Buscar

Resumão do 2° semestre de HISTCOM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Impressos 1º
Fotografia 2º
Rádio 4º
Cinema mudo 3º
Cinema falado 5º
Alienação 6º
Tv 7º
Internet 8º
 Com a prensa do Gutemberg as informações começaram a se espalhar tornando-as acessíveis a um grande número de pessoas, anteriormente tudo era restrito apenas aos membros da igreja católica, houve a reforma protestante, onde mais pessoas tinha acesso a bíblia (que foi o livro mais copiado) e tinha diferentes interpretações do que estava escrito, contrariando o que era imposto pela igreja. Com as informações se espalhando rapidamente, surgiu o iluminismo que queria “abrir“ a cabeça das pessoas para a realidade que elas viviam, com as invenções das maquinas a economia que era apenas restrita a agricultura e pequenos artesãos passou a ser mais tecnológica com uso de maquina e surgimento de uma nova classe social, a burguesia. Muitas coisas mudaram na sociedade, a ideia de trabalho e a família foram algumas delas. Para o burguês trabalhar era sinônimo de dignidade, o trabalho dignifica o homem, você só é reconhecido se trabalha. O homem era como uma engrenagem na maquina que era a sociedade. Ele era apenas a pessoa que apertava o botão, a máquina fazia todo o resto do trabalho.
A invenção da fotografia foi muito benéfica para os burgueses que tinha inveja do “status” dos quadros da nobreza, porém não tinham dinheiro para pagar um pintor e nem tempo para ficar horas parados para um quadro ser pintado, já que tempo era sinônimo de dinheiro. Com a fotografia, eles poderiam ter seus momentos perpetuados. (histórico)
A fotografia mostrava/mostra uma realidade que não existe, queremos mostrar aos outros uma vida que na verdade não temos. Tudo por status, por que o importante não é ser é parecer. Na etiqueta não é importante apenas colocar a palavra certa no lugar certo. Também é preciso colocar a imagem certa, no lugar certo. A fotografia mesmo sem texto também tem seu discurso e ela é importante para politica, pois colocando a imagem na hora certa da maneira certa, terá um discurso a seu favor (ex. lembrar do Geisel, do Lula e Brasília enquanto um parecia sereno, sério, uma pessoa correta o outro aparecia de maneira desleixada, passando uma imagem de maluco, como se as pessoas devessem tomar cuidado com ele, na foto de Brasília, as linhas tinham extrema importância, pois elas passavam uma imagem de que as pessoas ali também eram corretas, arquitetura de Brasília, remete a ordem, modernidade, tecnologia. Brasília mostra o sonho do Brasil, como o Brasil será no futuro). Propaganda politica sempre usa milhões para impressionar o povo, eles gostam de valores autos. (Fotografia na Politica)
(Filme a Era do Rádio) Com a invenção do Rádio é criada a indústria do Jingle, nessa época o que importa é a música, para cada momento da sua vida terá uma música marcando o acontecimento. Os programas no rádio (a maior parte deles) eram ao vivo, inspirados no teatro. Nos primeiros minutos do programa eram apresentados os personagens para que as pessoas se familiarizassem com eles. Ninguém resistia ao Rádio (ex dos ladrões que paravam o furto, para ouvir-lo). As novelas no rádio criavam desejos por produtos e ideais de vida. O status que era impostos pelo rádio. O ideal de vida da programação era contraditório com o que a igreja acreditava ser certo, por esse conflito, as igrejas proibiam seus fieis de ouvir aos programas do rádio, porém como não conseguiam parar o sucesso que era o rádio, passaram a produzir músicas evangélicas p/ atrair os fiéis. Quem fez sucesso nos EUA foi Carmem Miranda, Itens que ela usava se tornaram populares e eram encontrados nas melhores lojas de Nova York e Paris. Radio transmitia festas e premiações ao vivo (o que depois foi copiado pela tv). O rádio era como um móvel, devia estar em algum canto da casa, quase como um membro da família, era uma companhia constante, pois podia ouvir de onde estivesse, mesmo estando ocupado.
O cinema mudo chegou à sociedade como o Rádio, virando uma febre entre as pessoas, tudo acontecia no cinema e todas as informações chegavam até ele, todos sempre estavam lá, o mais importante eram as expressões, por que já que não era possível dizer o que acontecia, teria que demonstrar, assim como é feito na fotografia, a etiqueta, postura, expressões faciais são as falas, pode-se fazer um discurso sem ter que falar o que as pessoas devem ouvir, seus gestos demonstraram sua classe social, o que você pretende fazer, o que está disposto. No cinema era ditada moda, status, carros, vidas. Assim como no Rádio, padres e Pastores proibiram as pessoas de irem ao cinema, pois o cinema ditava tendências que iam contra os padrões que eram colocados pelos membros da igreja. 
