Buscar

Exame Final Histologia.Embriologia.Dental Odontologia 2010

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª) Durante o processo odontogênico o órgão do esmalte apresenta estruturas que serão responsáveis pela formação da estrutura final dos dentes. Analise a figura abaixo e assinale a opção que apresenta a numeração correspondente ao estrato intermediário, a papila dentária e à junção amelodentinária, respectivamente:
A) 2, 4 e 6
B) 5, 1 e 2
C) 3, 4 e 2
D) 1, 5 e 3
2ª) Os folhetos embrionário através de processos de desenvolvimento e diferenciação darão origem a diferentes estruturas nos indivíduos adultos. Considere as afirmações abaixo relacionadas ao desenvolvimento embriológico. 
I- A ectoderme origina a medula espinhal. 
II- A mesoderme origina o tecido muscular e ósseo. 
III- A endoderme origina o tecido urogenital. 
Quais estão corretas? 
A) Apenas I. 
B) Apenas I e II. 
C) Apenas I e III. 
D) Apenas II e III.
3ª) A dentina, também chamada substância ebúmea ou marfim, é o eixo estrutural do dente e constituí o tecido mineralizado que forma o seu maior volume. Na porção coronária se encontra co​berta como um casquete pelo esmalte, enquanto na região radicu​lar está formada pelo cemento.Seu interior é percorrido por túbulos formados pelos odontoblastos.
Sobre esta porção da estrutura do dente assinale a opção que apresenta alguma informação incorreta:
A) Os tufos de Linderer são mi​cro fissuras da dentina e também comparáveis às falhas geológicas. Estendem-se no terço interno da dentina des​de o limite amelodentinário.
B) Os corpos celulares dos odontoblastos estão separados da den​tina mineralizada por uma camada de matriz orgânica não-mine​ralizada denominada pré-dentina.
C) Na estrutura da dentina podemos distinguir dois componentes básicos: a matriz mineralizada e os condutos ou túbulos denti​nários que atravessam toda a sua espessura e alojam os processos odontoblásticos.
D) A espessura da dentina varia de acordo com o dente: nos inci​sivos inferiores é mínima (de l a 1,5 mm), enquanto nos caninos e molares é de 3 mm; aproximadamente.
4ª) A membrana de G. Nasmyth é uma membrana fortemente aderida à superfície do esmalte, que possivelmente tem a função de protegê-la durante o período de erupção dentária, porém desaparece quando o dente entra em oclusão pela ação da mastigação ou da escovação. Esta estrutura:
A) formam-se após a erupção dentária, podendo atraves​sar a dentina. São regiões sem esmalte ocupadas por restos orgâni​cos provenientes da saliva.
B) são planos de tensão e são geradas por traumas e mudanças bruscas de temperatura no local correspon​dente.
C) formam antes da erupção; porém são áreas sem esmalte ocupadas por células degeneradas.
D) consiste em uma delicada membrana que cobre toda a coroa do dente recém-erupcionado e que corresponde à última secreção do ameloblastos.
5ª) Uma mulher grávida sofre irradiação com raios-X. No momento da irradiação, o embrião estava sob a forma de gástrula, e somente as células da ectoderme foram atingidas. Poderão sofrer mutação os tecidos: 
A) nervoso, conjuntivo e epiderme. 
B) nervoso e do aparelho circulatório. 
C) nervoso, de revestimento da boca, nariz e ânus e epiderme. 
D) conjuntivo, do aparelho urinário e muscular.
6ª) Durante o processo de formação da dentina os odontoblastos em plena atividade formam estruturas que determinarão grande parte da estrutura de sensibilização desta região do dente. Sobre esta formação foram feitas algumas afirmativas:
I - Os túbulos dentinários ou canalículos dentinários são estruturas cilíndricas delgadas que se estendem por toda a espessura da denti​na, da polpa até a junção amelodentinária ou cementodentinária.
II - A parede do túbulo dentinário é formada por dentina peritubular ou tubular, constituída por uma matriz mineralizada que oferece estrutura e composição química características.
III - O processo odontoblástico e o líquido dentinário, encontrado no interior dos túbulos dentinários, são os responsáveis pela vitalidade da dentina.
Assinale a opção que avalia corretamente as afirmativas:
A) Todas as afirmativas estão incorretas
B) Somente uma afirmativa está correta
C) Somente uma afirmativa está incorreta
D) Todas as afirmativas estão corretas
7ª) Durante a odontogênese, na fase de casquete, surgem primórdios que darão origem às estruturas definitivas dos dentes. Sobre essa fase do processo observe a figura abaixo.
