Buscar

O Espaço Escolar e o Processo Educativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No campo educativo, fala-se muito no “ensino”, em “conteúdos”, no “aluno”, nos “recursos didáticos”, mas você já pensou como o processo educativo inclui outras dimensões como, por exemplo, o contexto social, o espaço físico e, principalmente, os objetivos que esse processo educativo deverá ter?
Pensar em um processo educacional significa ampliar o nosso campo de visão para incluir as diferentes formas e instâncias de socialização que estão presentes.
Os processos educacionais podem admitir diferentes formas.
Historicamente diferentes espaços sociais têm se especializado na gestão dos processos educacionais.
A família e a comunidade são, desde os tempos mais remotos, os campos de socialização onde crianças e adolescentes têm contato com a língua, os costumes, os valores, os saberes e sentidos, que dão identidade à realidade onde vivem.
Muitas vezes, outras instituições assumem também a função de compartilhar, “ensinar” aos jovens certos princípios e práticas, tais como, os templos religiosos, as oficinas de trabalho, os clubes recreativos, os museus, as associações culturais e políticas etc.
Desde a modernidade, a escola tem se constituído como a organização cuja função primeira tem sido disponibilizar às novas gerações, “através de atividades sistemáticas e programadas, o patrimônio cultural da humanidade”. (PILETTI, 1995, p.116).
Mesmo que ao longo dos tempos, diferentes correntes de pensamento tenham considerado diferentemente o papel da escola, os saberes válidos, as estratégias que são ou não adequadas, o fato é que a escola ainda é um espaço marcante na vida das pessoas. É a partir dela, que vivemos grande parte de nosso processo de formação identitária.
A escola
Qualquer um nos dias de hoje é capaz de identificar uma escola. Embora sejam variadas as formas de estruturá-la, existem alguns elementos que parecem recorrentes na maioria das organizações escolares.
Do ponto de vista humano
Os processos educacionais ganham um caráter formal na escola, com papéis bem definidos para todos os envolvidos: diretores, coordenadores, professores, inspetores, merendeira/lancheiras, pessoal de limpeza e segurança, e alunos.
Do ponto de vista material
Na escola, o espaço físico, e nele os materiais, estão dispostos de modo ordenado como, por exemplo: as salas de “aula”, salas para refeições, quadras/ambientes para atividades físicas, mobiliário específico, equipamentos e materiais “didáticos”.
Quanto aos saberes
Os saberes que são trabalhados na escola são aqueles considerados válidos pela comunidade escolar. Embora frequentemente sejam disciplinarizados, é crescente o número de experiências que propõem outras formas de organização dos conhecimentos na escola.
Quanto às práticas
As atividades na escola são organizadas a partir de uma programação que organiza os eventos no tempo e no espaço. Envolvem planejamento e avaliação regular segundo os objetivos/metas/fins estabelecidos.
Agora... Veja as fotos abaixo.
As imagens mostram diferentes realidades escolares. Você não é capaz de, a partir da disposição das pessoas, dos materiais e equipamentos no espaço da escola, deduzir os princípios pedagógicos que norteiam a organização das atividades escolares? Pois é, o espaço escolar guarda uma tipicidade própria, reconhecível por aqueles que vivem numa mesma sociedade, mas diferentes concepções de educação vão implicar em diferentes arranjos para esses elementos. Mas, se desde a modernidade a escola parecia a mesma (carteiras enfileiradas, professor à frente da classe etc.) e vinha ocupado posição de destaque na formação das novas gerações, hoje esse lugar tem novos arranjos e tem sido compartilhado com novos espaços com grande poder de disseminação de informações, valores e atitudes.
As transformações recentes no âmbito dos processos econômicos e socioculturais, as novas tecnologias de comunicação e informação, têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional e uma profunda reflexão sobre o papel da escola. 
Cada vez mais, movimentos e organizações têm questionado o universo escolar. Tem sido discutido o quanto é preciso reinventar a escola tornando-a mais que um espaço de disseminação do conhecimento socialmente produzido, um lócus diferenciado de diálogo, intercâmbio de diferentes experiências educativas. Espaço dinâmico de articulação entre os vários agentes educativos que se encontram numa determinada comunidade. Espaço para o exercício do debate, da análise crítica, para o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens.
1.“As cadeiras de braço estão organizadas em fila, em frente ao quadro branco. As janelas possuem cortinas, para que o cenário exterior não atrapalhe a concentração das crianças. As paredes são bem limpas e brancas e em uma delas está o grande mural: apenas os melhores desenhos e os trabalhos mais bem feitos são expostos semanalmente. Também tem lugar no mural a pontuação alunos, que recebem prêmios a cada final de bimestre. Abaixo do quadro branco um tablado é utilizado pela professora para que ela possa ser vista e consiga ver a todos os alunos ao mesmo tempo. Os aparelhos de TV e DVD são novos e estão ao lado do quadro branco: ‘só exibo vídeos educativos que reforçam a matéria ensinada, porque se não, eles se distraem dos conteúdos e não se dão bem nas provas’ explica a professora.” Neste espaço educativo é possível perceber que:
Comentário do Professor
 1) Os conteúdos são valorizados e todo o ambiente estimula a participação ativa dos alunos. 
 2) A escola incentiva a competição entre os alunos e dá ênfase ao bom desempenho em provas. 
 3) As boas condições da sala de aula indicam os bons resultados na aprendizagem dos alunos. 
 4) As cadeiras organizadas em fila diminui o ruído dos alunos, o que proporciona um melhor ambiente de aprendizagem. 
2. Os procedimentos de ensino não são casuais, nem os espaços onde ocorrem. Ambos são intencionalmente selecionados e organizados de tal modo que sirvam para atingir o objetivo que se tem. Então, se deseja que o educando tenha uma formação cidadã e participativa, deve-se:
Comentário do Professor
 1) Abolir as salas de aula, anular a autoridade do professor e promover o protagonismo dos educandos. 
 2) Politizar o educando para que ele entenda que têm direitos e tome posições radicais e transformadoras, sem ameaçar a estabilidade da equipe escolar. 
 3) Organizar a turma em círculo, incentivar o protagonismo dos alunos e promover o debate ao redor da figura do professor, quem tem sempre a palavra final. 
 4) Promover relações de diálogo e troca, onde o professor atue como mediador e assegure ao educando conhecimentos e habilidades que o permita tomar suas próprias decisões. 
 3. Leia as opções e assinale a opção correta.
 
a) A Escola Moderna tem como principal característica a tentativa de homogeneizar: todos são iguais e devem ser tratados como iguais no espaço educativo.
b) As Tecnologias de Informação e Comunicação ameaçam a educação escolar, substituindo os professores.
c) Em cada contexto e período histórico, os processos educativos tomam diferentes formas e instâncias de socialização.
d) É impossível reconhecer elementos comuns nas escolas de diferentes países, visto que em cada contexto social os processos educativos tomam diferentes formas.
Comentário do Professor
 1) Falso – Verdadeiro – Verdadeiro – Falso. 
 2) Verdadeiro – Falso – Falso – Falso. 
 3) Falso – Falso – Falso – Verdadeiro. 
 4) Verdadeiro – Falso – Verdadeiro – Falso.

Outros materiais