Buscar

Objetivas Com Respostas Filosofia, Ética e Cidadania #2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
Foi Aristóteles quem considerou Tales como o iniciador do pensamento filosófico. Este novo pensamento nasceu da insatisfação com a explicação sobre o mundo ofertada pelo mito. O que os primeiros filósofos queriam era explicar o mundo natural baseado em causas naturais, por isso foram considerados naturalistas. Assinale a opção que apresenta os conceitos deixados pelos primeiros filósofos	
	ratio, theos e mito
	racionalidade, caos e mito
	cosmo, mito e caos
X	causalidade, cosmos, logos
	physis, mito e theos
2.Os primeiros filósofos inauguraram a Filosofia iniciando uma ruptura ou a separação entre:	
	As epopeias e os relatos míticos
	As epopeias e o devir
X	A filosofia e o pensamento mítico
	A filosofia e a arkhé
	A filosofia e a metafísica
3.As lendas como os mitos são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. No Brasil temos, por exemplo, a lenda Boitatá que fala de uma cobra de fogo que protege as matas, florestas e os animais e que persegue aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se, no Brasil, que este mito é de origem indígena, mas sua origem nos remete à cultura grega. Assim, marque a única opção correta com relação ao papel do Mito na Grécia Antiga:	
	Os mitos gregos foram superados totalmente pelo pensamento filosófico que os substituiu com as epopeias.
X	Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.
	Os mitos são histórias fantasiosas usadas pelos sofistas para manipular os jovens de Atenas e serviam para legitimar o uso do poder nas Assembleias.
	Os mitos são narrativas fantasiosas que serviam ao propósito do teatro Grego, como forma de controle da sociedade ateniense e por isso fortaleceram a filosofia.
	Os mitos são narrativas que decorrem da racionalização da vida, da reflexão sistemática do pensamento e propiciaram o advento da ciência.
4.Tales como o iniciador do pensamento filosófico. Esse novo pensamento nasceu da insatisfação com a explicação sobre o mundo ofertada pelo mito. O que os primeiros filósofos queriam era explicar o mundo natural baseado em causas naturais, por isso foram considerados naturalistas.Para Aristóteles,qual o filósosfo,que teria dado o início ao pensamento filosófico?Marque a resposta correta:	
	Aristóteles
X	Tales
	Kant
	Platão
	Zeus
5.A transição dos mitos para a filosofia levou um certo tempo histórico. Qual elemento fundamental para esta transformação ?	
X	O contato com outras culturas.
	A facilidade de recursos técnicos.
	A capacidade intelectual de todos os cidadãos da pólis.
	O desejo de maiores explicações sobre o mundo.
	A soberania racional dos filósofos.
6.Com relação às inovações técnicas, culturais e institucionais que marcaram as condições históricas que possibilitaram o nascimento da Filosofia no período da Grécia Arcaica (etapa da história da antiguidade grega que se estendeu de finais do século VIII a. C./início do século VII a. C. ao final do século VI a. C./início do século V a. C.), podemos afirmar que:	
	No campo do conhecimento, os gregos evitaram todo e qualquer movimento de abstração reforçando o caráter prático dos saberes do cotidiano, herdados, principalmente, dos povos do norte da África.
	A invenção do alfabeto pouco ou nada contribuiu para o desenvolvimento de um padrão de transcrição abstrata da palavra e do pensamento.
	No campo da organização social e política, os gregos reproduziram as formas de organização social e de gestão do poder dos grandes impérios do Antigo Oriente Próximo.
	A invenção do calendário reafirmou, tão somente, as concepções míticas de tempo que marcaram a emergência do conhecimento filosófico.
X	As navegações e as transformações técnicas surgidas nesta etapa tiveram o poder de desencantar o mundo e de forçar o desenvolvimento de explicações racionais sobre a realidade.
7.A filosofia nasce da transição da narrativa:	
X	Mítica para a racional
	racional para mítica
	Mítica para a medieval
	racional para a crítica
	mítica para o senso comum
8.No que se refere às origens da Filosofia, é CORRETO afirmar que:	
	A Filosofia pode ser entendida como um conhecimento sobre o mundo e sobre os homens que derivou diretamente das contribuições da sabedoria de civilizações orientais, como por exemplo, a babilônica e a romana.
	Se entendermos que a Filosofia resultou de modificações introduzidas pelos gregos na ¿herança¿ cultural recebida de outras civilizações, naquilo que se referem aos mitos, tais modificações não ocorreram já que a cultura grega os manteve praticamente intactos, sobretudo em alguns de seus aspectos mais sinistros.
X	A Filosofia pode ser compreendida como um tipo de pensamento que resultou das modificações ¿qualitativas¿ introduzidas pela cultura grega na herança recebida de outras civilizações, como por exemplo, naquilo que se refere à organização social e política, instaurando a prática de tomadas de decisão com base em discussões e debates públicos, ou seja, a democracia.
	Na verdade, a Filosofia se constituiu como uma forma de conhecimento absolutamente original, uma espécie de ¿milagre grego¿, que em nada ficou devendo às contribuições da sabedoria de antigas civilizações do Oriente Médio, como por exemplo, a egípcia, a babilônica e a persa.
	A Filosofia se configurou a partir da recepção plena dos conhecimentos gerados pelas sociedades anteriores à civilização grega (cretense, minóica, micênica), conhecimentos estes que se constituíram como a única fonte geradora do raciocínio e das especulações filosóficas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais