Buscar

Sistema Único de Saúde (SUS) e suas Leis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Política de Saúde
Luis Draque
Aula 4
*
O Sistema Único de Saúde
*
*
O surgimento do SUS se dá após a VIII Conferência Nacional de Saúde a partir da luta pelo texto da saúde na nova constituição, os movimentos tático-institucionais pela implementação da reforma e a mobilização da sociedade.
*
*
A partir da nova Constituição da República, várias iniciativas institucionais, legais e comunitárias criaram condições de viabilização plena do direito à saúde. No âmbito jurídico-institucional destacam-se as Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e 8142/90 e as Normas Operacionais Básicas (NOB/96).
Nesta aula veremos alguns tópicos relacionados ao SUS e itens importantes que compões as leis que o regem.
*
*
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
O significado e a concepção acerca do 
Sistema Único de Saúde
*
*
Antes da criação do SUS, a saúde não era considerada um direito social. O modelo de saúde adotado até então dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum.
*
*
 É previsto na Constituição Federal de 1988 (Art.194 - 200) e regulamentado pela Lei Orgânica da Saúde (Lei n* 8080/90 e Lei n* 8142/91).
Sistema Único de Saúde – SUS
*
*
O SUS foi criado para oferecer atendimento igualitário e cuidar e promover a saúde de toda a população. O Sistema constitui um projeto social único que se materializa por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.
*
*
O Sistema Único de Saúde consiste em princípios e diretrizes. O SUS fundamenta-se em princípios fundamentais: universalidade, igualdade e equidade. A equidade como princípio complementar ao da igualdade implica em tratar as diferenças em busca da igualdade. As diretrizes do SUS são três: descentralização, participação da comunidade através dos Conselhos de Saúde e o atendimento integral, ou seja, prover as ações curativas e preventivas necessárias.
*
*
O acesso universal significa que ao SUS compete atender a toda população, seja através dos serviços estatais prestados pelo Poder Público, seja através dos serviços privados conveniados ou contratados com o poder público.
Universalidade
*
*
Igualdade
Todos devem ter acesso igualitário aos serviços de saúde e benefícios de promoção e prevenção à saúde.
Integralidade
A atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos. Em outras palavras, as necessidades de saúde das pessoas (ou de grupos) devem ser levadas em consideração mesmo que não sejam iguais às da maioria. “É o conjunto articulado de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema”.
*
*
Equidade
O acesso igualitário não significa que o SUS deva tratar a todos de forma igual, mas sim respeitar os direitos de cada um, segundo as suas diferenças.
*
*
 O indivíduo não deve ser visto como um amontoado de partes. O indivíduo é um ser humano, social, cidadão que biologicamente, psicologicamente, e socialmente está sujeito riscos de vida. 
 O atendimento deve ser feito para a sua saúde e não somente para as suas doenças.
 Erradicar as causas e diminuir os riscos, além de tratar os danos.
*
*
Ações e Serviços oferecidos pelo SUS
Promoção da saúde - estimulando hábitos mais saudáveis.
 Prevenção de doenças - através de atividades de educação em saúde, campanhas esclarecendo sobre riscos de doença, vacinação em massa, saneamento básico, controle do aumento de doenças e sua propagação (vigilância epidemiológica), controle da qualidade de remédios, alimentos, higiene e adequação de instalações que atendem ao público (vigilância sanitária).
*
*
Prestação de assistência médica através de consultas, exames, fornecimento de medicamentos básicos, de parafusos e placas ortopédicas no caso de fraturas graves, válvulas e marca-passos cardíacos e outras órteses, de aparelhos auditivos, óculos, perna mecânica e outras próteses, internações e reabilitação.
Ações e Serviços oferecidos pelo SUS
*
*
Os níveis de atenção à saúde: 
primário, secundário e terciário
A divisão entre os níveis de atenção é uma forma abstrata de conceber o sistema de saúde diferenciando-os de acordo com o grau de incorporação de tecnologia material e de especialização de seus recursos humanos.
*
*
Os níveis de atenção à saúde: 
primário, secundário e terciário
A representação gráfica da pirâmide do Sistema de Saúde foi disseminada pela Organização Panamericana de Saúde por toda a América Latina. Esse modelo foi inspirado no sistema nacional de saúde inglês. Ele orienta boa parte boa parte das medidas de racionalização no sistema de saúde. Os níveis de atenção à saúde são:
*
*
Nível primário
Incorpora pequena densidade de tecnologia, com perfil de morbidade relacionado às doenças mais corriqueiras, com capacitação profissional simples, isto é, formação médica básica. É considerada a porta de entrada do SUS, através dos postos de saúde e PSF.
*
*
Nível primário
Programas: Agentes Comunitários de Saúde / Programa Saúde da Família (PSF). Tentativa de estender ações básicas em saúde aos segmentos da população até então sem acesso aos serviços de saúde. A finalidade é incluir segmentos não assistidos pelas políticas de saúde. Visa oferecer atenção integral à saúde das pessoas, dentro das atribuições estabelecidas para o nível de atenção primária, na perspectiva da construção de uma verdadeira "porta de entrada" para os níveis superiores de maior complexidade tecnológica do sistema de saúde.
*
*
Nível Secundário
Incorpora média densidade de tecnologia, com perfil de morbidade relacionado as doenças com padrão mais complexo que do nível primário, com capacitação profissional intermediária, isto é, formação médica específica, pois abarca as especialidades básicas: clínica, pediatria, ginecologia-obstetrícia, cirurgia geral. Aqui estão os hospitais gerais.
*
*
Nível Terciário
Incorpora alta densidade de tecnologia, com perfil de morbidade relacionado as doenças muito complexas, com alta capacitação profissional, isto é, formação em subespecialidade, como neurocirurgia, por exemplo. Aqui estão os hospitais altamente especializados.
*
*
Os princípios do SUS correspondem a diretrizes para ação. As Leis 8080/90, 8142/90 e NOB/96 correlacionam-se a regulação das ações e serviços de saúde no SUS, a participação da comunidade no SUS e a norma operacional básica do SUS, respectivamente.
*
Políticas de Saúde
Luis Draque
Atividade 4
*
O SUS fundamenta-se em princípios fundamentais: universalidade, igualdade e equidade. 
Reflexão sobre equidade.
*
Vídeo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes