Buscar

Objetivas com Respostas Filosofia, Ética e Cidadania #5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.Ética e a política integram, portanto, as ciências práticas que estudam a conduta humana, a construção do homem virtuoso e, consequentemente, do bom cidadão. A afirmação apresenta a ideia da ética de:	
X	Aristóteles.
	Cortella.
	Kant.
	Descartes.
	Bentham.
2.Podemos identificar como um sinônimo para ética das virtudes na alternativa:	
X	Ética finalista.
	Ética da moralidade.
	Ética das instituições do Estado.
	Ética dos bens.
	Bioética.
3.Para Aristóteles, justiça e vida boa estão interligadas, o que nos oportuniza pensar em vida boa de uma maneira muito diferente do que o senso comum brasileiro entenderia como tal. E o que isso significa?	
	A maximização do prazer pessoal
	Usufruir apenas dos bens materiais
	Seguir regras morais rígidas
X	Viver na excelência moral
	Viver o relativismo moral
4.O hábito é importante no processo de aquisição da virtude, mas precisa ser acompanhado do conhecimento, e não se trata de um conhecimento qualquer, mas um tipo que Aristóteles denominou de sabedoria prática. Nesse caso, assinale a alternativa correta que corresponda ao tipo de sabedoria apontada por Aristóteles no livro VI de sua obra Ética a Nicômaco:	
X	Prudência.
	Teorética.
	Honestidade.
	Paciência.
	Teórica.
5.A excelência moral é (...) um meio-termo entre duas formas de deficiência moral, uma pressupondo excesso e outra pressupondo falta (...). Sua característica é visar às situações intermediárias nas emoções e nas ações (Aristóteles. Ética a Nicômaco). A partir do trecho acima, é INCORRETO afirmar:	
	A ação correta do ponto de vista ético deve evitar os extremos, caracterizando-se pelo equilíbrio ou justa medida.
	A moderação (ou temperança) é a característica do indivíduo equilibrado no sentido ético.
X	A sabedoria prática, para Aristóteles, consiste em evitar o meio-termo em todas as nossas ações.
	Um vício (ou deficiência moral) é um sentimento ou conduta excessiva ou deficiente.
	A doutrina do meio-termo, ou justa medida, é um dos princípios fundamentais da ética aristotélica.
6.Para Aristóteles, o ser humano virtuoso é aquele que consegue ou que possui a justa medida daquilo que deve realizar. Portanto, não falhará nem por excesso, nem por falta. A excelência moral é um caminho de realização, de felicidade. Essa ética é chamada também de:	
X	Eudemonista.
	Gnose.
	Physis.
	Deontológica.
	Compaixão.
7.Encontramos aspectos da ética aristotélica em todas as alternativas, exceto:	
	A ética é racional. Para Aristóteles, o intelecto exerce uma função divina (perfeita), a nossa melhor parte (EN, 10, 7), por isso, tudo deve estar subordinado à razão.
	A ética é considerada como algo natural, assim como a sociedade é um dado natural. Nesse ponto, observamos a definição de Aristóteles (EN, 1, 7) segundo a qual o ser humano é um animal racional e político por natureza.
	Todas as nossas escolhas e decisões visam alcançar um fim, alcançar um bem, ou, conforme diz Aristóteles (EN, 1, 1), ¿Toda arte e toda investigação, assim como toda ação e todo propósito visam a algum bem. Uma ética finalista ou teleológica que deriva do grego telos, fim, propósito.
	A ética vem da natureza. A natureza nos dá a virtude moral que se aperfeiçoa com o hábito (EN, II, 1).
X	A ética vem do horizonte da matematicidade do mundo, gerando virtude moral que se aperfeiçoa com o hábito (EN, II, 1).
8.Com relação à temática da ética, do conhecimento, da felicidade e da virtude no pensamento aristotélico, é possível afirmar que:	
	B - A virtude, segundo Aristóteles, significa tão somente contemplação e reflexão, sendo, portanto, virtuoso, o homem que busca a ascese, sem qualquer pretensão a um "ativismo social".
	C - De acordo com Aristóteles, o bem, a felicidade que atinge o indivíduo deve ser usufruída exclusivamente por ele, sem qualquer preocupação com a sociedade em seu entorno.
	D - A práxis aristotélica, como fundamento das reflexões éticas, ela se constitui como um ideal a ser perseguido, tal como a utopia platônica.
X	A - Para Aristóteles, não é somente o conhecimento do que venha a ser justo ou injusto que é capaz de fazer o indivíduo mais ou menos virtuoso em termos práticos ¿ há que se interrogar qual é o fim (o objetivo) da ação humana.
	E - Um dos postulados fundamentais da teoria política de Aristóteles é aquele que afirma que a realização plena do homem se dá única e exclusivamente em termos individuais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais