Buscar

TRABALHO INDIVIDUAL 3º SEMESTRE

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO.
MORGANA SCHENKEL JUNQUEIRA
Machadinho D’ Oeste
JATAÍ – GO
2015
MORGANA SCHENKEL JUNQUEIRA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Marketing, pesquisa de Mercado, Negociação e Metodologia Cientifica.
Profesores: Gisleine Fregoneze; Henry Nonaka; Marcos Marques; Elisete Zampronio; Rodrigo Trigueiro
JATAÍ – GO
2015
SUMARIO
1 - INTRODUÇÃO......................................................................................................4
2 - PESQUISA DE MERCADO..................................................................................5
3 - MARKETING........................................................................................................6
3.1 - DEFINIÇÃO DE PRODUTO..............................................................................7
3.2 - MIX DE COMUNICAÇÃO..................................................................................8
4 - NEGOCIAÇÃO.....................................................................................................8
4.1 - VARIÁVEIS AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM NA NEGOCIAÇÃO...............9
5 – CONCLUSÃO....................................................................................................10
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................11
1. INTRODUÇÃO
 O presente trabalho consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre Marketing, pesquisa de Mercado, Negociação e Metodologia Cientifica, usando todas as ferramentas disponíveis e todo o aprendizado adquirido até aqui para sua elaboração.
2. PESQUISA DE MERCADO
 Todo setor de atividade importante já foi em alguma ocasião um “setor de rápida expansão” Alguns setores que agora atravessam uma onda de entusiasmo expansionista estão, contudo, sob a ameaça da decadência. Outros, tidos como setores de rápida expansão em fase de amadurecimento, na realidade pararam de crescer. Em todos os casos, a razão pela qual o desenvolvimento é ameaçado, retardado ou detido não é porque o mercado está saturado. É porque houve uma falha administrativa.
A visão curta de muitas empresas, as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado.
 As empresas bem sucedidas buscam a excelência em seus produtos/serviços, se preocupam intensamente em satisfazer as suas necessidades e desejos. Por ora talvez seja interessante mostrar o que uma administração com o espírito totalmente voltado para o cliente pode fazer para manter em desenvolvimento um setor de rápida expansão, mesmo depois de esgotadas as oportunidades óbvias e a quantidade prodigiosa de novos produtos que colocam êxito no mercado.
          As organizações precisam estar atentas as constantes contingências e exigências do mercado, a inovação e a qualidade são requisitos fundamentais, para que os produtos/serviços não caiam em obsolescência determinando assim seu envelhecimento. Com isso, entende-se que o produto precisa se aperfeiçoar sempre mostrando superioridade ao anterior e aos outros produtos que possam ameaçá-los. Mas o ideal é que as próprias organizações tramem a obsolescência de seus produtos antes que outra empresa faça isso por ela.
Esse foi o erro da Microsoft, ficou para traz porque não se atentou em tempo oportuno, para as mudanças no mercado, segura de si achava que nada poderia ameaçá-la, ou seja nenhum produto novo poderia substituí-la ou concorrer com ela. Atualmente, os administradores juntamente com as organizações buscam conquistar cada vez mais o mercado, sendo o principal objetivo a aquisição de clientes e suas satisfações. Mas para que esse objetivo seja alcançado, cabe ao líder lançar o estilo da companhia, suas orientações e metas. Isto significa que ele precisa saber exatamente por onde ele mesmo deseja ir, assegurando-se de que a organização toda esteja entusiasmadamente ciente disso, a menos que ele saiba para onde está indo e qualquer caminho o conduzirá a esse local. 
