Buscar

Metodologia ciêntifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual Metodologia Científica 
QUESTÃO:
1. Todas as leituras que você puder realizar vão ajudá-lo em seu curso. Em qualquer momento da aprendizagem, a leitura é o instrumento de maior importância na aquisição de conhecimento. Ela traz informações novas, instiga a imaginação e potencializa a capacidade de comunicação, podendo ser aprimorada através do uso de técnicas. Levando em consideração este assunto, escreva uma redação com o tema: CARACTERÍSTICAS DAS TÉCNICAS DE LEITURA.
RESPOSTA ESPERADA:
- A leitura desenvolve a habilidade de resumir e elaborar mapas conceituais.
- É importante fazer inicialmente a leitura de contato, observando a estrutura geral do texto.
- A leitura mais detalhada pode ter o objetivo de aprofundar o conteúdo quando você já tem algum conhecimento a respeito.	
- Consultar o dicionário quando encontrar palavras desconhecidas.	
- Descobrir as ideias gerais do texto ajudará a compreender o conteúdo com mais segurança.
- Esquemas e resumos podem ajudar na estratégia de estudo e compreensão dos temas.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta	
Metodologia Científica 
QUESTÃO: 1. Pensando na filosofia do (saber fazer), compreendemos que o (paper) é um modelo de Trabalho de Graduação e a Uniasselvi adota tal modelo para o acadêmico registrar suas reflexões, conhecimentos desenvolvidos, a fim de produzir ciência. Com esse pensamento, descreva duas características do (paper) que o torna um trabalho científico e útil para a vida do acadêmico.
RESPOSTA ESPERADA:
- O paper pode ser também publicado em revistas e periódicos especializados.	
- É um trabalho de cunho científico com intento de gerar conhecimento e produzir ciência.
- É um modelo de trabalho adotado pela Uniasselvi para formalizar a produção acadêmica.
- É uma publicação que discute, apresenta ou resume ideias, métodos, técnicas, processos e resultados em alguma área do conhecimento.	
- O paper é considerado um trabalho pequeno, porém completo e, por isso, de grande responsabilidade na abordagem de conteúdo.
QUESTÃO: 2. Existem diferentes maneiras de conhecermos o mundo segundo cada cultura ou tempo histórico. Entre os tipos e as formas de conhecimento, destaca-se o conhecimento teológico, científico, senso comum ou popular e filosófico. Nesse contexto, disserte sobre dois tipos ou formas de conhecimento.
RESPOSTA ESPERADA:
- Mítico ou religioso: é cercado de aspectos mágicos e místicos. Trata das dimensões sobre a existência humana. O critério para estabelecer a verdade se dá através da aceitação e da fé.	
- Popular ou espontâneo: é um resultado das vivências do dia a dia, do saber viver e das experiências que são passadas de geração em geração. Também chamado de senso comum, é considerado um saber fragmentado e sem comprovação científica.	
- Científico: baseia-se em conhecimentos fundamentados por métodos que expliquem a realidade e sejam capazes de verificação ou comprovação. Pretende explicar a realidade física e os fenômenos da natureza, sociais e econômicos. 	
- Filosófico: conhecimento que se preocupa em conhecer a fundo a realidade e que busca as origens das coisas, fenômenos ou sujeitos. Seu princípio parte do questionamento, da reflexão e do constante aprendizado.	
- Artístico: conhecimento fundamentado pela sensibilidade do sujeito que interpreta o mundo ou cria obras que fazem refletir sobre o mundo.
QUESTÃO: 3. Quando você estiver escrevendo e pesquisando para o seu trabalho - paper, construa citações variadas. Podem ser diretas, indiretas ou outros tipos. Através dos diversos tipos de citações, de um ou mais autores, o seu trabalho acadêmico ganha conteúdo e sustentação científica. Nesse contexto, descreva dois tipos de citação.
RESPOSTA ESPERADA:
- Citação direta curta: é um tipo de citação no qual podemos copiar literalmente o texto escolhido na pesquisa. A parte copiada não pode ultrapassar 3 linhas e deve estar entre aspas.
- Citação direta longa: tipo de citação quando o texto copiado ultrapassa 3 linhas. A fonte deve ter tamanho 10. Não são utilizadas aspas na citação. Deve estar em parágrafo próprio, com espacejamento simples, e destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda. 	
- Citação direta curta de dois autores: - entre parênteses: quando usamos ponto e vírgula para separar os sobrenomes, exemplo: (ARISTIDES; SOUZA, 2002, p. 73);	
- Citação direta longa de três ou mais autores: no caso de mais de três autores, deve utilizar o primeiro autor acompanhado da expressão et al. A expressão latina (et al.) significa (e outros).	
- Citação direta usando omissão: ao omitir uma parte da citação, deve utilizar as reticências entre colchetes, ex.: [...].	
- Citação indireta: usa-se tal modelo para construir um texto com as suas próprias palavras, mas com o mesmo sentido da fonte pesquisada.

Outros materiais

Outros materiais