Buscar

Sistema de Ensino e Legislação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“Os principais programas do FNDE são: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912>. Acesso em 15 abr. 2015. 
O livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil trata da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB. De acordo com o conteúdo do livro-base, qual das assertivas abaixo sobre a oferta de transporte escolar é correta? Assinale a alternativa que contém a resposta certa:
	A	
O transporte escolar destina-se especialmente às cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
	B	
Embora algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
	C	
Esse benefício aplica-se a casos específicos, quando é comprovada a sua necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
	D	
A oferta de transporte escolar gratuito é destinada aos estudantes que não encontram escolas ou vagas em escolas próximas a sua residência.
Você acertou!
“A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, cm grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas do crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso de autoridades públicas que preferem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 126)
	E	
É de responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.

Outros materiais