Quando o cinema começa a ser falado é causada uma crise, pois as pessoas não eram boas com as falas como eram com as expressões. Na década de 20, aconteceram movimentos feministas muito fortes. Depois da primeira guerra mundial muitas mulheres ficaram viúvas e já que o mundo estava uma loucura elas encurtaram suas saias, cortaram cabelo e começaram a quebrar regras, saiam e escolhiam os homens que queria, eram mais independentes, eram conhecidas como mulheres Vamps. Era muito comum atores e atrizes que não sabiam falar direito, pois no cinema mudo o mais importante eram as expressões e não o jeito de falar. Cinema chega para mostrar que é tempo de mudança, as roupas mostram o impressionismo alemão. (Histórico) 
O cinema foi muito utilizada para fins políticos assim como todos os meios de comunicação foram e são usados até hoje. Leni Riefenstall fez propagandas politicas que mostravam os ideais nazistas, ela quem deu está imagem ao nazismo, de tudo muito correto, de sociedade de massa, uma única nação, um único líder, onde todos eram iguais. Mostrou a disciplina do povo alemão. Leni mostrava uma Alemanha nazista que incentivava folclore (p/ mostrar a importância da cultura do pais) da educação física (jovens fortes era sinônimo de pais e nação fortes) higiene (mostra como a sociedade é limpa). Nos discursos políticos só se fala de paz, as pessoas só fazem guerra objetivando a paz. Foi o nazismo que iniciou o conceito de sociedade de massa, pois tratavam todas as pessoas como UM POVO, UMA NAÇÃO e todos consumiam as mesmas coisas, não haviam distinções, todos vestem as mesmas roupas, todos são iguais. 
O período das duas guerras foram momentos de avanços tecnológicos, devido o grande numero de pesquisas para fabricação de bombas. Em meio a tudo isso, juntamente com propagandas politicas, criou-se um mundo onde o ser humano não é respeitado e o mesmo virou apenas um apêndice da maquina, com os avanços tecnológicos houve um Êxodo Rural extraordinário onde não havia espaço para todos, o mundo estava ficando muito cheio. A mídia fazia com que o gosto fosse uniformizado, faziam padrões, todos possui o mesmo gosto e eram iguais, formando a sociedade de massa, onde todos são alienados, SÓ EXISTE ALIENAÇÃO EM UMA SOCIEDADE INDUSTRIAL E CAPITALISTA. Pela vida que levamos, o ritmo da nossa vida, somos todos automatizados, isso faz com que nos tornemos alienados. Estamos sempre em ritmo de operários. A mídia entra para “se aproveitar” dessa alienação, pois eles sabem lidar com a realidade que vivemos. Mídia produz aquilo que dará audiência, as pessoas são tão alienadas que acham que não são alienadas (Escola de Frankfurt). Se as pessoas não concordassem, Hitler não teria feito o que fez, ele é fruto da sociedade dele. Bem ou mão intencionado, com a mídia na mão se tem poder. Com o estrago que restou da segunda guerra mundial era o momento perfeito para alienar a sociedade. Estados Unidos tinha medo de que a América Latina entrasse na Guerra do lado da Alemanha, por isso passou a fazer politica de boa vizinha, com filmes sobre cultura latina americana. 
 A indústria produz bens que precisamos ou não, o item acaba mandando em você, faz com que você se sinta “louco” para comprar determinada coisa. Só somos alguma coisa quando o capitalismo fala o que temos, nossos bens dizem quem somos, pois o mundo é baseado naimagem. Entra em cena o fetiche, onde você tem uma ilusão sobre aquela imagem, algo que você nunca teria/faria. Os meios de comunicação fazem você acreditar que aquela imagem é real, quem mais é atingido por isso é a classe média, que vive das aparências, o rico se dá vexame abafa, o pobre não liga para dar vexame, agora a classe média vive das aparências, não pode dar vexame, por isso o discurso da tv é um discurso de classe média, o que é vendido através da tv são produtos para classe média, pois ricos consomem itens que não precisam de divulgação e pobre praticamente não consome. 
Quando surge a internet, os usuários passam a ter a ilusão de que somos livres e controlamos o que queremos ou não ver, mas na verdade somos vigiados o tempo todo, a internet sabe seus gostos mais íntimos, sabe os sites que você visita, as músicas que você escuta e os vídeos que você vê. 
O controle da tv também da ilusão ao espectador de que ele está no controle, as coisas começam a se complicar, pois quando não tinha controle o usuário permanecia no canal muitas vezes por preguiça de levantar para trocar, agora com o controle, ele não precisa mais levantar, ele troca de canal nos comerciais, o que faz a audiência cair, por isso agora é preciso ter mais criatividade na programação e nos comerciais, para que prendam a atenção do usuário, caso contrario o mesmo não hesitará em mudar de canal.
Com a invenção do vídeo cassete e do dvd as pessoas assistem ao filme que quiserem, quando quiserem e isso faz com que a mídia precise pensar em um meio de controlar as pessoas, porque agora ela não fica mais dependente do que a tv transmite. 
Hipermídia, texto hibrido = Se misturam varias mídias em uma só, na mesma pagina tem vídeos, textos e fotografias. 
A mídia transforma tudo em espetáculo, nós fazemos parte dos espetáculos, queremos ser espetaculares, porém o problema maior disso é não saber diferencias o real e a mentira.

Outros materiais