Buscar

Política de Saúde no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Política de Saúde
Luis Draque
Revisão 1
*
Conceitos sobre políticas 
públicas no Brasil
“É a atividade humana ligada a obtenção e manutenção dos recursos necessários para o exercício do poder sobre o homem”
Bobbio (2002)
Quando respeitadas se tornam como padrões da política social.
*
*
Conceitos sobre políticas 
públicas no Brasil
Uma política pública é uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público.
Uma política pública é uma orientação à atividade ou à passividade de alguém.
Uma política pública possui dois elementos fundamentais: intencionalidade pública e resposta a um problema público. 
*
*
Conceitos sobre políticas 
públicas no Brasil 
Porque saúde é política Pública?
Base Constitucional ( CF/88):
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
*
*
Conceitos sobre políticas 
públicas no Brasil 
Porque saúde é política Pública?
Base Constitucional ( CF/88):
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
*
*
Conceitos sobre políticas 
públicas no Brasil 
Porque saúde é política Pública?
Base Constitucional ( CF/88):
Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
*
*
Conceitos
Toda e qualquer medida de política pública envolve 3 pontos básicos:
Conteúdos: onde se quer chegar com a proposta e o que quer atingir com a estratégia.
Instrumentos: dizem respeito as ferramentas que serão utilizadas para alcançar as propostas estipuladas nos conteúdos.
*
*
Conceitos
Toda e qualquer medida de política pública envolve 3 pontos básicos:
3.	Aspectos institucionais: são as mudanças necessárias na instituição para conscientização da aplicação das novas normas de mudanças.
*
*
Fatores de Crise
A crise na saúde atual não é uma realidade apenas do Brasil, mas de todo o mundo, devido a alguns fatores:
Envelhecimento da população: a população está mais velha e pessoas idosas requerem mais assistência à saúde, estabelecendo assim um grande gasto para o estado.
*
*
Fatores de Crise
2.	Aparecimento de novas doenças que não são tidas como infecciosas, mas que requerem acompanhamento e investimento do governo em campanhas, prevenção ou tratamento da mesma.
3.	Sociedade esclarecida sobre os direitos e deveres, exigindo mais da assistência à saúde.
*
*
Fatores de Crise
4.	Banalização e mercantilização nos atos e serviços médicos.
5.	A divisão da medicina em diversas especialidades, levando o paciente a ser vítima de múltiplos profissionais.
*
*
Fatores de Crise
6.	Novas tecnologias para diagnóstico e tratamento das doenças com custos elevadíssimos para compra e manutenção dos aparelhos.
*
*
 É previsto na Constituição Federal de 1988 (Art.194 - 200) e regulamentado pela Lei Orgânica da Saúde (Lei n* 8080/90 e Lei n* 8142/91). 
Sistema Único de Saúde – SUS
*
AULA 01
*
O Sistema Único de Saúde consiste em princípios e diretrizes. O SUS fundamenta-se em princípios fundamentais: universalidade, igualdade e equidade. A equidade como princípio complementar ao da igualdade implica em tratar as diferenças em busca da igualdade. As diretrizes do SUS são três: descentralização, participação da comunidade através dos Conselhos de Saúde e o atendimento integral, ou seja, prover as ações curativas e preventivas necessárias.
*
O acesso universal significa que ao SUS compete atender a toda população, seja através dos serviços estatais prestados pelo Poder Público, seja através dos serviços privados conveniados ou contratados com o poder público. 
Universalidade
*
AULA 01
*
IGUALDADE
Todos devem ter acesso igualitário aos serviços de saúde e benefícios de promoção e prevenção à saúde.
INTEGRALIDADE
A atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos. Em outras palavras, as necessidades de saúde das pessoas (ou de grupos) devem ser levadas em consideração mesmo que não sejam iguais às da maioria. “É o conjunto articulado de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema”.
*
O acesso igualitário não significa que o SUS deva tratar a todos de forma igual, mas sim respeitar os direitos de cada um, segundo as suas diferenças.
Equidade
*
A divisão entre os níveis de atenção é uma forma abstrata de conceber o sistema de saúde diferenciando-os de acordo com o grau de incorporação de tecnologia material e de especialização de seus recursos humanos.
Os níveis de atenção à saúde: 
primário, secundário e terciário
*
Incorpora pequena densidade de tecnologia, com perfil de morbidade relacionado às doenças mais corriqueiras, com capacitação profissional simples, isto é, formação médica básica. É considerada a porta de entrada do SUS, através dos postos de saúde e PSF.
Nível primário
*
AULA 01
*
Incorpora média densidade de tecnologia, com perfil de morbidade relacionado as doenças com padrão mais complexo que do nível primário, com capacitação profissional intermediária, isto é, formação médica específica, pois abarca as especialidades básicas: clínica, pediatria, ginecologia-obstetrícia, cirurgia geral. Aqui estão os hospitais gerais.
Nível Secundário
*
AULA 01
*
Incorpora alta densidade de tecnologia, com perfil de morbidade relacionado as doenças muito complexas, com alta capacitação profissional, isto é, formação em subespecialidade, como neurocirurgia, por exemplo. Aqui estão os hospitais altamente especializados.
Nível Terciário
*
O que vem sustentando a administração em saúde no país é, de um modo geral, as teorias do campo da administração, que entendem a organização como um sistema mecânico e fragmentado. Uma lógica mecanicista que desconsidera a diretriz de unificação do sistema. 
Os principais conceitos sobre os processos de trabalho em saúde:
*
AULA 01
*
 A especialização é importante, mas tão importante quanto é compreender o ser humano de forma completa e integral. 
 Uma visão unificadora do ser que adoece, facilita o entendimento do sintoma de modo mais complexo e do histórico de adoecimento do indivíduo.
*
O ambiente hospitalar de leitos com números, nomes em portas fechadas, indicam territórios e identificam a complexidade das linhas que se engendram naquele espaço. Nele habitam diversos mundos que se chocam, mas não se falam.
A primeira aproximação da 
sociedade ao hospital
Políticas de Saúde
Luis Draque
Atividade 1
*
*
Atividade
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. 
				Como deve ser a orientação 					desta política?
*
Atividade
*
Como deve ser a orientação desta política?
Pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais