Buscar

Resumão TEC da construção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO
	A etapa de execução de um canteiro de obra depende de projeto minucioso, no qual a fórmula custo x benefício se faz para o sucesso na execução de um empreendimento. Dentre os custos dos serviços de canteiro de obra, o custo das instalações provisórias pode ser definido como:	custo direto e/ou indireto, conforme contrato de execução da obra;
	A estabilidade da estrutura cristalina para alguns metais e bem como alguns não-metais é influenciado pela temperatura e pressão extena,um exemplo clássico é encontrado no carbono: Grafita estável na temperatura ambiente e o diamante a pressões extremamente elevadas.Qual tipo de fenômeno relaciona.	Alotropia
	A estrutura de madeira de uma cobertura é composta por uma armação principal e outra secundária, também conhecida por trama. A estrutura secundária é constituída por:	ripas, caibros e terças.
	A impermeabilização das coberturas dos prédios torna-se necessária em algumas situações para evitar a infiltração da água para o interior da construção. Embora possa ser considerada atividade simples, seu sucesso é garantido se observadas determinadas especificações e condições durante sua execução. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.	As mantas asfálticas ou elastoméricas são produtos impermeabilizantes recomendados para coberturas não transitáveis ou transitáveis unicamente por pedestres.
	A industria armamentista mundial utiliza o Latão 70-30 para fabricar cartuchos de munição. Esta liga é formada por 70% de Cobre e 30% de Zinco, apresenta em sua microestrutura somente a fase alfa, uma boa resistência mecânica e excelente capacidade de resistir a deformações a frio oriundas de processos de fabricação de embutimento, forjamento, etc. Como a microestrutra deste material fica com os grãos encruados devido ao processo de fabricação a frio, causa o aparecimento de tensões residuais, que podem levar o material a falhar prematuramente.
Pra solucionar este problema, existe a necessidade de se tratar o material termicamente, de tal forma que os grãos sejam recristalizados, sem que as propriedades mecânicas especificadas sejam afetadas.
O gráfico apresentado a seguir representa as fases de tratamento térmico dessa liga em questão, sendo assim podemos concluir que:
	Todas estão corretas
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica
	A madeira é um material de uso constante em edificações. Ela é usada desde o inicio da obra e até o final da obra. O seu uso pode ser temporário ou de forma definitiva. Pode-se citar o uso temporário de madeira nos seguintes elementos construtivos:	Balancins, cimbramentos, fôrmas.
	A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequena entidades repatitivas, chamadas de:	células unitárias
	A qualidade das alvenarias depende, essencialmente, do processo de execução e das características dos materiais empregados. Neste sentido, a norma NBR 15270 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fixa os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos exigíveis no recebimento de blocos cerâmicos de vedação a serem utilizados em obras de alvenaria, com ou sem revestimento. Nesse contexto, analise as asserções a seguir.De acordo com a norma NBR 15270, para certos requisitos como a resistência à compressão e o desvio em relação ao esquadro, são estabelecidos, respectivamente, um valor mínimo e um valor máximo.
Em relação ao índice de absorção d´água dos blocos cerâmicos, são estabelecidos valores mínimo e máximo
PORQUE
os blocos para alvenaria terão que apresentar poder de absorção dentro de uma determinada faixa; se a absorção for muito pequena, não haverá boa penetração dos cristais hidratados do aglomerante nos poros do bloco, prejudicando, portanto, a aderência mecânica. Se, por outro lado, a absorção for muito grande, não haverá água suficiente para a hidratação do aglomerante, prejudicando mais uma vez a aderência. Acerca da relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	A qualidade final das alvenarias depende essencialmente das características dos materiais utilizados e da execução, que deve atender a determinadas especificações. A norma NBR 8545 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece as condições para execução e fiscalização de alvenarias sem função estrutural (ou de vedação), de tijolos ou blocos cerâmicos. Considerando o disposto na referida norma, analise as afirmações abaixo.
I. Os blocos cerâmicos para vedação constituem as alvenarias que não têm a função de resistir a outras cargas verticais, além do peso da alvenaria da qual faz parte. Portanto, esses blocos devem ser assentados com juntas a prumo (juntas verticais contínuas) e sem nenhum reforço adicional. 
II. Nas obras com estrutura de concreto armado, a alvenaria deve ser interrompida abaixo da viga ou laje e o preenchimento desse espaço só deve ser executado após um período mínimo de 7 (sete) dias,garantindo assim um bom travamento entre a parte superior da alvenaria e a estrutura (encunhamento). 