As células que irão originar o esmalte estão representadas pela letra:
A) E
B) C
C) D
D) B
8ª) A sensibilidade dos dentes é um assunto até hoje muito controverso. Existem algumas teorias que buscam definir os motivos que levam à sensibilização dos dentes. A teoria hidrodinâmica de Brãnströmm é, até o momento, a mais aceita. Assinale a opção que apresenta os princípios corretos dessa teoria:
A) Os tufos de Hunter penetram pela matriz da pré-dentina e seus dendritos se ramificam pelo interior dessa matris promovendo a sensibilização da dentina definitiva.
B) Fibras nervosas localizadas na região acelular formam um plexo nervoso denominado plexo de Raschkow que se origina na junção amelodentinária e penetra na dentina pelas fibras de Sharpey.
C) Os estímulos que atuam sobre a dentina provocam um movimento do líquido dentinário, que trans​mite as diferenças de pressão existentes às terminações nervosas livres intratubulares e dali ao plexo nervoso subodontoblástico.
D) Denominadas linhas de Von Ebner são percorridas por terminações sensitivas que apresentam o potencial de ação responsável pela sensação dolorosa.
9ª) O processo de sensibilização da língua é devido a diferentes estruturas formadas pelo sistema nervoso. As porções dendríticas dos nervos estão diretamente ligadas a botões gustativos e táteis largamente distribuídos pela superfície dental.Assinale a opção que apresenta uma relação correta entre as papilas linguais e a sua função:
A) A porção responsável pelo tato é a papila filiforme, e as sensações de amargo, azedo, salgado e doce eplas papilas fungiforme.
B) As papilas filiformes são capazes de perceber a sensação de amargo, já as circunvalada são responsáveis pelo tato
C) A porção caliciforme das papilas são responsáveis pela percepção somente do sabor amargo, já as papilas filiformes captam a percepção do sabor doce
D) Papilas filiformes captam a percepção do sabor salgado, as papilas circunvalada captam a sensação do tato
10ª) Na embriogênese, a partir dos três folhetos iniciais, vão surgindo por diferenciação celular, os tecidos embrionários e destes, resultarão os tecidos definitivos, que formarão os órgãos e todas as partes do corpo. Assinale a opção que associa corretamente a estrutura presente em vertebrados e o folheto embrionário que lhe deu origem. 
A) Ectoderma - sistema nervoso, Mesoderma - tecido conjuntivo, Endoderma - pulmões 
B) Ectoderma - músculos, Mesoderma - pâncreas, Endoderma - epiderme 
C) Ectoderma - sistema urinário, Mesoderma - bexiga, Endoderma - músculos 
D) Ectoderma - pulmões, Mesoderma - sistema urinário, Endoderma - sistema nervoso
11ª) Na zona cervical da coroa dos dentes em formação observa-se, na porção do esmalte, as estrias de Retzius. Elas são estruturas que aparecem nos dentes preparados por des​gaste em forma de bandas de coloração pardacenta ou castanha com luz transmitida e claras com luz refletida. 
Assinale a opção que apresenta a descrição correta desta estrutura:
A) Zona singular e espe​cial do esmalte prismático que se localiza nas regiões de cúspides dentárias
B) Se relacionam ​com períodos de repouso e de mineralização e, portanto, indicam regiões menos mineralizadas.
C) Região onde o esmalte se relaciona com a dentina e constitui um nível estrutural decisivo para assegurar a retenção firme do esmalte.
D) Formações tubulares com fundo cego que alojam em seu interior os prolongamentos dos ameloblastos.
12ª) Os túbulos dentinários são rodeados por um anel ou parede denominada dentina peritubular, tubular ou matriz peritubular altamentemineralizada, que pode ser facilmente distinguida ao MO em cortes por desgaste que tenham sido seccionados transversalmente em relação aos túbulos. Nesses cortes, a dentina peritubu​lar aparece como um halo claro que contrasta com a matriz restan​te mais escura, existindo entre ambas uma marcação nítida.
Sobre esta estrutura é correto afirmar:
A) É dela que se origina por desidratação o líquido dentinário.
B) É rica em colágeno do tipo I e é responsável peça sensibilidade dentinária.
C) É forma​da por substâncias não-colagenosas tais como glicoproteínas, proteoglicanos e lipídeos
D) A sua região hipermineralizada média é a que apresenta menor espessura e um grau mais elevado de mineralização. 
