Buscar

Prezado.docx 111111111111111111

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de RH. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de RH,
	
	
	
	
	
	Proporia entrevistas de seleção por e-mail para garantir que as respostas dos candidatos não fossem decodificadas de forma inadequada.
	
	
	Usaria uma linguagem única para comunicar, por e-mail, aos empregados da fábrica e do escritório, os motivos pelos quais estão sendo criados novos cargos.
	
	
	Faria pesquisas de satisfação por meio eletrônico, o que garante que as pessoas não interpretem as perguntas como ameaçadoras.
	
	 
	Abriria um espaço no site da empresa para os empregados darem feedback sobre os programas da área de RH, avaliando, assim, se eles compreenderam os objetivos da área.
	
	 
	Usaria a rede informal de comunicação via e-mail para comunicar aspectos considerados importantes pela área de RH, uma vez que nessa rede as mensagens não se alteram.
	
	
	
		2.
		A definição da Visão, dos Objetivos, das Estratégias, dentre outros aspectos organizacionais, são importantes para que a Administração de Recursos Humanos (ARH) seja bem sucedida. Neste sentido, observe as afirmativas que seguem:
I - Análise organizacional: é o processo de identificação de forças e fraquezas da empresa. Trata-se de um levantamento das habilidades e capacidades da empresa que precisam ser plenamente aplicadas e de seus pontos nevrálgicos que precisam ser corrigidos ou melhorados.
II - Missão organizacional: é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo; devem ser focalizados em  resultados, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis, ser alcançáveis. 
III - Análise do ambiente: é o processo de identificação de oportunidades e ameaças. Trata-se de um mapeamento ambiental para saber o que há no entorno.
IV - Objetivo organizacional: significa uma incumbência que se recebe. Representa a razão de ser de uma organização. Pode ser definida em uma declaração formal e escrita - credo da organização. Tem que ser objetiva, clara, impulsionadora e inspiradora.
Agora, assinale a única opção correta:
	
	
	
	
	
	I e IV são verdadeiras
	
	
	Todas são falsas
	
	 
	II e III são falsas
	
	 
	II e IV são falsas
	
	
	III e IV são verdadeiras
	
	
	
		3.
		As organizações se diferem no ambiente em que atuam e criam valor para o cliente, bem como para o público em geral, em função de sua capacidade de adaptação às mudanças e de inovação, utilizando-se:
	
	
	
	
	 
	do capital intelectual da empresa, que é um recurso obtido exclusivamente das pessoas.
	
	 
	dos mecanismos de aumento da satisfação com o clima organizacional.
	
	
	do investimento em treinamento técnico e operacional, para aprimoramento dos recursos humanos.
	
	
	de uma remuneração agressiva que permita a fixação dos melhores talentos na empresa.
	
	
	da estratégia de gerenciamento de sua força de trabalho, reduzindo os índices de acidentes.
	
	
	
		4.
		Na chamada Era da Informação, o conhecimento está-se transformando no recurso organizacional mais importante das empresas, substituindo gradativamente o capital financeiro - que predominou na Era Industrial. Em um mundo onde os tradicionais fatores de produção - natureza, capital e trabalho - já esgotaram sua contribuição para os negócios, as empresas estão investindo no capital intelectual para aumentar a sua vantagem competitiva. Neste contexto, é fundamental que a empresa faça uma correta gestão de seu capital humano e intelectual, compreendendo que: I. O capital humano é constituído pelo lucro gerado pelas pessoas que fazem parte de uma organização. II. O capital humano é constituído pelas pessoas que pertencem a uma organização. III. O capital humano se difere do capital intelectual, pois o primeiro tem como foco as pessoas que ocupam cargos operacionais e o segundo trata dos gestores da empresa, que cuidam da estratégia organizacional. IV. Capital intelectual é um recurso obtido exclusivamente das pessoas, por meio do conhecimento e da inovação. V. Capital intelectual é a capacidade das pessoas de produzir mais e melhor. Estão corretas somente as afirmações:
	
	
	
	
	
	II, III e V
	
	
	I e III
	
	 
	II e IV
	
	
	II e V
	
	
	III e IV
	
	
	
		5.
		Das afirmativas que seguem, assinale a única correta:
	
	
	
	
	
	Definir a missão de uma organização significa dizer que se trata de uma incumbência que a mesma recebeu. Representa a razão de ser de uma organização. Pode ser definida em uma declaração formal e escrita ¿ credo da organização. Tem que ser objetiva, clara, impulsionadora e inspiradora.
	
	
	A Administração de Recursos Humanos (ARH) consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação, controle das finanças da organização, das técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
	
	 
	A área de Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial, na medida em que administra e soluciona impasses; administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve dificuldades específicas.
	
	
	Considerando a influência da globalização na atual Gestão de Pessoas, é correto afirmar que há leis ou princípios universais para a Administração de Pessoas; por isso mesmo que ela é contingencial.
	
	
	A definição de objetivos da ARH, bem como a missão, o negócio, a visão, os objetivos organizacionais, as estratégias organizacionais, aliado à análise ambiental e à análise organizacional é garantia de sucesso para a empresa em tempos de inovação.
	
	
	
		6.
		A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área interdisciplinar que envolve conceitos de diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, assinale a única opção, cuja sequência contém uma área do conhecimento que não condiz com a afirmativa feita:
	
	
	
	
	
	Engenharia de Segurança; Direito do Trabalho; Sociologia Organizacional.
	
	
	Direito do Trabalho; Medicina do Trabalho; Engenharia de Segurança.
	
	 
	Psicologia Industrial e Organizacional; Engenharia Agronômica; Sociologia Organizacional.
	
	
	Direito do Trabalho; Psicologia Industrial e Organizacional; Pedagogia Empresarial.
	
	
	Antropologia Cultural; Psicologia Industrial e Organizacional; Pedagogia Empresarial.
	
	
	
		7.
		A área de Gestão de Pessoas ou RH, como é denominada por muitos, se vale de diversas técnicas, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Das sequências abaixo, assinale a única que contém somente técnicas aplicadas no ambiente interno:
	
	
	
	
	
	Pesquisa salarial e benefícios; Relação com entidades de formação profissional; Plano de carreiras; Política salarial.
	
	
	Avaliação de cargos; Relação com sindicatos; Pesquisa de mercado; Treinamento.
	
	
	Legislação trabalhista; Avaliação de desempenho; Higiene e segurança; Plano de benefícios sociais.
	
	 
	Plano de benefícios sociais; Plano de carreiras; Treinamento; Análisee descrição de cargos.
	
	
	Avaliação de desempenho; Higiene e segurança; Legislação trabalhista; Política salarial.
	
	
	
		8.
		As empresas estão sempre mostrando diferentes características na sua estrutura e nos seus processos com o passar dos tempos. Assim, segundo vimos em aula, podemos considerar três eras das organizações - A Era da Industrialização Clássica, A Era da Industrialização Neoclássica e Era da Informação. Sobre a Era da Informação podemos afirmar que (assinale a única alternativa correta):
	
	
	
	
	
	Nessa período havia um pequeno movimento de inovação e capacidade de mudanças.
	
	
	É o período iniciado logo após a Segunda Guerra Mundial, onde o velho modelo burocrático, centralizador e piramidal tornou-se vagaroso demais para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente.
	
	 
	Nesse período a tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia. Assim, a competitividade tornou-se mais acirrada entre as empresas.
	
	
	Nesse período o ambiente era estável e a tecnologia fixa.
	
	
	Nesse período o modelo burocrático era o vigente.
	
	
	
 FINALIZAR O TESTE DE CONHECIMENTO 
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Outros materiais