III. Nas obras com estrutura de concreto armado e mais de um pavimento, a alvenaria não precisa ser interrompida abaixo da viga ou laje, e o travamento da alvenaria com a estrutura na parte superior (encunhamento), pode ser feito imediatamente, desde que a alvenaria do pavimento imediatamente acima não tenha sido levantada. IV. A ligação da alvenaria com os pilares de concreto armado pode ser feita com barras de aço, engastadas no pilar e na alvenaria, distribuídas horizontalmente,em alturas adequadas, entre as fiadas.
É correto apenas o que se afirma em
	II e IV.
	A racionalização nas obras de construção civil esta relacionada também à segurança da obra e dos que nela trabalham. Nesse sentido, a Norma Regulamentadora ¿ NR 18 estabelece diretrizes que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho da indústria da construção. Considerando a referida norma, no que tange a escavações, fundações e desmonte de rochas, analise as asserções a seguir.
I. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. Mesmo assim, as escavações com mais de 1,25 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho.
PORQUE
II. Em casos de emergência, as escadas ou as rampas permitem a saída rápida dos trabalhadores. Avaliando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	A resistência aos esforços mecânicos do concreto endurecido não cessa de crescer aos 28 dias. Quanto à composição química, os constituintes diretamente responsáveis pelo crescimento da resistência são:	C3S e C2S;
	A resistência aos esforços mecânicos do concreto endurecido não cessa de crescer aos 28 dias. Quanto à composição química, os constituintes diretamente responsáveis pelo crescimento da resistência são:	SiO2 e CaO;
	A única alternativa que NÃO REPRESENTA corretamente os benefícios que uma estratégia de planejamento e controle de obras bem feita pode proporcionar a uma construtora, é:	Planejar é definir
objetivos ou resultados a serem alcançados, estipulando meios para possibilitar a sua realização. Assim sendo, a construtora que bem se planeja pode garantir o alcance de seus mais ousados objetivos.
	Analise as duas afirmações abaixo e a relação de causa e efeito entre elas. O canteiro precisa ter flexibilidade para alterar sua estrutura conforme a obra evolua e ele (o canteiro) passe por suas fases ¿ canteiro enquanto espaço de produção, canteiro como suporte à produção e canteiro como apoio à administração da obra PORQUE um dos objetivos da organização de um canteiro de obras é propiciar ambiente para a realização das operações produtivas de forma eficiente e segura, conforme o decorrer das etapas.	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	Ao executar o assentamento de placas cerâmicas em paredes internas, devem-se manter espaçamentos ou juntas entre elas, para cumprir as seguintes funções, exceto:	Dificultar a troca das placas cerâmicas.
	As ligas de aço e ferro fundido se diferenciam a partir do teor de carbono, ou seja, quando possuem de 0,008 a 2,11% C são denominadas de aço e quando possuem teores de carbono de 2,11 < %C ≤ 6,7, são denominadas de ferro fundido.
Com relação às ligas de Fe-C, podemos NÃO podemos afirmar:
	Para obtenção do Ferro, utiliza-se o processo eletrolítico, sem necessidade de utilização do calor para extração do mesmo a partir dos óxidos em que ocorre na natureza.
	As técnicas construtivas visam propiciar qualidade e durabilidade às construções, sendo fundamental o conhecimento dos procedimentos de construção. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.	A A não-utilização de vergas e contravergas nas aberturas, ou a sua utilização deficiente, contribui para o surgimento de fissuras nas alvenarias.
	Com relação a equipamentos para execução de obras civis, julgue os itens abaixo	( V) A grua é um equipamento para o transporte de materiais no canteiro de obras. (V) O elevador para transporte de materiais deve possuir trava de segurança para mantê-lo parado em suspensão, além de freio do motor. (F) No canteiro de obras, a betoneira deve estar localizada sob a área de projeção da construção, para minimizar a distância de transporte. (F) Em trabalhos de demolição, a plataforma de retenção de entulho (chama-lixo) deve ser instalada na horizontal, sob o pavimento onde está sendo executada a demolição e com balanço mínimo de 0,5 m. ( F) O duto utilizado para o despejo de entulho de demolição em estruturas altas deve ser posicionado externamente à construção, ao longo da sua altura, e fixado a ela apenas no seu ponto mais alto, para minimizar solicitações indesejadas sobre a estrutura.