Portanto, o ideal a ser feito é uma análise a longo prazo, para garantir que seu empreendimento terá longa vida, e estar sempre muito atento ao ambiente externo, para que sua empresa esteja preparada para visualizar as ameaças que a cercam, e assim, adaptar-se, garantindo o sucesso, para tanto deve-se utilizar as ferramentas disponíveis, como pesquisa de mercado, sendo avaliado qual tipo de pesquisa melhor lhe atenderá e assim estará um passo a frente dos concorrentes. 
3. MARKETING
          A diferença entre Marketing e venda é mais do que uma questão de palavras. A venda se preocupa com a necessidade do vendedor de converter seu produto em dinheiro; o Marketing, com a idéia de satisfazer às necessidades do cliente por meio do produto e de todo o conjunto de coisas ligadas à sua fabricação, à sua entrega e, finalmente, ao seu consumo. O que é mais importante, aquilo que é posto à venda, é determinado não pelo vendedor, mas pelo comprador. Mas em geral aquilo a que se dá ênfase é a venda e não o Marketing. Por ser uma atividade mais complexa, o Marketing é posto de lado. É exigido então o conhecimento daquilo que faz um negócio ter êxito. Nenhuma organização pode atingir a grandeza sem um líder vigoroso que é impelido para frente por sua vibrante vontade de vencer. Uma empresa pode posicionar-se no mercado sobre varias disposições, podendo adotar diversas estratégias que variam de acordo com seus interesses como: líder de mercado; desafiante de mercado, ou seguidora de mercado. Em um mercado competitivo, torna-se essencial conhecer a fundo as estratégias dos seus concorrentes para, assim, ganhar vantagem competitiva. Cada empresa possui a sua estratégia de acordo com suas necessidades e possibilidades. Conhecendo a concorrência e suas estratégias, uma empresa pode traçar sua própria estratégia competitiva e prever como seus oponentes reagirão à sua estratégia,  A melhor maneira de uma firma ter sorte é construí-la por si mesma, atentando ao atendimento das necessidades do cliente e não a prospecção; ou seja, se a direção de uma empresa atender as necessidades da população ninguém a impedirá de criar sua própria expansão
3.1. DEFINIÇÃO DE PRODUTO
 O termo produto designa um tipo específico de bem com características de tangibilidade, isto é, tem existência física. Decorrente desta característica é o fato de ser um bem que pode ser transportado e armazenado podendo, por isso, ser consumido num local e momento diferente daquele em que é produzido Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
Portanto, como produtos, consideramos bens físicos, serviços, eventos, pessoas, locais, organizações, ou mesmo idéias. Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.
O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo. Assim os fatores diretamente relacionados a oferta de marketing são aqui estudados.
Quais produtos produzir e vender, quais novos produtos acrescentar, quais abandonar, em que estágio do ciclo de vida o produto se encontra, quantos produtoso portfólio deve ter, são apenas algumas das preocupações encontradas na Gestão de Produto.
O consumidor optará pelo produto que considerar como o de maior valor, e para isso levará em consideração aspectos tangíveis e intangíveis que merecem a atenção dos profissionais de marketing.
 
