Buscar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201512925530)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os economistas clássicos destacam-se Adam Smith e David Ricardo. Suas principais contribuições teóricas foram, respectivamente:
		
	 
	Mercado Livre e Vantagens Comparativas
	
	Lei da Oferta e Renda da Terra
	
	Mercado Regulado e Riqueza das Nações
	
	Mercado e Lei da Demanda
	
	Concorrência Perfeita e Monopólio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513538120)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Cada habitante da Grande SP tem até 201 mil litros de água por ano, menos de um décimo dos 2,5 milhões de litros usados como referência pela Organização Mundial da Saúde para regiões autossustentáveis. O Ceará tem 2,2 milhões de litros/ano; a Paraíba, 1,3 milhão de litros/ano e o Rio de Janeiro, 2,18 milhões de litros/ano. Embora haja, hoje, um relativo equilíbrio entre oferta e demanda, trata-se de uma equação frágil, pois uma seca prolongada levará à falta de água, avalia o superintendente de produção da Região Metropolitana da Sabesp, Hélio Castro: É bastante preocupante a situação por causa da baixa disponibilidade. Já trazemos de outra bacia [do Piracicaba] 50% da água. Não tem jeito, dois anos de seca já afetariam [o abastecimento]. Para ele, caso não haja problemas, o sistema atual deve suportar até dez anos. Mas, até lá, teremos disputa pela água com outras regiões. Teremos percalços políticos a enfrentar, diz o superintendente. Castro fala em política, porque já em 2014 a Grande SP terá pela frente uma disputa com a região de Campinas pela água que é importada da bacia do Piracicaba, pois a outorga (espécie de acordo que divide a água do Piracicaba) será renovada e a região de Campinas já convive com escassez que afeta seu crescimento econômico. (http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/2675) A escassez é o problema econômico fundamental. Esse conceito implica que: I. Há sempre mais recursos do que necessidades econômicas a serem satisfeitas por uma coletividade. II. As necessidades humanas são ilimitadas e incapazes de serem atendidas com os poucos recursos comparativos disponíveis pela sociedade para a geração de bens e serviços. III. Há sempre menos recursos disponíveis do que os necessários para o atendimento a alguns, mas não todos, tipos de necessidades humanas. Podemos, então, considerar que:
		
	 
	apenas a II está correta;
	
	todas estão corretas;
	 
	apenas a III está correta;
	
	apenas a I está correta;
	
	todas estão incorretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513545710)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Recentemente, o governo brasileiro sofreu diversas críticas pelo uso de recursos públicos para a construção de obras que sediariam a copa do mundo. Isso porque esta escolha significa menos recursos disponíveis para setores como educação, saúde, saneamento básico etc. Este trade off pode ser represenrado graficamente pela:
		
	
	curva de oferta.
	
	curva de demanda.
	
	curva de custo marginal.
	 
	fronteira de possibilidade de produção.
	
	curva de custo médio.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513246615)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A curva de possibilidade de produção corresponde a uma demonstração:
		
	
	da capacidade de produção de uma economia em determinado ano
	
	da capacidade de produção de um determinado bem
	
	dos investimentos realizados por determinada empresa
	 
	dos limites máximos de produção possível de dois bens
	
	da lucratividade obtida com a produção de um determinado bem
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513404481)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em economia, a curva de possibilidade de produção (CPP), ilustra graficamente a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade. Assim, na função supõe-se a produção de apenas dois bens, sabendo que os fatores de produção já são dados. A Função FPP tem a forma de curva e, ao longo desta, é possível estabelecer diferentes pontos máximos de eficiência produtiva e respectivos trade-offs resultantes do aumento/diminuição da produção de um dos bens expostos. Assinale dentre as opções abaixo qual é a verdadeira:
		
	 
	Devido a inexistência de limitação de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva.
	
	A curva expressa o dilema clássico da economia de que há recursos para se produzir tudo o que se deseja;
	 
	Qualquer ponto no interior da curva representa ineficiência produtiva, pois não se produz na máxima eficiência possível, estabelecida pela fronteira;
	
	A curva representa algumas possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes no mundo;
	
	Qualquer ponto no exterior da curva é considerado como altamente produtivo;

Outros materiais