	Com relação às normas regulamentadoras de segurança do trabalho, assinale a opção correta.	A comissão interna de prevenção de acidentes é composta por representantes do empregador e dos empregados.
	Considerando a célula unitária abaixo, se as esferas apresentam raio de 0,15 nm, qual o seu fator de empacotamento atômico? (Dado: VE= 1,33πR3).	38%
	construção de um edifício é tarefa complexa, feita em etapas. A boa execução de cada uma dessas etapas, com o acompanhamento objetivo por parte da fiscalização, permite que se tenha uma edificação que atenda aos critérios de segurança e de utilização. Para tanto, cuidados especiais devem ser tomados na execução das tarefas que compõem cada uma das etapas, havendo um conjunto de procedimentos previstos na literatura técnica para orientar tanto a execução quanto o acompanhamento. Com relação a edificação e seus cuidados, assinale a alternativa correta.	No recebimento de concreto usinado, o critério de aceitação do mesmo baseia-se no ensaio de abatimento, mas há necessidade também de moldagem de corpos-de-prova para ensaio de resistência.
	Em relação as seguintes afirmações feitas sobre os materiais metálicos: I) Os aços inoxidáveis são ligas que apresentam grande resistência a corrosão em uma grande variedade de ambientes; II) As propriedades anti-corrosivas dos aços inox são melhoradas com a adição de elementos de liga, o que também eleva o custo do material; III) As ligas leves além de apresentar elevada resistência a corrosão em diversos ambientes agressivos, também apresentam boa resistência mecânica específica, IV) Os aços ferramentas são ¿ligas de alto carbono¿ com outros elementos de liga, apresentando elevada resistência mecânica e elevada ductilidade.	Apenas I, II e III estão corretas.
	Em uma edificação, os sistemas estruturais são responsáveis pela estabilidade e garantia de segurança da obra. Concepções diversas são utilizadas no projeto estrutural, com emprego de diferentes materiais. Com referência a sistemas estruturais,
julgue os itens a seguir.
	(F) A solução estrutural de laje contínua com viga intermediária exige armadura negativa.
(V) No concreto armado, a corrosão da armadura é influenciada pela erupção do concreto devido ao ataque de sulfatos.
(F) Os pilares em concreto armado estão livres da flambagem.
(F) Em uma tesoura de madeira, com função estrutural para suportar o telhado de uma edificação, não são admitidas emendas trabalhando sob compreensão.
(V) O emprego de lajes moldadas in loco é recomendável quando o projeto prevê lajes apoiadas.
	Entre as diversas possibilidades de ligas de cobre, podem-se citar as denominadas ligas nobres, que são ligas de cobre com baixíssimo teores de outros elementos; neste tipo de liga, os teores de todos os elementos de liga somados não ultrapassam 2%.
A função desses elementos, como o cádmio e o cromo, é aumentar a resistência mecânica do cobre sem reduzir muito sua condutividade elétrica. Em alguns casos, são necessários tratamentos térmicos para aumentar a resistência mecânica dos cobres ligados.
Com relação às características das ligas de cobre, de uma forma geral podemos afirmar com EXCEÇÂO de:
	Possuem ponto de fusão elevado
	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são utilizados para segurança dos trabalhadores enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade. São exemplos de EPC, exceto:	Andaime.
	Existem diversas possibilidades de ligas de cobre, entre as quais as denominadas ligas nobres, que são ligas de cobre com baixíssimos teores de outros elementos; não ultrapassando 2%. Neste tipo de liga, discorra sobre a atuação de elementos como o Cádmio e o Cromo nas propriedades físicas da liga.	Muitas vezes apresentam uma melhor relação Resistência mecânica/peso e no que se refere às ligas de Alumínio, oferecem maior resistência a corrosão.
	Julgue os itens seguintes, relativos a materiais de proteção e acabamento de superfícies.	(F) Os esmaltes são obtidos a partir da mistura de pigmentos aos vernizes e lacas, resultando uma tinta caracterizada por formar uma película excepcionalmente lisa.E
(F) Peças metálicas, após a limpeza, devem receber a seguinte seqüência de demãos: fundo antióxido, fundo mate, emassado e, finalmente, selador.E
(F) Aparelhar a base de uma superfície significa mudar as suas condições, visando aumentar a sua rugosidade.