3.2. MIX DE COMUNICAÇÃO
 O Mix de Comunicação de Marketing é composto de seis formas essenciais de comunicação:
PROPAGANDA: qualquer forma de apresentação e promoção não-pessoais de idéias , mercadorias ou serviços por um anunciante identificado.
PROMOÇÃO DE VENDAS: uma variedade de incentivos de curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço.
EVENTOS: são um tipo de venda não agressiva indireta.
RELAÇÕES PÚBLICAS: uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.
VENDA PESSOAL: interação pessoal (cara a cara) com um ou mais compradores potenciais visando apresenta produtos ou serviços, responder perguntas e tirar pedidos.
MARKETING DIRETO: utilização de correio, telefone, fax, e-mail ou Internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhe solicitar uma resposta direta.
“O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. As empresas precisam também se comunicar com as atuais e potenciais partes interessadas e com o público em geral. Toda empresa tem inevitavelmente de assumir o papel de comunicadora e promotora. Para muitas empresas o problema não é comunicar, mas o que dizer, para quem dizer e com que freqüência fazê-lo.” - Philip Kotler
4. NEGOCIAÇÃO
 São três os tipos de negociação:
As negociações distributivas: que envolvem apenas uma questão, normalmente relacionada a valores. Como exemplo de sua aplicação pode-se citar a compra ou venda de um carro, em que a única questão a ser negociada é o valor do automóvel. Normalmente essa negociação é conduzida em um ambiente competitivo. Cada parte apresenta uma abertura e planeja-se para não ultrapassar determinado valor limite. Por definição, é sempre ganha-perde.
As negociações integrativas: que envolvem diversas questões. Como exemplo de aplicação pode-se citar a mesma compra ou venda de um carro, mas ao invés de negociar apenas o valor do automóvel, negocia-se também o prazo de pagamento, a inclusão de certos acessórios, a data de entrega, etc. Essa negociação pode ser conduzida tanto em um ambiente competitivo como colaborativo. No ambiente competitivo torna-se mais difícil para as partes alcançarem um bom resultado, devido à omissão ou distorção de informações ou a manobras para adquirir poder de influência. No ambiente colaborativo, em que ambas as partes são mais transparentes na divulgação de seus interesses, limites e prioridades, são criadas as condições ideais para uma solução ganha-ganha.
Na negociação criativa: em que cada parte revela seus interesses, a partir dos quais buscam soluções que sejam capazes de atender a maior quantidade possível de interesses envolvidos. Essa negociação é ideal para encontrar soluções conciliadoras para problemas complexos. Deve ser conduzida em um ambiente colaborativo e emprega largamente os princípios de negociação apresentados por William Ury: foque nas pessoas, não nos problemas; diferencie posições de interesses, etc.
Em negociações complexas, como as conduzidas em projetos ou contratos de grande porte, é comum que o negociador necessite utilizar as técnicas necessárias para conduzir os três tipos de negociação, simultaneamente.
4.1. VARIÁVEIS AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM NA NEGOCIAÇÃO
 A Informação é o conjunto de dados analisados e organizados, sendo útil à tomada de decisão.
O uso da informação dentro do processo de negociação possui como principal objetivo influenciar o comportamento do outro dentro de uma rede de tensão.
É importante que as informações no processo de negociação sejam válidas, quando melhores forem tanto em quantidade quanto em qualidade mais controle o negociador no processo. 
O termo Risco é utilizado em administração, atuária, economia, direito e outras ciências, para designar o resultado objetivo da combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento (aleatório, futuro e que independa da vontade humana) e o impacto resultante caso ele ocorra. Para a ciência atuarial esse conceito pode ser ainda mais específico ao se classificar o risco como uma a probabilidade de ocorrência de um determinado evento que gere prejuízo econômico.
O simples fato de uma atividade existir, abre a possibilidade da ocorrência de eventos ou combinação deles, cujas conseqüências constituem oportunidades para obter vantagens ou então ameaças ao sucesso.
A Análise de Riscos é o processo pelo qual são relacionados os eventos, os impactos e avaliadas as probabilidades destes se concretizarem.
Na área administrativa geralmente se executa uma análise de riscos dentro de organizações que estão planejando ou desenvolvendo projetos específicos ou para negócios, sendo a abordagem de negócios a mais utilizada.
A Concorrência é extremamente importante no processo de negociação , pois muitas vezes estimula o interesse da outra parte envolvida, pode se dizer que a concorrência é uma variável motivadora, aumentando assim o interesse do indivíduo em negociar, comprar ou adquirir algo antes que outro o faça.
O Tempo por sua vez é indispensável no processo de negociação, pois todo processo demanda tempo, é esse tempo precisa ser bem gerenciado para que não haja desperdício, a maneira como se vê e se utiliza o tempo é essencial para o sucesso.
Estes são alguns dos princípios de tempo mais importantes em processo de negociação:
Sempre há um prazo para uma negociação;
As negociações muito rápidas são perigosas;
O melhor tempo de negociação é aquele que maximiza a relação custo beneficio;
O prazo final aumenta a probabilidade de uma decisão;
O tempo investido ema negociação costuma ser inversamente proporcional à sua importância;
A negociação só finaliza após o seu fechamento e a sua avaliação. 
5. CONCLUSÃO
 Após a realização do presente trabalho, observamos quão difícil é solucionar um problema de outro, em contrapartida vimos que na administração há soluções muito boas para vários problemas encontrados nas organizações, é necessário porém, saber usá-los, como e quando usar cada ferramenta e também encontrar pessoas certas para trabalhar no desenvolvimento dessas soluções.
 
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Rampazo, Adriana Vinholi
Pesquisa em Negócios: administração/ Adriana Vinholi Rampazo,Henry TetsujiNonaka.-- São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.
Marques, marcos Roberto
	Fundamentos de Marketing / Marcos Roberto Marques.​
—São Paulo: Pearson Education Brasil, 2013.
Falkowiski, Lissandro de Sousa
	Negociação / Lissandro de Sousa Falkowiski .—São Paulo: Pearson Education Brasil, 2013
Botelho, Joacy Machado
	Metodologia cientifica/Joacy Machado Botelho,Vila Aparecida Gimenes da Cruz. ​– São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
<http://www.eniopadilha.com.br/documentos/levit_1960_miopia%20em%20marketing.pdf>
CHURCHILL JUNIOR, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. SãoPaulo: Saraiva, 2008. 
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2008. 
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administraçãode marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
FALKOWISKI, Lissandro de Souza. Negociação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
<http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/com-novo-ceo-microsoft-tem-que-encarar-mundo-pos-pc>

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes