 9/10 - AULA 8 - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS APLICABILIDADES
Leia o excerto do texto a seguir:
“Ao considerar que a aprendizagem sofre a influência de inúmeras variáveis, torna-se ainda mais complexo o campo de investigação sobre as Dificuldades de Aprendizagem. Ao refletir sobre esses temas deve-se considerar o contexto cultural, a diversidade e as peculiaridades apresentadas, que são características inatas do ser humano. Nessa perspectiva, dependendo do contexto, pode ser viável destacar que os estudantes aprendem de modos diferentes, cada um da sua própria maneira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200009
De acordo com Gardner, em sua Teoria das Inteligências Múltiplas, destaca as várias Inteligências das crianças, particularmente daquelas que no contexto escolar podem ser consideradas como incapazes de aprender. Segundo o autor:
1 Todos os indivíduos são inteligentes, mas de maneiras diferentes;
2 As Inteligências são aperfeiçoadas, ou não, dependendo dos estímulos que as crianças recebem, e do ambiente cultural que as cercam.
3 A escola deveria oferecer uma formação que possibilitasse o desenvolvimento dos potenciais coletivos e não individuais. COMENTÁRIO: a escola deveria oferecer uma formação que possibilitasse o desenvolvimento dos potenciais individuais.
4 A escola deveria oferecer uma formação que possibilitasse o desenvolvimento dos potenciais individuais, permitindo e favorecendo situações de aprendizagem que contemplem a pluralidade de manifestação e expressão do intelecto.
Agora, selecione a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 2, 4.
Você acertou!
	
	B
	1, 2, 3, 4.
	
	C
	3
A escola deveria oferecer uma formação que possibilitasse o desenvolvimento dos potenciais individuais.
	
	D
	2, 4.
	
	E
	1, 4.
Questão 10/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO. 
O portfólio é uma metodologia de aprendizagem e avaliação construída ao longo de uma caminhada escolar. A elaboração de um portfólio abre espaços para uma perspectiva de construções, onde o aluno poderá organizar esse material de diferentes maneiras. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010, p. 
De acordo com o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, assinale a alternativa correta sobre o portfólio atrelado às práticas avaliativas.
Nota: 10.0
	
	A
	As práticas avaliativas se distanciam das atividades do portfólio.
	
	B
	As práticas avaliativas acontecem para que o professor possa medir o conhecimento do aluno durante a elaboração do portfólio.
	
	C
	As práticas avaliativas são percursos teóricos que antecedem à elaboração do portfólio.
	
	D
	As práticas avaliativas possibilitam que o docente perceba as ações pedagógicas para mudanças significativas.
Você acertou!
“As reflexões aqui empreendidas nos permitem perceber que, enquanto as práticas avaliativas no âmbito externo às universidades vêm se consolidando cada vez com maior ênfase, a avaliação que ocorre no espaço da sala de aula pouco tem mobilizado os docentes para as mudanças qualitativas de suas ações pedagógicas no ensino de graduação. Daí nos preocuparmos com os aspectos pedagógicos da avaliação mais que com os administrativos, buscando saber como se dá a avaliação na Universidade e que efeitos deixam para a vida acadêmica dos alunos.” (p.08 do artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”)
	
	E
	As práticas avaliativas contextualizam o portfólio para a sistematização e reprodução do conhecimento científico.

Continue navegando