(V) Como emassado, fecham-se rachaduras e buracos menores que ficam na superfície e que só aparecem após a demão do selador.
(V) O selador é uma solução química que visa reduzir e uniformizar a absorção inútil e excessiva da superfície.
	Leia as afirmativas a seguir.
I. Concreto é uma mistura de cimento, água e materiais inertes que, empregado
em estado plástico, endurece com o passar do tempo, devido à hidratação do cimento, isto é, sua combinação química com a água.
PORQUE
II. Quando o concreto é convenientemente tratado, seu endurecimento, continua a desenvolver-se durante muito tempo após haver adquirido a resistência suficiente para a obra e torna-se mais forte ao invés de enfraquecer. Esse aumento contínuo da resistência é qualidade peculiar do concreto que o distingue dos demais materiais de construção.
Após analisar a relação entre ambas as frases, assinale a opção CORRETA:	Se as duas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira
	Leia as afirmativas a seguir: I. O aditivo não tem por função corrigir as deficiências que por ventura um concreto tenha, como um mal proporcionamento, um mal adensamento e, de um modo geral, uma má fabricação do concreto. PORQUE II. Assim, caso haja uma determinada dificuldade técnica procura-se ver qual o aditivo que pode ser usado para superá-Ia. Após analisar a relação entre ambas as frases, assinale a opção CORRETA:	Se a primeira é falsa, a segunda é verdadeira
	Materiais que apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado),quantos átomos existem na sua célula unitária?	2
	Muitos são os equipamentos que são usados numa obra em construção. Um deles, os vibradores de imersão são equipamentos utilizados para melhorar o enchimento das formas e facilitar a penetração do concreto em todos os vãos. Durante a operação deste equipamento é recomendado:	Não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma.
	Na confecção da coberta temos que levar em consideração a inclinação e o tipo de telhas usada no telhado. Os furos para passagem dos parafusos nas telhas onduladas de fibrocimento para fixa-las utilizadas em coberturas, para evitar a infiltração de água, terão de ser feitos:	Na parte alta das ondas.
	Na execução de uma estaca escavada do tipo diafragma, a fim de garantir o bom funcionamento da lama
bentonítica na estabilização de paredes, o nível de lama na escavação:	deve ser mantido acima do nível da água do terreno no mínimo duas vezes a largura da estaca,
respeitando o mínimo de dois metros.
	Na fiscalização da execução das instalações de água fria e quente de um edifício devem ser examinados, entre outros pontos,
I a data e a hora da interrupção do abastecimento de água da rede pública para a montagem do colar que viabilizará a instalação do registro de derivação a partir do qual será ligado o ramal predial. 
II a associação em série de turbobombas para que a água necessária aos diversos serviços da obra atinja os primeiros andares da edificação e a associação em paralelo dessas turbobombas para a vazão alcançar alturas manométricas maiores. 
III a correta instalação do barrilete para que seja minimizado o número de ligações aos reservatórios superiores e reservado volume de água destinado ao combate a incêndio. 
IV o resultado positivo no teste de estanqueidade da instalação de água fria submetida a pressão 50% superior à pressão estática máxima.
Estão certos apenas os itens
	III e IV.
	Na realização de uma pintura nova em uma residência foi esperado o tempo de 28 dias de cura do reboco. Marque a resposta correta referente as fases de pintura na área interna da residência	D) Selador acrílico/massa pva/tinta acrílica
	Necessita-se selecionar um material para desenvolver uma determinada peça. Essa peça não pode apresentar deformação plástica quando sujeito a uma tensão de 300 MPa e necessita apresentar uma ductilidade de pelo menos 30% para que possa desempenhar sua função perfeitamente. Dentre os materiais disponíveis para se utilizar temos: um aço baixo carbono, uma liga de alumínio, uma liga de cobre e um aço inox. Para saber qual desses materiais atende a condição imposta, foram realizados ensaios de resistência mecânica. Nos ensaiosforam utilizados corpos-de-prova de comprimento inicial de 90 mm. O comprimento final de cada uma das amostras é apresentado na tabela abaixo, assim como a tensão de escoamento. Com base nos resultados, qual (is) desses materiais é (são) indicado (s) para se fabricar essa peça?	Liga de cobre apenas.