13ª) Durante o desenvolvimento embrionário os tecidos que compõem os folhetos embrionários sofrem diferenciação funcional e dão origem a diferentes estruturas. Observe a figura abaixo e determina a origem tecidual das estruturas indicadas 01 e 02, respectivamente:
A) endoderme e ectoderme
B) mesoderme e ectoderme
C) endoderme e mesoderme
D) ectoderme e mesoderme
14ª) O gráfico a seguir representa as variações das concentrações plasmáticas de dois hormônios ovarianos durante o ciclo menstrual de uma mulher.
Quais são, respectivamente, os hormônios A e B?
A) Luteinizante e folículo-estimulante.
B) Folículo-estimulante e luteinizante.
C) Luteinizante e progesterona.
D) Estrógeno e progesterona.
15ª) O processo de formação do embrião é uma sucessão de eventos que culminam com a formação do feto. Durante esse processo diferentes eventos vão ocorrendo de forma seqüencial garantindo uma formação satisfatória tanto estrutural quanto histológica. Sobre esses eventos embriológicos foram feitas algumas afirmativas: 
I - A organogênese precede a mórula e caracteriza-se pela diferenciação dos órgãos a partir dos folhetos embrionários formados no período da gastrulação. 
II - A partir do achatamento da ectoderme, da região dorsal do embrião, diferencia-se a placa neural e, posteriormente, o tubo neural, que dará origem ao sistema nervoso do indivíduo. 
III - Da endoderme deriva o epitélio de revestimento do tubo digestivo, exceto as cavidades oral e anal, que são formadas a partir da ectoderme. 
IV - O celoma é uma cavidade do embrião, derivado das bolsas mesodérmicas, e está delimitado pela mesoderme . 
V - Do teto do arquêntero diferencia-se a notocorda, que é uma estrutura maciça, localizada na região dorsal, logo abaixo do tubo neural
Assinale a opção que apresenta a avaliação correta das afirmativas:
A) Todas as afirmativas estão corretas
B) As afirmativas II e IV estão incorretas
C) Somente uma afirmativa está incorreta
D) somente as afirmativas I e V estão corretas
16ª) Durante a fase de folículo dentário começam a se evidenciar as estruturas da bainha de Hertwig, dentina e pré-dentina. Analise a figura abaixo e identifique as estruturas citadas no texto, respectivamente: 
(A) B - C - D
(B) G - D - C
(C) A - C - H
(D) H - D - E
17ª) Os túbulos dentinários ou canalículos dentinários são estruturas cilíndricas delgadas que se estendem por toda a espessura da denti​na, da polpa até a junção amelodentinária ou cementodentinária.
Sobre esta estrutura é INCORRETO afirmar que:
A) Fibras nervosas amielínicas provenientes da polpa penetram totalmente no túbulo até a JAD.
B) O interior dos túbulos é ocupado pelo prolongamento odonto​blástico.
C) No nível da JAD o túbulo pode estar total ou quase totalmente ocupado pela dentina peritubular.
D) A parede do túbulo é formada por dentina peritubular ou tubular, constituída por uma matriz mineralizada.
18ª) Sabemos que a embriologia é a parte da Biologia que estuda as transformações que se processam numa célula em desenvolvimento. Observe o esquema a seguir, representando um blastocisto: 
Assinale a opção que apresenta informações incorretas sobre esta estrutura:
A) A seta 1 indica a massa celular interna. 
B) A massa celular interna dará origem ao embrião. 
C) A seta 2 indica o trofoblasto
D) O sinciotrofoblasto está representado pela seta 3
19ª) A estrutura do esmalte dos dentes apresenta algumas imperfeições. Os tufos de Linderer são estruturas muito semelhantes às mi​cro fissuras do esmalte e também comparáveis às falhas geológicas. Sobre esta estrutura é INCORRETO afirmar que:
A) São em grande parte responsáveis pelo processo de formação inicial das cáries.
B) Estendem-se no terço interno do esmalte des​de o limite amelodentinário em forma de arbusto
C) Se forma da JAD em direção à superfície do esmalte
D) Acredita-se que se formem devido a mudanças bruscas na direção de grupos de prismas pela orientação de alguns ameloblastos
20ª) No período embrionário de desenvolvimento das estruturas da face os primórdios faciais interagem e se fundem dano origem aos elementos constitutivos finais. A formação da fenda labial está diretamente relacionada a um defeito na formação do filtro do lábio. O filtro do lábio tem origem:
A) da fusão dos cornetos nasais com as coanas da membrana oro nasal.
B) da fusão dos processos maxilares com as saliências nasais mediais originadas do placoides nasais.
C) da fusão das saliências nasais mediais da placa nasal com o mesênquima subjacente da proeminência mandibular.
D) da fusão do mesênquima do primeiro arco branquial com as proeminências nasais laterais.

Outros materiais