Buscar

simulado 4 ATELIER DE ARTES VISUAIS DESENHO 100 1D e 2 E

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Atelier de artes visuais: Desenho
Observe a imagem e leia o fragmento de texto:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <https://br.fotolia.com/Content/Comp/94879312>. Acesso em: 11 out. 2016.
“Quem examinar com atenção a arte dos dias atuais será confrontado com uma desconcertante profusão de estilos, formas, práticas e programas. De início, parece que, quanto mais olhamos, menos certeza podemos ter quanto àquilo que, afinal, permite que as obras sejam qualificadas como "arte", pelo menos de um ponto de vista tradicional. Por um lado, não parece haver mais nenhum material particular que desfrute do privilégio de ser imediatamente reconhecível como material da arte: a arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal e pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, comida e muitas outras coisas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: M. Fontes, 2001, p. ix.
A obra do artista contemporâneo Jeff Koons, apresentada na imagem acima, está localizada na parte externa do Museu Guggenheim em Bilbao (Espanha) e intitula-se “Puppy”, tratando-se de uma escultura de flores que retrata um cachorro de dezoito metros. De acordo com o livro-base A relação do desenho com o ensino da arte: considerações sobre a teoria e a prática, tendo como base seu conhecimento sobre a arte contemporânea, analise as afirmativas a seguir, relacionando o conteúdo do texto apresentado com a obra de Koons:
I. No início da década de 1960, a arte contemporânea mantém intactas as linguagens artísticas tradicionais como pintura, desenho e escultura.
II. A obra Puppy, de Koons, confirma a reflexão de Archer (texto acima) ao utilizar flores como material artístico.
III. A escultura de Koons reforça a tese de Archer sobre a suspensão das certezas acerca do que pode ser considerado obra de arte.
IV. As flores utilizadas na obra de Koons podem ser comparadas com materiais artísticos comumente utilizados nas esculturas tradicionais.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
Questão 2/2 - Atelier de artes visuais: Desenho
Leia o extrato de texto a seguir:
“Algo é certo: o esboço é plasticamente atraente. Sua fragilidade, concisão e proximidade do momento da criação despertam muito interesse. Tudo isso gera o fetiche que sempre envolve esses traços precários de um pensamento em criação e, principalmente, a proximidade da mão, da intimidade do artista. É grande o número de mostras que incluem os trabalhos gráficos de artistas que não se expressam publicamente por meio de desenhos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DERDYK, Edith. (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Senac-SP, 2007, p. 42 (grifo nosso).
Segundo o livro-base A relação do desenho com o ensino da arte: considerações sobre a teoria e a prática, a respeito do esboço no processo criativo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Salles afirma que o esboço tem aspecto visualmente atraente por se tratar 
de uma reprodução fiel do trabalho artístico finalizado.
	
	B
	Salles salienta que os “traços precários” estão relacionados com a inabilidade 
técnica do artista.
	
	C
	Salles reforça sobre a “fragilidade” do esboço, que por se tratar de um desenho 
feito em papel pode rasgar e se despedaçar.
	
	D
	Salles escreve que a “intimidade do artista” está relacionada com um segredo, como, 
por exemplo, sua falta de domínio técnico.
	
	E
	Salles informa que muitas exposições apresentam a produção gráfica (esboços) 
dos artistas, revelando a concepção de suas obras.

Outros materiais