	Nos locais confinados e onde são executadas pinturas, aplicação de laminados, pisos, papéis de paredes e similares, com emprego de cola, bem como nos locais de manipulação e emprego de tintas e solventes e outras substâncias combustíveis, inflamáveis ou explosivas, devem ser tomadas uma das seguintes medidas:	utilizar obrigatoriamente lâmpadas e luminárias à prova de explosão.
	O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
	Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de:	advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes móveis das máquinas e equipamentos.
	O concreto deve ser protegido durante o processo de endurecimento (ganho de resistência) contra secagem rápida, mudanças bruscas de temperatura, excesso de água, incidência de raios solares, agentes químicos, vibração e choques. Para isso, entre os métodos mais comuns utilizados durante o processo de cura do concreto, incluem-se
 I. manter uma lâmina de água sobre a superfície de concreto moldada. 
 II. molhar continuamente a superfície concretada, no mínimo 3 dias após a moldagem da peça. 
III. utilizar produtos apropriados para produzir uma película impermeável na superficie concretada. 
IV. cobrir com serragem seca a superfície concretada, para absorver rapidamente a umidade do material e promover a sua proteção contra os raios solares. 
V. posicionar uma lona a certa altura da superfície concretada, para protegê-la da incidência de raios solares e induzir fluxo de ar para acelerar a pega do concreto.
É correto apenas o que se afirma em
	I, II e III.
	O controle de qualidade das diversas etapas do processo construtivo é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade das edificações. Nesse sentido, com relação aos materiais de construção, é importante realizar verificação visual e ensaios experimentais, como forma de garantia das propriedades exigidas. A verificação visual, dada a facilidade de execução, é a mais comum e engloba as seguintes atividades: contagem, verificação de cor, data de fabricação e validade, homogeneidade e outras características superficiais. Considerando a verificação visual de alguns materiais de construção, analise as afirmações que se seguem.
I. As barras de aço para a estrutura de concreto armado, quando verificada a existência de oxidação em excesso, ocasionando redução da sua bitola original, não são liberadas para a produção, devendo ser devolvidas ao fornecedor para reposição.
II. A coloração do agregado miúdo (areia) deveser inspecionada, em cada caminhão, por meio de comparação com mostruário criado na obra, utilizando-se amostras retiradas de entregas anteriores. As areias de coloração muito escura podem indicar contaminação com matéria orgânica. A quantidade do material deve ser conferida, por meio de cubagem da caçamba do caminhão.
III. As argamassas industrializadas para revestimentos e assentamentos devem ser verificadas de modo a evitar sacos úmidos, rasgados, furados e com argamassa empedrada. Os sacos que apresentarem
algum desses problemas devem ser separados e identificados para imediata utilização. A quantidade do material deve ser conferida por meio da pesagem dos sacos.
IV. Em relação às telhas cerâmicas, deve-se verificar a existência de peças trincadas, irregulares, empenadas ou furadas. As peças que apresentarem algum desses defeitos não devem ser liberadas para produção. A quantidade de peças por tipo deve ser conferida por meio da contagem.
É correto apenas o que se afirma em
	 I, II e IV.
	O fluxo de materiais no canteiro de obras abrange as etapas de recebimento, estocagem e transporte de insumos, produção, estocagem e transporte de componentes até os locais de aplicação. Para que o fluxo seja otimizado, é necessário: I. empilhar os materiais diretamente sobre o piso para evitar o seu tombamento. II. utilizar o caminho mais direto possível para o transporte dos materiais. III. entregar todos os materiais diretamente no local de sua aplicação. IV. garantir amplo espaço de circulação em torno da área de estoque. É correto apenas o que se afirma em:	II e IV
	O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.	8
	O que é limite de escoamento?	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	Os canteiros de obras devem dispor obrigatoriamente de:	instalações sanitárias.
	Os diagramas de fase ou diagramas de equilíbrio indicam as fases que se encontram em equilíbrio em função da temperatura, pressão e composição da substância considerada.
Sabe-se que em países frios, existe a prática de se misturar salmoura a água para que a mistura gelo+sal se torne líquida a temperatura ambiente.
Considerando o diagrama a seguir, que mostra o sistema água + salmoura + gelo e que a temperatura ambiente é de -10oC, indique a quantidade de sal a ser jogada na rua para que não haja gelo
	Solução entre 15% e 25% de NaCl.
	Os serviços preliminares são aqueles considerados como se fossem serviços de apoio à execução do serviço principal. São atividades que fazem parte dos serviços preliminares de obras, exceto:	Serviços de impermeabilização.
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos?	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	Qual das situações abaixo mostra a influência dos agregados na qualidade dos concretos?	A distribuição granulométrica dos agregados influencia na trabalhabilidade do concreto fresco. Agregados muito finos, por exemplo, necessitam de mais água de amassamento para atingir a trabalhabilidade desejada e, a fim de manter o fator água-cimento, exigem o acréscimo de cimento, encarecendo o custo final do produto.
	Quando do recebimento de um lote de concreto usinado, o tempo máximo permitido para o seu lançamento e adensamento, sem o emprego de aditivos,	é limitado pelo início da pega do concreto.
	Relacione as aplicações listadas abaixo com a utilização do tipo de cimento mais adequado, dentre os 5 apresentados:
1. Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
2. Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
3. Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
4. Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
5. Cimento Portland Branco (CPB)
Preencha as lacunas de acordo com a utilização adequada para cada tipo de cimento
( ) blocos para alvenaria e pavimentação, elementos pré-moldados e pré-fabricados.
( ) peças de grande massa.
( ) para fins arquitetônicos.
( ) estações de tratamento de água e esgotos, obras subterrâneas e marítimas.
( ) obras expostas à ação de água corrente e em ambientes agressivos.
Escolha, dentre as opções abaixo, a que melhor se enquadra.
	2-4-5-3-1
	Revestimento, piso e pintura são executados na etapa final de uma edificação. Esses componentes têm grande influência não só no aspecto estético da obra, mas por garantirem a sua funcionalidade. Acerca desses componentes,
 julgue os itens a seguir.
	(F) O emboço, ou revestimento fino, serve de acabamento para a alvenaria.
(V) Para o revestimento de um painel, utilizam-se guias verticais para referência de prumo e alinhamento.
(V) Na preparação de superfícies para pintura, é usual o emassamento de esquadrias de madeira e paredes de alvenaria.
(V) A argamassa de cal e areia têm grande aplicação para revestimento.
(V) No pavimento térreo, emprega-se concreto magro para preparação da camada de base para assentamento de piso.
	Sabe-se que fundação é o elemento da estrutura encarregado de transmitir as cargas da estrutura para a camada resistente do solo Com relação a este assunto julgue os itens a seguir como verdadeiro ou falso e assinale a resposta certa. I. Na execução de tubulões a céu aberto, a exigência de escoramento (encamisamento) fica a critério do engenheiro especializado em fundações ou solo, considerados os requisitos de segurança. II. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a não devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. III. As fundações classificam-se em diretas (profundas) e indiretas (superficiais ou rasas). IV. A escavação de tubulões a céu aberto, alargamento ou abertura manual de base e execução de taludes, deve ser seguida de sondagem ou de estudo geotécnico local. V. Um bloco de fundação é um tipo de fundação profunda.	V, F, F, F, F
	São elementos estruturais de fundação que transmitem a carga ao solo resistente por compressão, através da escavação de um fuste cilíndrico e uma base alargada tronco-cônica a uma profundidade igual ou maior do que três vezes o seu diâmetro. O enunciado define que tipo de fundação	Fundação tipo Tubulão
	Se o raio atômico do alumínio é 0,143 nm, os volumes de sua célula unitária nas estruturas CCC e CFC são respectivamente:	0,036 nm e 0,066 nm.
	Toda obra tem fases específicas que devem ser seguidas para o bom andamento da mesma. O instrumento utilizado para acompanhar a execução de uma obra, no que diz respeito ao cumprimento dos prazos estabelecidos é o(a):	Cronograma físico-financeiro.
	Um projeto completo de uma obra de vulto, pode ser caracterizado por fases que se sobrepõem e que são normalmente interdependentes, definidas como:	viabilidade técnico-econômica, implementação, pré-operação, operação e desmobilização
	Uma obra organizada e bem planejada deve ter seu canteiro projetado de forma que sejam previstas áreas de vivência que garantam condições adequadas ao trabalho na indústria da construção. Para tanto, deve ser observado o estabelecido na Norma Regulamentadora NR-18, do Ministério do Trabalho e Emprego. Dentre as situações apresentadas, qual a que está de acordo com essa norma?	Todo canteiro de obra deve possuir vestiário para troca de roupa dos trabalhadores que não residem na obra e, no caso de haver alojados, possuir áreas específicas para alojamento, lavanderia e lazer.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais