Buscar

AV1 sociologia juridica e judiciaria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	
		Indique a alternativa correta. ¿Uma visão do Direito, exclusivamente sob o ângulo dogmático-normativo, conduz o jurista ao legalismo. Seu raciocínio será lógico, preciso.(...) A formação do jurista brasileiro é bastante marcada por essa diretriz¿. (J.B. Herkenhoff) Para a Sociologia Jurídica o Direito é fato social. Assim é possível concluir que:  (Ref.: 201602821434)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X a aplicação da norma, observando somente a determinação legal, mostra que o juiz não está concatenado com a realidade social.
	
	
	2.
	
		Max Weber associa legitimidade para positivar o direito à garantia interna ou externa, sendo que a garantia interna é chamada Tradicional, e a garantia externa pode ser Carismática ou ainda Burocrática. Sobre o assunto é verdadeiro o que se encontra na afirmativa:  (Ref.: 201602820446)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	X Burocrática é aquela legitimidade baseada na Lei
	
	
	
	
	
	
	
	
	3.
	
		"Banco é punido por demorar a atender cliente. As longas filas e a demora para atendimento nos bancos continuam gerando polêmica. O Banco A.R. foi condenado pela Justiça do Rio a pagar R$ 1.350,00 por danos morais a L. M.. Motivo: por três vezes, ele foi a uma agência de Petrópolis, em 2006, e teve de esperar por quase uma hora para ser atendido. (...). O voto do juiz Flávio Citro Vieira de Mello, relator do recurso, apontou a violação da Lei Estadual 4223/2003, que estabelece limite de 20 minutos de espera em fila de atendimento, e foi acompanhado pelos juízes Ricardo Andrade e Eduarda Souza Campos" (Disponível em www.tjrj.gov.br, 27.04.2007).
 No que diz respeito ao caso em tela, uma vez instaurado o conflito, qual foi a via eleita pelas partes para compô-lo?
 (Ref.: 201602819636)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	X Judicial
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	4.
	
		No que diz respeito à função social do Direito, não pode-se afirmar que: (Ref.: 201602821475)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X X as características da composição jurídica são a publicidade, a posterioridade e a universalidade
	
	
	5.
	
		Existem, a esse respeito, duas escolas, uma das quais pode ser chamada monista e a outra pluralista. A primeira, onde se situam quase todos os juristas, acredita que um único tipo de grupo social, o grupo político atualmente conhecido pela denominação genérica de sociedade global -, está habilitado a criar normas de direito. O outro que compreende afora alguns juristas sociólogos e filósofos, professa que qualquer agrupamento, seja qual for a sua consistência, pode instituir e quase sempre institui normas de funcionamento capazes de ultrapassar o caráter de simples regulamentos para elevar-se à categoria de verdadeiras normas jurídicas. (LÉVY-BRUHL, Henri. Sociologia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 24). No que concerne à elaboração da norma jurídica, no sentido das duas escolas citadas, podemos entender que : (Ref.: 201602830005)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X é possível perceber a existência de relações na sociedade que independem da regulação estatal.
	
	
	
	
	
	6.
	
		O fenômeno do pluralismo jurídico representa:  (Ref.: 201602819546)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X A existência de diversos ordenamentos jurídicos, produzidos espontaneamente em uma coletividade e coexistindo com o direito estatal, na produção de regras sociais.
	
	
	
	
	
	
	
	
	7.
	
		O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promove, por meio da Divisão da Justiça Itinerante e Acesso à Justiça, o projeto Justiça Itinerante, que garante a expansão da prestação jurisdicional e leva o Poder Judiciário até o cidadão. O programa consiste na visita regular de um Órgão Jurisdicional Itinerante a determinadas localidades, para prestação jurisdicional nas áreas de Família, Infância e Juventude, Registro Civil e Especial Cível. (...) Os atendimentos são realizados em uma unidade volante dotada de equipamentos, mobiliário e pessoal. Integram a equipe de todos os ônibus um juiz de Direito, um promotor de Justiça e um defensor público, além de serventuários do Judiciário, Ministério Público e da Defensoria.(...) www.tjrj.jus.br em 19.09.2013. Depreende-se da notícia acima, que o programa da Justiça Itinerante do TJRJ, tem como objetivo (Ref.: 201603013909)
		1 ponto
	
	
	
	X X democratizar o acesso à Justiça e reduzir a lentidão da prestação jurisdicional;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8.
	
		MUTIRÃO DE ASSINATURAS. Campanha do MPF contra a corrupção quer criar "lava jatos" pelo país. 17.09.2015 O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa responsável pelas investigações da famosa operação lava jato criou propostas para suprimir recursos e criminalizar condutas. ¿Se nós tivermos um sistema de Justiça criminal eficiente, que funcione bem, em outros casos a alternativa não será a impunidade. A referida proposta de participação popular, assim como ocorru na Lei da FichaLimpa, é denominada de:  (Ref.: 201603630958)
		1 ponto
	
	
	
	X iniciativa popular
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9.
	
		A composição jurídica é sempre feita mediante um critério elaborado e enunciado anteriormente, e aplicável a todos os casos que ocorram a partir de então. São pois critérios jurídico:  (Ref.: 201603621116)
		1 ponto
	
	
	
	X Anterioridade, publicidade universalidade
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10.
	
		Entre as causas que provocam a crise no judiciário podemos destacar:  (Ref.: 201603559474)
		1 ponto
	
	
	
	d) X Causas funcionais, estruturais e operacionais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais